SASUM habilitam trabalhadores para a prática de primeiros socorros psicológicos
Bruno Lemos ⠿ 29-10-2025 17:00
Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho estão a promover uma formação em primeiros socorros psicológicos dirigida aos trabalhadores das residências universitárias, em Braga e Guimarães.
A iniciativa enquadra-se no projeto UMind, financiado pelo Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, e pretende capacitar estes trabalhadores para uma intervenção de proximidade e primeira linha em situações de crise psicológica naquelas instalações.
As sessões de treino, que tiveram inicio a 10 de outubro, no dia Mundial da Saúde Mental, vão prolongar-se durante o ano letivo, permitindo uma formação contínua e aprofundada, ajudando os trabalhadores a identificar situações, avaliar e intervir de forma adequada, a saber observar, ouvir e, nos casos em que se justifique, encaminhar os estudantes para o apoio profissional apropriado.
Os SASUM, cientes da relevância que assumem os cuidados de saúde mental na juventude e em particular no seio dos estudantes universitários, acreditam que a aposta em ações formativas contribuirá para esbater estigmas e fomentar uma maior consciencialização sobre os problemas existentes e as respostas necessárias.
Atualizado a 29-10-2025 17:00
