Saltar para o conteúdo

Sítio Oficial de Informação dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho

Página Inicial/Notícias/

UMinho renova a “Certificação Platina” do Programa FISU Healthy Campus

Imagem representativa da noticia: UMinho renova a “Certificação Platina” do Programa FISU Healthy Campus

UMinho renova a “Certificação Platina” do Programa FISU Healthy Campus

Ana Marques ⠿ 09-01-2025 12:00

Este certificado visa reconhecer as instituições que se destacam pela implementação das melhores práticas nos domínios da promoção do bem-estar, saúde e qualidade de vida das respetivas comunidades.

A certificação Platina “Healthy Campus” – Campus Saudável, atribuída pela FISU (Federação Internacional de Desporto Universitário), foi alcançada em 2021 e renovada no passado mês de outubro, após auditoria externa. Com uma média global de conformidade de 98% em relação ao total dos critérios, a Universidade do Minho (UMinho), através dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), teve a certificação renovada.

O Relatório de Auditoria destaca a qualidade do trabalho desenvolvido, dando especial atenção às “melhores práticas” nas infraestruturas e serviços sociais e de apoio existentes, de forma a garantir condições adequadas para a prestação de serviços nas áreas de atividade física e desporto, nutrição, prevenção de doenças, saúde mental e social, comportamentos de risco, ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social.

O relatório sublinha ainda que a Universidade apresenta um sistema estruturado para cumprir a norma de referência, adaptado à realidade organizacional, e que a instituição dispõe de competências adequadas para implementar ações corretivas eficazes, garantindo as condições necessárias para a prossecução dos seus objetivos, de acordo com as suas políticas.

A equipa auditora aponta como pontos fortes “o forte compromisso da organização com a norma”, destacando, nomeadamente, o elevado envolvimento e a abertura da equipa da universidade para com os auditores, bem como a informatização dos processos. Conclui-se que a “organização assegura a realização das atividades mais relevantes no âmbito da norma, com níveis de confiança adequados”.

O conceito “Healthy Campus” (Campus Saudável) é visto como um meio de criar uma relação favorável entre saúde pública, vida ativa e desenvolvimento sustentável, não apenas no “território” das Instituições de Ensino Superior, mas também para fora dos seus “muros”, influenciando positivamente todas as partes interessadas e, por sua vez, toda a sociedade.

A visão da UMinho, no âmbito da sua participação neste Programa, é a de uma universidade que promove a qualidade de vida e o bem-estar de toda a comunidade académica, reconhecendo o papel central da atividade física e do desporto na adoção de estilos de vida saudáveis, abrangendo as dimensões física, social e mental, contribuindo para a coesão interna da instituição e para a construção de um futuro assente nos princípios do desenvolvimento sustentável, a nível local e global.

A adesão da UMinho ao Programa, além de garantir o reconhecimento das boas práticas nas áreas abrangidas pela certificação, é também uma oportunidade para o planeamento, redefinição de estratégias e lançamento de objetivos nessas mesmas áreas.

Atualizado a 16-01-2025 12:00