Saltar para o conteúdo

Sítio Oficial de Informação dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho

Página Inicial/Notícias/

UMinho inaugura ponto de encontro Arqus

A imagem pode conter: Arqus, encontro Arqus, UMinho inaugura ponto

UMinho inaugura ponto de encontro Arqus

Ana Marques ⠿ 22-10-2025 12:00

A Universidade do Minho (UMinho) inaugurou esta terça-feira, 21 de outubro, o novo Espaço Arqus, situado na Praça entre a Biblioteca Geral e a Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, no campus de Gualtar, em Braga. A cerimónia marcou mais um passo na afirmação da UMinho como instituição ativa no ensino superior europeu, no âmbito da Aliança Arqus.

O Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, destacou a importância crescente da participação da instituição nesta rede de cooperação interuniversitária, afirmando que a Arqus é um projeto “cada vez mais relevante para nós”.

A coordenação da participação da UMinho na Arqus tem sido conduzida pelo Pró-Reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, que sublinhou o papel das universidades europeias como promotoras de valores comuns e de uma cidadania consciente: “Acho que todos nós temos um certo orgulho de ser europeus. E ser europeus inclui um conjunto de valores, atitudes e ideias. As universidades europeias são a tradução, no ensino superior, dessas ideias.”

O Pró-Reitor realçou também a relevância da entrada da UMinho na Aliança Arqus, composta por cerca de 10% das instituições de ensino superior europeias, salientando que “ao ser bem-sucedida ao entrar nesta aliança, a Universidade do Minho passou a integrar um grupo que representa uma parte significativa das universidades da Europa. O que significa que nós estamos no Minho, mas estamos no meio da Europa, através desta aliança.”

Um dos momentos simbólicos da cerimónia foi a apresentação do mural representativo da Arqus, instalado no novo espaço, que pretende servir como ponto de encontro da comunidade académica. “Este mural assinala de forma física uma ideia que nós temos de assimilar progressivamente: nós somos o Minho e não precisamos de mais nada para ser Arqus”, afirmou Manuel João Costa. “Todos nós podemos fazer parte desta construção, deste movimento”, acrescentou, sublinhando que o projeto já atraiu centenas de estudantes, investigadores, docentes e membros do staff, e que tem potencial para envolver muitos mais.

O novo espaço pretende incentivar o diálogo, a partilha de experiências e o envolvimento ativo da comunidade académica nos projetos e oportunidades da Arqus. “Espera-se que, com condições atmosféricas propícias, este venha também a ser um espaço de conversa, de partilha e um estímulo para que toda a comunidade se envolva ainda mais na Aliança Arqus e, por essa via, na Europa.”

A inauguração reforçou o compromisso da UMinho com a internacionalização e com a construção de uma universidade cada vez mais aberta, colaborativa e europeia.

 

Atualizado a 22-10-2025 12:00