"Reunião de Condomínio" nas Residências Universitárias promove partilha e bem-estar
Bruno Lemos ⠿ 19-03-2026 17:00
Os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) promoveram, no passado dia 9 de março, a primeira edição da iniciativa “Reunião de Condomínio”, que decorreu em simultâneo nas quatro residências universitárias, entre as 18h e as 20h.
Dinamizada pelas psicólogas dos SASUM, esta sessão teve como principal objetivo criar um espaço de diálogo e partilha entre os estudantes residentes, incentivando a reflexão sobre os desafios do dia a dia, bem como promovendo a convivência e o fortalecimento da comunidade académica.
A edição inaugural teve como tema os relacionamentos sociais, abordando questões relacionadas com amizade, amor e afetos. A partir da desconstrução de alguns mitos, os participantes foram convidados a refletir sobre a importância de relações mais saudáveis, contribuindo para a prevenção de conflitos, a redução de situações de risco e a promoção do bem-estar emocional e de uma comunicação mais eficaz.
Para Carlos Almeida, Diretor do Departamento Social dos SASUM, esta primeira sessão representa o início de um caminho que se pretende consolidar: “A primeira reunião representou o arranque de uma iniciativa que pretendemos afirmar como um hábito na vivência dos estudantes nas residências universitárias. Partimos para estas reuniões de condomínio com o objetivo de trazer os estudantes para os espaços comuns das residências, para conversarem e partilharem ideias, preocupações e experiências.”
Apesar da avaliação positiva desta primeira edição, o responsável sublinha que ainda há margem para crescimento: “Julgo que a primeira edição foi positiva, porém estou ciente de que há um caminho de aproximação para percorrer e muito mais para fazer, e que isso depende muito da participação dos residentes nestes momentos.”
Os SASUM pretendem dar continuidade a esta iniciativa com reuniões mensais, procurando temas relevantes e apelativos para os estudantes, mas também incentivando a sua participação ativa na definição dos conteúdos: “Procuramos que os temas das conversas sejam apelativos e motivem o interesse dos estudantes, mas também deixamos o desafio para que nos proponham assuntos que gostariam de abordar.”
O objetivo passa por reforçar o envolvimento e a proximidade entre residentes, promovendo um ambiente mais colaborativo e saudável nas residências universitárias: “No fundo, esperamos que as edições seguintes possam ter maior participação e envolvimento, promovendo uma relação de ainda maior proximidade e colaboração entre residentes.”
Com esta iniciativa, os SASUM reforçam o seu compromisso com o bem-estar integral dos estudantes, valorizando não só o apoio social, mas também a promoção da saúde mental e das relações interpessoais.
Atualizado a 19-03-2026 17:00
