
Hernâni Gerós é o novo vice-reitor para a Educação e Mobilidade Académica
SASUM ⠿ 02-01-2025 10:00
O professor da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) tomou posse no passado dia 20 de dezembro e mostrou-se entusiasmado com o novo desafio, assumindo a ?enorme responsabilidade? do cargo, que terá pela frente um caderno de encargos pesado e complexo.
?Encaro esta missão com profundo sentido de responsabilidade e compromisso?, começou por dizer Hernâni Gerós, perante uma sala composta por familiares, amigos e colegas que não quiseram faltar a um momento tão marcante da vida do professor.
Apesar de se juntar a um ?comboio que já está em andamento?, numa instituição ?já crescidinha e com 50 anos?, como referiu o novo vice-reitor, afirmou estar disponível para ?acrescentar valor ao percurso que já está traçado?. Durante este ano de 2025 e até ao término do mandato desta equipa reitoral, que deverá terminar em novembro, o novo responsável terá pela frente questões como: a aposta e projeção internacional da instituição e o incentivo de experiências internacionais para toda a comunidade da UMinho; a continuidade dos cursos da Aliança de Pós-Graduação financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR); e o reforço e reflexão sobre a oferta educativa da UMinho nos seus três ciclos de estudos. ?Estes projetos assumem uma relevância estratégica enorme?, disse.
Sobre a revisão do Regulamento Académico da Universidade do Minho, reafirmou o seu compromisso em ?promover uma discussão participada e construtiva com todos?, preparando-se para incluir ?Microcredenciais? no novo Regulamento. ?Este é um passo essencial em direção à modernização da resposta da nossa Universidade às novas exigências do Ensino Superior?, afirmou.
Para o reitor Rui Vieira de Castro, o pelouro agora assumido por Hernâni Gerós é de ?enorme relevância? na atividade da equipa reitoral e da Universidade do Minho. Tal como o novo vice-reitor, usou a figura do ?comboio em andamento? para afirmar que é sua expectativa e esperança que o professor Hernâni Gerós traga uma experiência acumulada muito significativa para ?contribuir efetivamente para que o comboio ande ainda mais depressa?, declarou.
Elencando algumas das dimensões que espera ver melhoradas pela ação do vice-reitor empossado, Rui Vieira de Castro destaca que é preciso ?dar um passo à frente na análise daquilo que, efetivamente, é hoje uma oferta educativa tradicional?. Referindo-se à oferta não concorrente de grau, lembrou que é necessário pensar no que fazer quando os programas de financiamento do PRR para estes cursos se extinguirem. ?Em que medida vamos ter, neste período, condições para transformar, de facto, a oferta educativa da Universidade, incluindo a nossa oferta educativa regular e os cursos que não conferem grau??, questionou. Apontando ainda que ?isso deve ser respondido ao longo de 2025, pois o financiamento estará extinto em meados de 2026?, afirmou.
No que diz respeito à atividade científica, o reitor exige que a Universidade se continue a expandir nesse campo, sublinhando que ?a colaboração entre os responsáveis pela área da educação e pela área da investigação e inovação é absolutamente essencial?, expôs.
Relativamente à internacionalização, o responsável máximo da UMinho defende que a Universidade ?tem que assumir, até às últimas consequências, um compromisso com a geração de possibilidades de internacionalização para todos os membros da comunidade?. Apontando os estudantes de todos os ciclos de estudo como ?destinatários essenciais desta política?, mas também os trabalhadores técnicos administrativos e de gestão, defendendo que é preciso ?estabelecer novas relações com as pessoas, aprender com essas novas realidades e trazer o que há de melhor para dentro da nossa própria instituição?, disse. Também os professores e os investigadores, afirmou, devem aproveitar ?a cada vez maior paleta de instrumentos oferecidos pela Comissão Europeia, para levar a cabo, de forma sustentada, este tipo de iniciativas?.
Hernâni Varanda Gerós nasceu em 1968, em Salamonde, Vieira do Minho. Licenciou-se em Biologia pela Universidade do Porto e doutorou-se, com especialização em Microbiologia, Bioenergética e Metabolismo, pela UMinho. Nesta academia, é professor associado com agregação da Escola de Ciências (ECUM), lidera um grupo de investigação no Centro de Biologia Molecular e Ambiental e pertence à direção da associação Curtir Ciência. Foi também vice-presidente da ECUM, diretor do Departamento de Biologia e coordenador do polo local do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas, entre outros cargos.
Lecionou na Universidade da Califórnia em Davis, no âmbito do Programa Fulbright, e nas universidades de Bordéus, Bolonha, Católica de Lovaina e Lyon, ao abrigo do Programa Erasmus. Recebeu vários prémios científicos, tem mais de 100 artigos publicados, pertence à equipa editorial de revistas internacionais de referência e tem integrado painéis de avaliação de projetos de I&D e bolsas na Europa e na América.
Texto: Ana Marques
Foto: Nuno Gonçalves
Atualizado a 14-01-2025 16:00