Novas perspetivas sobre o sucesso estudantil debatidas na UMinho
Ana Marques ⠿ 16-10-2025 11:00
Seminário com especialistas internacionais abordou a importância das relações humanas e da avaliação inclusiva no ensino superior.
A Universidade do Minho promoveu esta terça-feira, dia 14 de outubro, no campus de Gualtar, o seminário “Fostering Success in Higher Education”, um encontro dedicado à reflexão sobre novas abordagens para promover o sucesso e a participação dos estudantes no ensino superior.
O evento contou com a presença dos especialistas internacionais Peter Felten (Elon University) e Anna Santucci (University of Virginia), que partilharam as suas experiências e investigação nas áreas da pedagogia relacional e da avaliação inovadora.
O seminário centrou-se nos conceitos de “relationship-rich education” e “ungrading”, propondo novas formas de olhar o processo de aprendizagem e de avaliação no contexto universitário. Felten destacou que “a relação entre estudantes e professores é o maior preditor de sucesso académico”, defendendo práticas que reforcem o sentimento de pertença e o envolvimento ativo na comunidade académica. Já Santucci apresentou exemplos de avaliação formativa e colaborativa, colocando o foco no progresso individual e na construção de autonomia.
O Pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, sublinhou a importância de repensar as práticas de ensino e avaliação à luz das transformações no perfil dos estudantes. “As populações estudantis estão a mudar rapidamente, e as instituições nem sempre acompanham esse ritmo. Precisamos de desenhar modelos de base que promovam o sucesso de todos, e não apenas respostas pontuais a grupos específicos”, afirmou.
O responsável destacou ainda a relevância da colaboração internacional no âmbito do consórcio EPIC, frisando que “estes encontros são espaços de reflexão conjunta, onde podemos aprender com boas práticas internacionais e repensar o modo como educamos, avaliamos e nos relacionamos com os estudantes”.
Manuel João Costa acrescentou que “estas duas ideias — a centralidade das relações humanas e a forma como os nossos valores se refletem na avaliação — são basais em qualquer sistema de ensino e convidam-nos a revisitar a essência da nossa prática docente”. O pró-reitor enalteceu ainda a forte participação de docentes, dirigentes estudantis e responsáveis pedagógicos, considerando que “o interesse demonstrado mostra que estamos a trilhar um caminho coletivo para melhorar a experiência dos estudantes na Universidade”.
Inserido nas ações do consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação, o seminário faz parte de um conjunto de atividades que reúnem as universidades do Minho (coordenadora), Aveiro e Beira Interior, e os institutos politécnicos do Cávado e Ave, Leiria e Viana do Castelo, cofinanciadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Programa Impulso Mais Digital.
O encontro constituiu uma oportunidade para docentes, investigadores e estudantes refletirem sobre o futuro da pedagogia universitária, reforçando o compromisso da UMinho com a inovação educativa e a excelência no ensino superior.
Atualizado a 16-10-2025 11:00
