
140 docentes participaram em 4 retiros EPIC de planeamento de inovação pedagógica
GCI ⠿ 17-07-2025 12:00
Consórcio EPIC juntou participantes de seis instituições de ensino superior.
Durante os dias 14 e 15 de julho, a UMinho e a UBI acolheram os retiros de formação pedagógica do Consórcio Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação (EPIC). Em cada instituição, estiveram presentes 70 docentes, participantes e facilitadores, de todas as instituições que compõem este consórcio, que trabalharam o apoio ao processo de elaboração e implementação da transformação ao longo do semestre.
Na UMinho, os participantes do Percurso +Plural e +Rede trabalharam e apresentaram em projetos personalizados de transformação pedagógica a implementar no primeiro semestre do ano letivo 2025/2026. Estes percursos, dirigidos a docentes das Instituições de Ensino Superior do consórcio EPIC, têm como objetivo apoiar o desenho e implementação de projetos de transformação pedagógica de unidades curriculares, alinhados com temáticas específicas: inovação digital, inclusão, sucesso do estudante e ensino colaborativo em rede com o ecossistema das instituições.
As novas salas de aprendizagem ativa do campus de Gualtar foram palco para a apresentação de 41 projetos que serão implementados nos próximos meses. Ao mesmo tempo, decorriam nos mesmos moldes os outros dois percursos EPIC, na UBI, totalizando 82 projetos apresentados no âmbito do consórcio, potenciando o impacto em mais de 1600 estudantes já no próximo ano letivo 2025/26.
O EPIC é um consórcio de instituições públicas de ensino superior - Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior, Politécnico de Viana do Castelo, Politécnico de Leiria e Politécnico do Cávado e do Ave - no âmbito do programa Impulso Mais Digital. Conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal e da Direção-Geral do Ensino Superior.
Atualizado a 17-07-2025 12:00