Saltar para o conteúdo

Sítio Oficial de Informação dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho

Página Inicial/Notícias/

UMinho celebrou os melhores dos melhores!

A imagem pode conter: UMinho celebrou os melhores dos melhores!

UMinho celebrou os melhores dos melhores!

Ana Marques ⠿ 23-06-2025 16:00

A Universidade do Minho (UMinho) premiou, no passado dia 18 de junho, 161 estudantes com as prestigiadas Bolsas de Excelência, num evento que decorreu no Salão Medieval da Reitoria e que celebrou o mérito académico, a diversidade e a responsabilidade social no ensino superior.

A UMinho distingue anualmente, com a Bolsa de Excelência, os estudantes de todas as licenciaturas e mestrados integrados que obtêm a melhor nota de candidatura, em cada ano do respetivo curso, desde que igual ou superior a 17 valores. Esta iniciativa, que teve início em 2012, representa um investimento acumulado de cerca de um milhão e meio de euros, traduzindo o modo particular como a UMinho reconhece o trabalho e o percurso académico dos seus estudantes.

Além destas, foram atribuídas 39 Bolsas de Estudo por Mérito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), destinadas a estudantes com média ponderada igual ou superior a 16 valores. Estas bolsas têm um valor anual correspondente a cinco vezes o salário mínimo mensal em vigor no início do ano letivo.

A cerimónia contou com intervenções marcantes do Reitor Rui Vieira de Castro, do Vice-Reitor para a Educação e Mobilidade Académica, Hernâni Gerós, e do Presidente da Associação Académica da UMinho, Luís Guedes, que realçaram os valores da excelência, da inclusão e do serviço à sociedade.

O Reitor Rui Vieira de Castro abriu o seu discurso destacando a importância do reconhecimento coletivo: “Parabéns, muitos parabéns a cada um dos estudantes premiados. Parabéns, também, às suas famílias, que partilham deste êxito e que são, por razão, também deste êxito.”

O responsável máximo da Universidade reforçou que estes prémios traduzem o esforço conjunto da comunidade académica, afirmando que “este reconhecimento é também um testemunho da confiança. Confiança no percurso dos nossos estudantes premiados e, acima de tudo, na sua responsabilidade enquanto membros de uma geração que terá de enfrentar desafios muito complexos.”

Rui Vieira de Castro alertou para os grandes desafios do mundo contemporâneo — como a guerra, a desigualdade social, a crise climática, a transição digital e a polarização ideológica — que, nas suas palavras, “não são apenas ameaças externas, são interpelações radicais aos nossos valores.”

O Reitor fez ainda uma reflexão ética e humanista sobre a missão da Universidade, realçando que, para a UMinho, “a educação superior é inseparável da promoção dos valores, especialmente o respeito pela dignidade da pessoa humana. A sua promoção e valorização devem estar no centro de toda a ação educativa. Não é apenas um conceito filosófico, mas um fundamento ético e uma orientação para tratar cada ser humano com respeito, compreensão e solidariedade.”

Sublinhou ainda o compromisso com a diversidade e a rejeição de qualquer forma de discriminação, referindo que “é necessário recusar o assédio, a discriminação e a violência, valorizando a pluralidade como uma riqueza e reconhecendo o outro como igual, mesmo — e sobretudo — quando for diferente de nós.”

A terminar, apelou à empatia e ao compromisso social, desejando que os estudantes “levem da Universidade não apenas saberes e competências, mas também um compromisso com os valores que verdadeiramente importam. Que o vosso talento se traduza em responsabilidade e que nunca sejam indiferentes ao sofrimento do outro.”

O Vice-Reitor Hernâni Gerós centrou-se nas oportunidades de crescimento académico e pessoal que a Universidade proporciona: “Mantenham-se vigilantes e proativos, aproveitem as oportunidades, estejam atentos aos vossos direitos e deveres consagrados no novo Regulamento Académico, às microcredenciais, às atividades que integram o suplemento ao diploma e às possibilidades de mobilidade internacional.”

Defendeu a mobilidade como um fator de excelência, sublinhando que “a vossa formação não termina nas fronteiras do nosso campus. A excelência também se constrói fora.”

Lembrou ainda, neste sentido, que “hoje integramos, com orgulho, a Aliança Europeia Arcus, o que multiplicou oportunidades como cursos intensivos conjuntos e experiências transformadoras com universidades estrangeiras.”

Referindo-se à formação de professores, alertou para o impacto da escassez no sistema de ensino: “O envelhecimento do corpo docente e a escassez de professores no ensino básico e secundário ameaçam a cadeia de valor da excelência. Se não investirmos já, comprometemos a qualidade dos alunos que chegam às universidades.”

O Vice-Reitor apelou ainda ao envolvimento cívico dos estudantes: “Façam da vossa inteligência, da vossa curiosidade e da vossa capacidade de trabalho um instrumento de responsabilidade social. Sejam proativos, exigentes, interventivos e solidários. Façam-se ouvir, façam-se valer, participem.”

Luís Guedes, sublinhou a diversidade e a unidade da comunidade estudantil: “Aqui celebramos os melhores dos melhores, mas somos muitos e tão diferentes: estudantes-atletas, trabalhadores, voluntários, militares, nacionais e internacionais.”

Destacando a academia como espaço de transformação pessoal e coletiva, afirmou que “a vida académica é uma verdadeira viagem de autodescoberta, onde reinventamos quem somos e ambicionamos ir além”. Valorizando o esforço e a resiliência dos premiados, parabenizou-os: “Parabéns por aguentarem as noites de estudo, os resumos, as horas de trabalho e por continuarem atrás dos vossos sonhos. Reúnem as condições para ser brilhantes.”

Terminou com um apelo à autenticidade e à ambição, “nunca parem de ser estudantes, procurem sonhar alto e sejam sempre vocês mesmos. Acredito que a nossa geração pode — e tem de — mudar o mundo.”

Esta cerimónia anual não só reconhece o mérito académico, como também reforça o compromisso da Universidade do Minho com uma formação que alia excelência, valores humanos e uma visão global e socialmente responsável

Atualizado a 23-06-2025 17:00