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Jorge Costa e Cláudia Tomé foram os grandes vencedores do University Fashion 2012



Os grandes vencedores
da edição deste ano, Jorge Costa (18 anos) e Cláudia Tomé (19 anos) tiveram
direito a um
pack de tratamento
corporal para cada um, a possibilidade de ser agenciados na DLX Models e ainda
a oportunidade de trabalhar durante um ano com diferentes lojas/marcas
intervenientes tais como a Boneca, Skills, Sucre et Sel, Fred Perry e Valdemar.
Para a vencedora, que estuda no segundo ano do curso de Sociologia, conseguir a
vitória foi “muito bom e gratificante” e realça que o mais importante, “apesar
de parecer cliché”, foi os momentos que passou com todos os participantes,
considerando que estão todos de parabéns e em especial o Jorge Costa que na sua
opinião foi o “justo merecedor”. Com um interesse pelo mundo da moda que já vem
de trás e com vontade de ter alguma saída neste ramo, para o manequim premiado
a vitória “teve um significado especial” e explica: “foram os meus doutores que
me inscreveram e quando aceitei ir foi para me divertir, para ter uma nova
experiência, nunca pensei ganhar”. Felicitando igualmente os restantes
participantes e o trabalho de Sofia Almeida, a responsável pelo evento, dá
também os parabéns a Cláudia Tomé que “mereceu ter ganho”, não deixando ainda
de agradecer a quem o apoiou desde o início.

Na passarela
desfilaram 16 manequins, os finalistas de um total com 80 candidatos,
aproximadamente. Estes jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 23
anos, passaram nos quatro castings organizados
entre junho e novembro e puderam participar em algumas atividades preparatórias
para a gala final, como por exemplo, uma sessão fotográfica coordenada pelo
designer Ricardo Andrez.


Com o objetivo de
abranger “peças para todas as idades e gostos” o Departamento Saídas
Profissionais e Empreendedorismo da AAUM, responsável pela organização do
desfile, preocupou-se em integrar marcas completamente distintas como: SMK,
Elsa Barreto e Fred Perry, entre outras, e ainda as roupas da autoria dos
alunos de Design e Marketing de Moda. Algumas das peças que se fizeram desfilar
no corpo dos manequins eram “completamente originais” e “exclusivas”, como foi
o caso da coleção de Gabriela de Azevedo, consultora de imagem e proprietária
da loja Boneca.

A organização do
evento, na opinião de Elsa Barreto esteve “fantástica”. O único senão foi o
facto de estar “muito frio”, afirma. De resto, considerou que os manequins “estavam
muito bem, desde o cabelo, a maquilhagem…”, acrescentado que “lá dentro [nos
bastidores] estavam muito bem coordenados entre eles”não lhe tendo dado
trabalho nenhum.

Atentos à
irreverência, ao à vontade, à capacidade de encarnar cada coordenação e à
evolução dos jovens ao longo dos castings,
os elementos do júri avaliaram as performances de cada candidato. No banco dos
jurados tiveram assento: dirigentes da AAUM, responsáveis pela direção do curso
de DMM, alguns lojistas, estilistas, patrocinadores do evento, bem como antigos
vencedores do University Fashion.  


Para Sofia Almeida, Diretora
do Departamento Saídas Profissionais e Empreendedorismo e responsável pelo
University Fashion, o balanço é “extremamente positivo” e a produção foi “fora
de série”. Para Sofia, a associação com a Capital Europeia da Cultura permitiu
uma aproximação entre o projeto, os estudantes e a comunidade local e acima de
tudo, constitui-se como prova de que a AAUM “é capaz de realizar eventos de
elevada qualidade e com um forte impacto na comunidade. Do feedback que recebeu dos aderecistas e
manequins salientou-se o “profissionalismo” e o “grau de exigência” da
experiência.

Este ano, o tema do
desfile foi o “Efeito Borboleta” onde “com um bater de asas tudo pode mudar”.
Trata-se de uma convicção por parte da AAUM de que a participação no University
Fashion traz potencialmente novas oportunidades, numa experiência que os participantes “provavelmente nunca teriam tido antes”, afirma a responsável pelo desfile.

Texto e Fotografia: Amália Carvalho


(Pub. Nov/2012)

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