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No
passado dia 26 de Janeiro disputou-se, no kartódromo de Oiã, a 11ª edição da
TIT. O campeonato de karting da Universidade do Minho (UMKarting) fez-se
representar com Reinaldo Fonseca, João Moreira, Vítor Fernandes, Pedro Barros,
Marco Ivan e Luís Cunha (ver fotografia).
O
modelo da prova deste ano foi o seguinte: quatro mangas de apuramento, com 15
pilotos cada, duas corridas de repescagem, três meias-finais, uma final B e uma
final A.
Em
cada uma das quatro mangas de apuramento, os oito primeiros classificados tiveram
acesso às meias-finais. Todos os pilotos UMKarting conseguiram o acesso
directo, tendo Pedro Barros e João Moreira vencido as mangas em que
participaram.
Nas
meias finais os pilotos classificados entre o 1º e 5º lugares tinham acesso à
Final A e os classificados entre o 6º e 10º tinham acesso à final B.
Na
1ª meia-final estava Reinaldo Fonseca que partindo do 5º lugar faz um arranque
espectacular e no final da 1ª volta já
era líder, lugar que manteve até à bandeira de xadrez.
Na
2ª meia-final participavam três pilotos: Pedro Barros, Luís Cunha e Vítor
Fernandes. Pedro Barros foi o mais azarado. Apesar de partir da pole-position,
a embraiagem do seu kart não colaborou e impediu o seu apuramento para qualquer
da finais. Vitor Fernandes partiu da cauda do pelotão, mas conseguiu atingir o
9º lugar e o acesso à Final B. Luís Cunha partiu do meio da grelha, fez um bom
arranque, passando no final da primeira volta em 6º lugar. Até ao final da
corrida conseguiu ganhar dois lugares e garantir a presença na Final A.
Na
3ª meia-final a UMKARTING participaram João Moreira e Marco Ivan. João Moreira
partiu da pole e liderou até 3 voltas do
final, mas teve de se contentar com o 2º lugar e portanto lugar assegurado na
final A. Marco Ivan saiu da 11ª posição, conseguiu alcançar o 8º lugar e com
isso garantir a presença na FINAL B.
Para
a FINAL B, quer o Marco Ivan quer o Vitor Fernandes partiam na cauda do
pelotão, condicionando logo aí uma melhor prestação. No entanto com uma prova
sem erros e lutando até ao fim conseguiram defendera UMKARTING e conquistar os
pontos necessários para a boa classificação final.
Na
FINAL A a grelha de partida ditava a Pole para Reinaldo Fonseca, 7º lugar para
João Moreira e 14º lugar para Luís Cunha. A partida para a Final A foi dada já
de noite e com fraca visibilidade apesar da iluminação existente no kartódromo.
À passagem da 5ª volta e quando continuava na liderança, dá-se o azar do dia
para Reinaldo Fonseca. Numa das zonas mais escuras da pista, com uma curva
muito rápida para a esquerda, um piloto despistou-se fazendo que fosse derramada
água na pista. Na volta seguinte, Reinaldo Fonseca, sendo o comandante da
prova, foi o primeiro a chegar à zona com água e o kart foi projectado de
frente o que levou a uma saída de pista, sem consequências para o piloto a não
ser a desistência. João Moreira teve um mau arranque, devido a problemas de
embraiagem, mas fez uma corrida de trás para a frente, alcançando o 7º lugar.
Luís Cunha debateu-se com um kart em que o motor falhava em determinadas zonas
da pista, simplesmente tentou levar o kart até ao final da corrida para somar a
maior quantidade de pontos possível. Atingiu o 12º lugar final.
Apesar
de ambas as finais não terem corrido particularmente bem, com a pontuação
conseguida até então, dificilmente a UMKarting deixaria de conquistar o título.
A domínio foi tão evidente que a maior diferença pontual, entre os 10 troféus representados,
foi entre os vencedores e os segundos classificados.
A
classificação final desta edição da Taça-Intertroféus está discriminada na
tabela seguinte:
Classificação |
Troféu |
Pontuação |
1º |
UMKarting |
250 |
2º |
MCK |
219 |
3º |
Indoor |
218 |
4º |
Millenium |
211 |
5º |
Ormei |
191 |
6º |
Cavaleiros |
191 |
7º |
RedLine |
178 |
8º |
Santander-Totta |
174 |
9º |
KartKup |
164 |
10º |
Liga |
149 |
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