“
“A Azeituna na Sé” reuniu em palco aproximadamente 50 azeitunos de diferentes gerações, inclusive grande parte dos fundadores, para tocar um reportório composto por 21 músicas alinhadas em quatro grandes temas: “Origem”, ?Matrimónio”, “Paz” e “Futuro”. O início foi marcado pela entrada dos filhos de alguns azeitunos que ao som do instrumental Amazing Grace, ofereceram rosas brancas às suas mães.
O concerto foi gravado ao vivo para posterior gravação em CD, com um reportório diferente do habitual que resulta de vários anos de atuações em cerimónias religiosas. O espetáculo contou ainda com a atuação da Gatuna, da cantora Raquel Teixeira, do grupo Origem Tradiciona e Arrefole, dos escuteiros do Agrupamento 233 e ainda três instrumentistas convidados, nomeadamente, Carla Vieira no Clarinete, Rui Martins no órgão e Maria João no violino.
Dada a dimensão do espaço, o público pôde também acompanhar o espetáculo através de duas grandes telas onde o concerto estava a ser projetado em direto, para além de lhes ter sido entregue o cancioneiro com o reportório completo.
A tuna terminou o concerto dirigindo-se à saída e cantando pela Sé “20 anos é muito tempo, muitos dias, muitas horas a cantar”, continuando a festa lá fora.
Texto e Fotografia: Amália Carvalho
(Pub. Mai/2013)
“