
Opinião - Tempo de Férias
Joana Mourão ⠿ 01-08-2025 15:00
Chegámos àquele momento que, à medida que o ano letivo vai passando, tanto desejamos: FÉRIAS!
Para em setembro começar com energia, as férias devem ser uma oportunidade para recarregar baterias. Nas férias entre o primeiro e o segundo semestre, que ocorrem no inverno, o tempo de férias é mais de recolhimento. Fecha-se o primeiro semestre, mas o segundo está ali à volta da esquina. No segundo semestre, por muito que a energia seja recuperada nas férias, já levamos a carga do primeiro semestre às costas e, portanto, a energia esgota-se mais facilmente. A Páscoa e o Enterro da Gata são dois momentos de bolha de ar, mas rapidamente os alunos e professores são consumidos pelas entregas finais, testes e exames.
Chegam então as férias de verão. As grandes. Onde, ao contrário do inverno, as temperaturas estão mais convidativas e as atividades para recarregar baterias podem ser diferentes. Atividades ao ar livre, como caminhadas, corridas ou idas a banhos, promovem a libertação de endorfinas, os neurotransmissores da sensação de prazer e bem-estar. A exposição ao sol aumenta a produção e absorção de vitamina D, importante para regular o humor. Porém, com os cuidados devidos: protetor solar, chapéu e não permanecer por muitas horas em horários em que o sol está mais forte.
Este é o momento para relaxar e não fazer nada. Quer dizer, nada, nada também não. É a oportunidade de fazer tudo aquilo que, durante o ano letivo, as obrigações não deixam assim tanto tempo. Dar lugar aos hobbies: escrever, pintar, tocar instrumentos musicais, cozinhar, trabalhos manuais (sejam eles fazer tricô, crochet, ponto de cruz ou arranjar alguma coisa lá em casa), jardinagem, desportos, dançar, ler, aprender algum idioma, resolver palavras-cruzadas ou sopas de letras, jogar cartas ou xadrez, socializar com amigos, participar em clubes ou associações, colecionar objetos, acampar, viajar.
Acima de tudo, é importante criar recordações divertidas e que perdurem na nossa memória, para nos motivarem durante o ano letivo seguinte a chegar às próximas. Para isso, é importante sonhar com tudo aquilo que podemos fazer nas férias e até fazer listas de coisas, para que depois seja mais fácil escolher quando chegar o momento. O que não ficar feito? Fica para as próximas férias. Criar um álbum onde vamos registando — seja escrevendo, desenhando, colando fotos, bilhetes, bocados de mapas ou coisas que vamos encontrando no caminho. O caminho não se faz sozinho e o tempo de férias é bom também para longas conversas com as pessoas que nos rodeiam, e uma oportunidade de percebermos que novos gostos desenvolveram, que temas ocupam as suas mentes atualmente e que sonhos ou projetos elas têm.
Boas Férias!
Atualizado a 01-08-2025 15:00