AAUMinho celebrou 48 anos com homenagem emotiva e ambição renovada para nova sede
Bruno Lemos ⠿ 22-12-2025 18:00
A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) assinalou, no passado dia 19 de dezembro, o seu 48.º aniversário, numa cerimónia marcada pela celebração do passado, pela afirmação do presente e pela ambição de construir um futuro ainda mais forte para a comunidade estudantil da UMinho.
O evento comemorativo reuniu dirigentes, antigos e atuais, membros da academia e diversas entidades parceiras, e foi também palco de uma sentida homenagem a Bernardo Cunha, funcionário da AAUMinho desde 1979 e Sócio Honorário desde 1992, falecido no verão deste ano. Figura incontornável da Associação, Bernardo foi recordado através de música, testemunhos em vídeo, um livro de dedicatórias e o lançamento simbólico de um chatbot de apoio aos estudantes, que eterniza o seu nome e a sua memória. “Foi o seu primeiro e único emprego e ele, para nós, foi e será sempre o nosso único Bernardo”, afirmou emocionado Luís Guedes, presidente da AAUMinho.
A nova ferramenta digital, batizada de Bernardo, terá não só a missão de prestar apoio informativo aos estudantes, mas também de perpetuar o espírito e os valores que Bernardo representava para sucessivas gerações da academia minhota.
Na cerimónia, o presidente da AAUMinho destacou ainda o progresso alcançado no projeto da nova sede da Associação, que deverá nascer no campus de Gualtar até 2027, ano do cinquentenário da instituição. Luís Guedes revelou que já foram angariados mais de dois milhões de euros, mas que é necessário um esforço conjunto para atingir a totalidade do valor necessário. “Queremos continuar a dialogar com os novos protagonistas do território, como o novo presidente da Câmara de Braga, para que se materialize este compromisso com os estudantes”, afirmou, apelando também à mobilização da sociedade através de doações disponíveis no site da Associação.
O Reitor da Universidade do Minho, Pedro Arezes, marcou presença na sessão e reforçou o compromisso da UMinho com este projeto, embora sem participação financeira direta. “A Universidade não pode financiar a obra, mas está fortemente comprometida noutras dimensões, nomeadamente na cedência do terreno e na articulação com parceiros para viabilizar este sonho da Associação Académica”, sublinhou.
Durante o seu discurso, Luís Guedes deixou ainda críticas à atual política de cobrança pela utilização de espaços universitários por parte das estruturas estudantis, classificando a medida como “incompreensível” e desafiando a academia a “regressar a tempos mais dignos da participação estudantil”.
O Reitor respondeu com um apelo à colaboração, reconhecendo que “a Universidade precisa da Associação Académica” e valorizando o papel ativo da AAUMinho na vida da comunidade: “É essa jovialidade e capacidade de se reinventar que muito beneficia a Universidade”.
Os SASUM congratulam a AAUMinho por mais um ano de existência ao serviço dos estudantes, reconhecendo o seu papel essencial na construção de uma universidade mais participativa, solidária e dinâmica.
Atualizado a 22-12-2025 18:00
