50 anos da UMinho reeditou "Estafeta da Amizade"
A prova desportiva aconteceu no passado dia 21 de abril e celebrou a união das cidades de Guimarães e Braga e os 50 anos da UMinho.
A Universidade do Minho (UMinho), em parceria com os municípios de Braga e Guimarães, realizaram, mais uma vez, a Estafeta da Amizade, uma prova de atletismo que uniu o campus universitário de Azurém (Guimarães) ao campus universitário de Gualtar (Braga). Além desta, a comunidade académica foi convidada a fazer uma caminhada de 4 km. As iniciativas tiveram como ?chapéu? a promoção da amizade e estiveram integradas no programa oficial das comemorações dos 50 anos da UMinho.
A Estafeta da Amizade, uma prova da autoria da UMinho e das duas Autarquias, começou às 09h30 no Campus de Azurém e terminou no Campus de Gualtar, o tiro de partida foi dado por Nelson Felgueiras, vereador da CM Guimarães. Esta prova de atletismo tem já alguma tradição, a primeira edição foi em 2016, interrompida após COVID, mas que as comemorações dos 50 anos da UMinho vieram recuperar. A edição de 2024 foi um verdadeiro sucesso com 155 equipas a competir num percurso de 24 km. Formadas por quatro atletas, foram passando o testemunho a cada 6 km.
A Caminhada da Amizade partiu às 10h00 do Estádio 1.º de maio, foram aproximadamente quatro centenas de pessoas que percorreram os 4 km até ao Campus de Gualtar.
As duas iniciativas contaram com quase 1000 participantes, uma verdadeira jornada de amizade marcada por uma manhã incrível, recheada de alegria, saúde, exercício físico, boa disposição e boa forma física.
A iniciativa visou, como referiu o vereador da C.M. Guimarães, ?celebrar a união que existe entre os dois territórios à volta de uma instituição que tem cá uma presença muito forte. A UMinho faz 50 anos e, portanto, através do desporto é uma boa forma de celebrarmos esta união?.
Bob, Esparguete e Cia foi a equipa vencedora
Com vantagem sobre os adversários, os Bob, Esparguete e Cia (Filomena Costa, Flávio Gonçalves, Marco Pinto, Paulo Morais) foram a primeira equipa a chegar à meta com 01:27:19, tornando-se assim a equipa vencedora, na segunda posição ficaram os Guimarães 1 (Ricardo Ribas, Dulce Felix, Marisa Fernandes e Nelson Felgueiras) com o tempo 01:35:54, seguindo-se dos GD Goma (Adelino Soutinho, Emanuel Matos, Luís Silva, Rui Barbosa) que completaram o tempo em 01:38:06.
A cerimónia protocolar iniciou-se com Jorge Teixeira, diretor da Runporto a entregar as lembranças da prova ao reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, ao vereador da CM Guimarães, Nelson Felgueiras e à vice-presidente da CM de Braga, Sameiro Araújo.
Em seguida, em representação da UMinho e das Autarquias, Rui Vieira de Castro, Sameiro Araújo e Nelson Felgueiras entregaram os prémios às dez primeiras equipas, que subiram ao pódio para os receber.
Sameiro Araújo viu com satisfação ser retomada a prova que ?une duas cidades e todo um território através do desporto?, assinalando que ?felizmente que os 50 anos da UMinho vieram reeditar esta estafeta?. A vice-presidente da CM de Braga realçou ainda que ?correu muito bem, estamos todos muito felizes, muita participação, muita animação, foi um dia espetacular, não podíamos pedir mais,? patenteou.
Para o reitor da Universidade, ?a UMinho é conhecida por ter excelente desempenho no desporto universitário, seja no plano nacional, seja no plano europeu. Portanto, encontrar uma forma que vinculasse as celebrações a esta dimensão da nossa atividade era essencial?, disse. Justificando que tendo a UMinho dois campi universitários, em Guimarães e Braga, ?a melhor forma de unir os dois foi a realização desta estafeta que envolveu gente de dentro da Universidade e de fora da Universidade, e isso também nos deixa muito satisfeitos?, afirmou.
Texto: Ana Marques
Foto: Nuno Gonçalves e Runporto