Saltar para o conteúdo

Sítio Oficial de Informação dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho

Página Inicial/Notícias/

UMinho cria Aliança de Inovação e lança Portal de Inovação

Imagem representativa da noticia: UMinho cria Aliança de Inovação e lança Portal de Inovação

UMinho cria Aliança de Inovação e lança Portal de Inovação

Ana Marques ⠿ 30-01-2025 12:00

Ontem, dia 29 de janeiro, a Universidade do Minho formalizou a constituição da "UMinho Innovation Alliance", um consórcio que visa fortalecer a colaboração entre várias entidades do ecossistema de ciência e inovação, com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico e apoiar a competitividade regional e nacional. O evento contou com a presença de representantes de várias instituições e entidades parceiras, bem como de membros da comunidade académica.

António Grilo, presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), sublinhou a importância deste memorando, destacando a relevância da aliança para o sistema nacional de inovação. "Este memorando de entendimento que vocês acabaram de assinar, que une aquilo que é a Universidade do Minho a diversas entidades que têm tido um papel muito relevante no ecossistema de ciência tecnologia e inovação, não só regional, mas a nível nacional e cada vez mais a nível internacional, eu acredito que inaugurará um novo capítulo na promoção, na colaboração e na criação de valor com impacto direto no desenvolvimento da região norte, mas também de Portugal, a nível nacional, e espero também da Europa", afirmou Grilo.

O presidente da ANI também destacou o impacto potencial da colaboração entre a academia, empresas e outras instituições: "O que vocês estão a fazer hoje, o UMinho Innovation Alliance, surge exatamente na minha ótica e na vossa ótica, como uma resposta estratégica a esta nova realidade."

O Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, deu ênfase ao papel da Universidade na promoção da inovação e à necessidade de reforçar a articulação entre as diversas entidades envolvidas. "Este objetivo é um objetivo estratégico da Universidade. A Universidade sempre se definiu assim. E, portanto, as várias iniciativas que nós vamos tomando ganham sentido à luz desta opção estratégica inicial e que nós temos vindo, progressivamente, a reafirmar ao longo do tempo", explicou o Reitor.

O responsável da UMinho também alertou para os desafios de fragmentação no sistema de inovação e a necessidade de um esforço coletivo para criar soluções integradas: "O risco da segmentação, é o risco da fragmentação, quando aquilo que cada vez mais se nos exige hoje é, precisamente, o movimento contrário. É de reforço da articulação, é de ganho de escala."

António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), destacou a importância do momento para a região e para o país. Sublinhando que o desenvolvimento do Sistema de Inovação Regional tem sido uma das suas prioridades e que a criação desta aliança representa uma grande oportunidade para reforçar a inovação no Norte de Portugal.

"Estamos a viver um momento muito importante. Este projeto tem um grande impacto não só para a Universidade do Minho, mas também para a região Norte. A região, que já tem uma forte presença no contexto científico e tecnológico, agora tem uma oportunidade de consolidar e expandir essas capacidades", afirmou Cunha.

O Vice-Reitor da Universidade do Minho, Eugénio Campos Ferreira, fez uma apresentação detalhada sobre a constituição da aliança e a sua importância para a agenda estratégica da Universidade. Ferreira destacou que o objetivo da UMinho Innovation Alliance é implementar agendas comuns de investigação e inovação, partilhar recursos e infraestruturas, e reforçar a participação da universidade em processos de internacionalização.

O responsável anunciou também o lançamento do Portal de Inovação da Universidade do Minho, uma plataforma online que visa centralizar e divulgar as tecnologias, patentes e projetos inovadores da instituição. "Este portal vai permitir uma interação mais eficaz com a sociedade e o setor empresarial, promovendo o acesso às nossas tecnologias e iniciativas de inovação", afirmou Ferreira, explicando que o portal servirá também como um canal para as entidades externas interagirem com a universidade e explorar novas oportunidades de colaboração. "São precisamente esses propósitos que são invocados na constituição deste Innovation Alliance, portanto, implementar agendas comuns de investigação e de inovação, partilhar recursos, partilhar infraestruturas, participar em processos de internacionalização", detalhou Eugénio Ferreira.

A UMinho Innovation Alliance é composta, além da UMinho, por sete centros de tecnologia e inovação - Centro de Computação Gráfica (CCG), Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), Centro para a Valorização de Resíduos (CVR), Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos (Fibrenamics) e Centro de Interface Tecnológico Industrial (CITIN), por um CoLab - o Laboratório Colaborativo em Transformação Digital (DTx) e por duas instituições de interface - Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento (TecMinho) e o Centro de Competências do Agroalimentar para o Setor das Carnes (TECMEAT).

O evento marcou, assim, um momento importante na história da Universidade do Minho, refletindo o compromisso da instituição em promover a inovação e estreitar ainda mais os laços com o setor empresarial e outras entidades científicas. A criação da aliança e o lançamento do portal são passos decisivos na consolidação do papel da universidade como um motor de inovação e desenvolvimento económico na região e no país.

Atualizado a 30-01-2025 17:00