Saltar para o conteúdo

Sítio Oficial de Informação dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho

Página Inicial/Notícias/

Arraial da UMinho voltou a juntar a academia em festa

A imagem pode conter: a juntar, academia em festa, Arraial da UMinho voltou

Arraial da UMinho voltou a juntar a academia em festa

Ana Marques ⠿ 08-07-2025 15:00

Cerca de 500 pessoas participaram na segunda edição do evento, que contou com música ao vivo, jogos tradicionais e um concerto de Ana Bacalhau.

A Universidade do Minho celebrou no passado sábado, 5 de julho, a segunda edição do seu Arraial, num ambiente de descontração e convívio que reuniu cerca de 500 participantes no anfiteatro natural do campus de Gualtar, em Braga. A iniciativa, aberta a toda a comunidade académica — docentes, investigadores, estudantes, técnicos e respetivas famílias — contou com um programa recheado de animação, com destaque para a atuação da cantora Ana Bacalhau.

Organizado num espírito informal, o evento incluiu jogos tradicionais, insufláveis e outras diversões para os mais pequenos, bem como comidas e bebidas partilhadas entre os participantes. A tarde terminou com um concerto ao vivo de Ana Bacalhau, que trouxe ao palco o seu estilo inconfundível, que cruza o fado com a música popular portuguesa.

Mais do que uma festa, a iniciativa foi um espaço de partilha e reencontro entre diferentes gerações da academia, reforçando o sentimento de pertença à instituição.

Em declarações à RUM – Rádio Universitária do Minho, o reitor Rui Vieira de Castro sublinhou que o evento “permite que, num contexto de completa descontração, pessoas que habitualmente coexistem em função do trabalho se possam reunir, conversar e divertir-se”, acrescentando que “pode ser um fator de coesão da instituição particularmente importante”. Mostrou-se ainda confiante de que o Arraial “se torne um hábito dentro da Universidade”.

Também em entrevista à RUM, Ana Bacalhau elogiou a iniciativa, destacando a importância de se promoverem momentos de cultura e celebração “em sítios onde, por excelência, se pensa, se aprende e se cria”.

Com o sucesso das duas edições já realizadas, o Arraial da UMinho afirma-se como um contributo para reforçar os laços entre os diferentes membros da comunidade universitária, num tempo marcado — como referiu o reitor — pelo “acentuar do individualismo”. “Tudo o que contribua para o reforço de laços é sempre bom”, rematou.

Fotos: Diogo Cunha

Atualizado a 08-07-2025 15:00