Saltar para o conteúdo

Sítio Oficial de Informação dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho

Página Inicial/Notícias/

Global Mobility Forum evidenciou a importância da mobilidade académica na estratégia de internacionalização da UMinho

Imagem representativa da noticia: Global Mobility Forum evidenciou a importância da mobilidade académica na estratégia de internacionalização da UMinho

Global Mobility Forum evidenciou a importância da mobilidade académica na estratégia de internacionalização da UMinho

SASUM ⠿ 13-12-2024 10:00

A Universidade do Minho organizou, na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, a segunda edição do Global Mobility Forum, um evento que visou ilustrar a forte dinâmica de internacionalização da Universidade do Minho (UMinho) no âmbito das mobilidades.

O tema deste ano foi ?International Experiences from the UMinho Community?, com o objetivo de que a partilha de experiências distintas de mobilidades internacionais ?constitua um estímulo? para que a comunidade UMinho faça da mobilidade, nas suas múltiplas dimensões, ?algo cada vez mais frequente?, referiu o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, na abertura do evento.

A iniciativa contou com a participação de vários membros da academia que partilharam as suas vivências internacionais em contexto académico. Como afirmou a pró-reitora para os Projetos Científicos e Gestão da Investigação, Sandra Paiva, o objetivo do evento é ouvir testemunhos de mobilidade internacional da nossa comunidade UMinho, discutir o valor da mobilidade internacional sob vários ângulos e através de vários olhares?. Sublinhou, por outro lado, que é necessário ?mostrar? para ?inspirar outros a também terem a coragem de ir para fora, porque, de facto, os benefícios são muitíssimos", acrescentou.

Na sessão de flash talks, assistiu-se à partilha de experiências pessoais de mobilidade na Europa, América do Norte, América Central e do Sul, África, Ásia e Oceânia. Os oradores foram docentes, investigadores, estudantes e trabalhadores técnicos e administrativos da UMinho, que abordaram as suas vivências ao abrigo de programas de intercâmbio nas áreas de investigação, ensino ou gestão.

Afirmando que foi ?uma manhã muito rica e inspiradora?, Sandra Paiva realçou ainda que existem várias tipologias de mobilidade e em diferentes âmbitos (investigação, ensino, gestão e voluntariado), sendo ?diversas as possibilidades e os mecanismos de financiamento?, afirmou. Expondo que ?muitas vezes, estas mobilidades não são estanques, os impactos e o valor da mobilidade internacional nem sempre são imediatos e tangíveis, mas são igualmente valiosos e podem surgir inesperadamente?. Terminou dizendo que ?a UMinho é efetivamente uma universidade global, tem um histórico de internacionalização muito rico, uma comunidade muito ativa, curiosa, aberta ao mundo, à descoberta, ávida em aprender e partilhar, e também debater este tema?.

O reitor da UMinho sublinhou a importância da internacionalização, afirmando que este evento promove a partilha de experiências vividas na 1ª pessoa, ?um dos modos mais eficazes de tornar patente para os outros a importância da internacionalização?, disse.

Segundo o reitor, a mobilidade é algo que se vai tornando ?cada vez mais comum entre nós, com efeitos que são igualmente interessantes?. Realçando que estes exercícios de mobilidade ?têm um enquadramento estratégico?, apontou o projeto ARQUS como algo a ser ?valorizado?, embora não seja o único meio de promover a internacionalização. ?A nossa perspetiva tem de ser mais global?, afirmou. Embora reconheça a grande importância do projeto ARQUS, sublinhou que ?a nossa perspetiva tem de ser mais ampla, mais abrangente, deve perspetivar relações com universidades da América do Norte, Central e do Sul, África, Ásia, sem nunca esquecer, porque é fundamental para nós, que o nosso espaço de inserção principal é o espaço europeu de ensino superior?, concluiu.

Texto: Ana Marques

Foto: Nuno Gonçalves

Atualizado a 14-01-2025 16:00