Saltar para o conteúdo

Sítio Oficial de Informação dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho

Página Inicial/Notícias/

Afonso Silva renova mandato à frente da ARCUM

Imagem representativa da noticia: Afonso Silva renova mandato à frente da ARCUM

Afonso Silva renova mandato à frente da ARCUM

Redação  ⠿ 04-02-2025 10:00

Os novos órgãos sociais da Associação Recreativa e Cultural da Universidade do Minho (ARCUM) tomaram posse no passado dia 24 de janeiro de 2025. A cerimónia contou com a presença de entidades convidadas, representantes de outros grupos culturais e sócios da própria associação.

Afonso Silva encara o cargo de presidente da ARCUM com "gratidão" e "um grande sentido de responsabilidade". Agradeceu aos membros da direção que cessaram funções e manifestou expectativas positivas para 2025, reunindo uma equipa que "conjuga a estabilidade da experiência com o dinamismo de perspetivas inovadoras", mantendo todos os membros da presidência cessante, mas acolhendo novas caras que trazem uma nova visão e entusiasmo para o próximo ano.

Ao longo do seu discurso, Afonso Silva apontou o que será o ano de 2025 para os grupos membros da ARCUM, destacando diversas atividades que marcarão o calendário bracarense. Alguns desses grupos também farão parte das celebrações da Braga'25.

Embora falte um ano, Afonso Silva já olha para o futuro e promete começar a desenvolver projetos para a celebração dos 35 anos da Associação Recreativa Cultural Universitária do Minho, que ocorrerão em 2026, com o desejo de tornar essa comemoração memorável.

Num tema que tem sido amplamente discutido recentemente no seio da academia minhota, o Presidente da ARCUM abordou o estado das instalações que abrigam a sede da associação, que se encontram em condições cada vez mais degradadas, com problemas que afetam tanto o património como a prática das atividades de cada grupo que a integra. Afonso Silva comprometeu-se a adquirir novos instrumentos e a renovar o património da sede, além de procurar, em conjunto com a Associação Académica da Universidade do Minho, recuperar e reabilitar as casas de banho da sede, de forma a garantir condições dignas a todos os membros.

Por fim, Afonso relembrou os seus primeiros tempos na universidade, levando consigo a ideia de que ser estudante da Universidade do Minho vai para além de frequentar aulas, sendo também sobre acumular experiências que enriquecem o percurso académico. Referindo que a ARCUM estará sempre presente para os alunos que procurem algo mais do que os estudos, seja a música, a comunidade ou outras experiências.

Atualizado a 04-02-2025 12:00