Saltar para o conteúdo

Sítio Oficial de Informação dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho

Página Inicial/Notícias/

UMinho reforça a cooperação com a Ordem dos Engenheiros

A imagem pode conter: Ordem, Engenheiros, UMinho reforça, a cooperação com, a Ordem dos Engenheiros

UMinho reforça a cooperação com a Ordem dos Engenheiros

GCI ⠿ 26-05-2025 15:00

A Universidade do Minho e a Ordem dos Engenheiros (OE) vão assinar esta quarta-feira, dia 28, um protocolo que reforça o desenvolvimento de projetos comuns no ensino e, na prática em engenharia. O momento acontece pelas 15h30, no auditório A1 (edifício 1) do campus de Gualtar, em Braga, com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do bastonário da OE, Fernando de Almeida Santos, bem como do presidente da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM), Pedro Arezes, e do presidente da OE - Região Norte, Bento Aires.

O acordo prevê a colaboração estreita em eventos, formações, investigações, publicações, serviços e distinções, bem como em programas de empreendedorismo, na captação e vinculação de jovens talentos, na interligação com entidades congéneres e decisores, na promoção internacional e na defesa da engenharia portuguesa como pilar do crescimento sustentável.

Debate "Engenharia & Futuro" aberto ao público

Esta iniciativa faz parte das comemorações do Cinquentenário da EEUM e inclui, às 16h00 e no mesmo local, o debate "Engenharia & Futuro". Os oradores convidados são José Rui Teixeira e Frederico Magalhães, sendo a moderação a cargo de Fernando de Almeida Santos.

José Rui Teixeira é editor, poeta, diretor pedagógico do Colégio Luso-Francês no Porto e diretor da Cátedra Poesia e Transcendência | Sophia de Mello Breyner Andresen, na Universidade Católica do Porto. É também membro do Instituto de Pensamiento Iberoamericano da Universidade Pontifícia de Salamanca, do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica e do Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains, da Universidade Paris-Sorbonne. A sua ensaística cruza teologia, filosofia, literatura, arte, antropologia e história da cultura e das religiões.

Frederico Magalhães é um dos mais conhecidos CEO de tecnológicas em Portugal. Nasceu no Zimbabué e foi educado em Moçambique, Portugal e Inglaterra, onde se doutorou e cofundou a start-up Integral Vision em 1989. Decidiu vendê-la (e trocar uma carreira de topo nos EUA) para poder recuperar a têxtil moçambicana Textáfrica que o pai erguera no passado. Mais tarde fundou a portuguesa Sisqual, especializada em software de gestão e otimização de recursos humanos (Workforce Management). Tem colaborado ativamente com organizações de solidariedade social em África, Médio Oriente e Europa.

Fernando de Almeida Santos é bastonário da OE (2022-28), após ter sido vice-presidente nacional, presidente e secretário da Região Norte. Tem sido docente convidado em várias universidades e é fundador e CEO da empresa Tabique, tendo antes exercido na construtora Engil. Fez a licenciatura em Engenharia Civil pela UMinho, o MBA em Gestão da Construção e do Património Imobiliário pelas universidades do Minho, Porto e Católica, uma especialização em Gestão e Coordenação de Segurança na Construção no Instituto Superior Técnico e uma pós-graduação em Alta Direção Empresarial na AESE Business School.

Atualizado a 26-05-2025 16:00