
SASUM apostam em melhorias nas residências universitárias para melhorar qualidade de vida dos estudantes
Bruno Lemos ⠿ 18-04-2025 10:00
As residências universitárias da Universidade do Minho estão a ser alvo de um amplo processo de renovação, promovido pelo Departamento de Apoio Social dos Serviços de Acção Social da UMinho (SASUM). As intervenções visam reforçar o compromisso da instituição com o bem-estar dos estudantes, através da modernização de equipamentos, da substituição de mobiliário e da introdução de soluções inovadoras que elevam a experiência residencial.
Investimento na modernização dos espaços
Nos últimos meses, os SASUM têm conduzido um conjunto de melhorias significativas, com o objetivo de tornar os espaços mais confortáveis e funcionais. Entre as intervenções destaca-se a substituição de vários frigobares nos quartos, bem como de micro-ondas nas áreas comuns e a disponibilização de novos aspiradores para uso partilhado pelos residentes.
Nova lavandaria com aplicação digital
Entre as inovações introduzidas no presente ano letivo, está a implementação de um sistema de lavandaria self-service, em todas as residências, com aplicação móvel. Através da plataforma digital, os estudantes podem reservar máquinas, verificar a disponibilidade em tempo real e receber notificações ao término do ciclo de lavagem ou secagem. Esta funcionalidade permite reduzir filas de espera, otimizar recursos e facilitar a gestão do tempo dos residentes.
Um dos investimentos mais relevantes foi a aquisição de 600 novos colchões, representando uma melhoria direta em quase metade da capacidade total das residências universitárias.
Na Residência Universitária de Azurém, em Guimarães, foi ainda criada uma cozinha e sala de refeições comum, totalmente renovada e equipada, pensada para promover o convívio e facilitar a confeção e preparação de refeições em melhores condições. Este novo espaço partilhado responde a uma necessidade identificada pelos próprios estudantes e contribui para uma vivência comunitária no contexto universitário.
Foco contínuo na qualidade de vida estudantil
Estas ações integram um plano estratégico de valorização das condições de alojamento na UMinho, refletindo uma aposta clara na qualidade de vida dos estudantes.
“Queremos que as nossas residências sejam mais do que um local de alojamento. Queremos que sejam também espaços de interação social, integração e estímulo ao desenvolvimento de competências académicas e pessoais. E, para isso, é necessário apostar no conforto, bem-estar e condições adequadas para o seu sucesso académico”, afirma Carlos Almeida, diretor do Departamento de Apoio Social dos SASUM.
Com estas medidas, a Universidade do Minho consolida a sua posição como referência no apoio social aos estudantes, promovendo um ambiente universitário mais inclusivo, cómodo e moderno.
Atualizado a 18-04-2025 10:00