UMinho renova Selo Estudante-Atleta atribuído pelo IPDJ
Bruno Lemos ⠿ 01-10-2025 10:00
Promoção da carreira dupla e apoio ao sucesso pós-carreira desportiva valem à Universidade do Minho este reconhecimento nacional.
A Universidade do Minho (UMinho) viu renovado, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Selo Estudante-Atleta, reforçando o seu compromisso com a promoção da prática desportiva e a conciliação entre o percurso académico e a carreira desportiva dos seus estudantes.
A distinção foi entregue na tarde desta terça-feira, 30 de setembro, durante a cerimónia de atribuição dos Prémios de Mérito Desportivo, que decorreu no Teatro Municipal de Matosinhos. O Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, recebeu o galardão das mãos do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.
Nesta terceira edição da iniciativa, foram apresentadas 16 candidaturas — sete universidades, cinco institutos politécnicos, dois institutos superiores e duas escolas superiores — tendo dez instituições de ensino superior cumprido os requisitos para a atribuição do selo. A UMinho obteve 81 pontos, reafirmando o trabalho consistente que tem vindo a desenvolver no apoio aos estudantes-atletas.
A titularidade do Selo Estudante-Atleta é agora válida por dois anos consecutivos, até outubro de 2027.
____________
Apoio à carreira dupla e ao sucesso pós-carreira
O Selo Estudante-Atleta visa reconhecer as boas práticas das instituições de ensino superior na promoção da carreira dupla — académica e desportiva —, incentivando políticas e ações que facilitem a compatibilização entre a representação desportiva e o cumprimento das obrigações académicas. Este reconhecimento distingue ainda o trabalho desenvolvido na preparação para o pós-carreira desportiva, sendo um elemento diferenciador na captação e apoio a estudantes-atletas.
A próxima edição da iniciativa, que abrangerá o biénio 2026-2028, terá o período de candidaturas no primeiro trimestre de 2026, conforme anunciado pelo IPDJ.
Atualizado a 01-10-2025 10:00
