“
Destacam-se a Perturbação de Pânico, a Agorafobia, a Perturbação de Ansiedade Generalizada, a Fobia Social, a Perturbação Obsessivo-Compulsiva e a Depressão. Inicialmente, está prevista uma avaliação psicológica para garantir a compreensão da problemática apresentada, e após análise do caso e cumprindo o diagnóstico de perturbação emocional, é proposta uma intervenção baseada no Modelo Transdiagnóstico para as Perturbações Emocionais de David Barlow (2010).
Este modelo de intervenção foi testado nos Estados Unidos, com uma taxa de melhoria de 73%, e desenvolve-se ao longo de 16 a 20 sessões, semanais. Paralelamente, será feita uma articulação direta entre a prática clínica e a investigação, com o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho. APsi ? é uma associação de prestação de serviços de Psicologia à comunidade em geral, em interligação estreita com a Universidade do Minho, entidade de caráter científico-tecnológico e formativo de profissionais altamente especializados, e com as Câmaras Municipais de Braga e de Guimarães, dada a sua proximidade com a comunidade local.
Os profissionais colaboradores da APsi integram os docentes da Escola de Psicologia e outros colaboradores da Escola, habilitados para o exercício da prática profissional, segundo a Ordem dos Psicólogos Portugueses. Estes integram um sistema de supervisão praticado pelos respetivos coordenadores das unidades, que compõem a estrutura funcional da associação, através de formação e reuniões de grupo sobre os serviços e práticas em vigor na Associação, em conformidade com os princípios ético-deontológicos da prática psicológica de acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses e da Universidade do Minho, enquanto instituição de acolhimento.
Fonte: Escola de Psicologia
(Pub. Out/2016)
“