Saltar para o conteúdo

Sítio Oficial de Informação dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho

Página Inicial/Notícias/

Unidade de Arqueologia muda-se para o Convento de São Francisco

A imagem pode conter: São, Unidade, Convento, Francisco, Arqueologia

Unidade de Arqueologia muda-se para o Convento de São Francisco

GCI ⠿ 21-11-2025 17:00

A Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UAUM) vai passar para o renovado Convento de São Francisco, em Real, Braga, potenciando os projetos de investigação, conservação e promoção da arqueologia e da cultura na região e no país.

A cerimónia de instalação nesta nova casa realiza-se na próxima segunda-feira, dia 24, às 14h30, com a presença do Presidente do Município de Braga, João Rodrigues, do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e da Diretora da UAUM, Maria do Carmo Ribeiro, entre outras figuras.

O Convento de São Francisco foi alvo de uma requalificação, no âmbito de uma parceria entre a CCDR-N, o Município de Braga e a UMinho, com um investimento de 2.5 milhões de euros. Recentemente premiada nos Prémios do Imobiliário organizados pela SIC Notícias e pelo Jornal Expresso, a intervenção – com projeto da responsabilidade do Centro de Estudos da Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho e da autoria da arquiteta Maria Manuel Oliveira – permite um circuito de visita interpretada pelos vários edifícios e acolhe a UAUM, que fica encarregue do serviço educativo, de conteúdos da visita e de exposições permanentes e temporárias. O espaço deverá também alojar o futuro Polo Arqueológico do Cávado, no âmbito da parceria com a Comunidade Intermunicipal do Cávado e com o Município de Braga.

A UAUM é uma das oito unidades culturais da UMinho. Nasceu há 48 anos e com a sede na Avenida Central, em Braga (junto ao Museu Nogueira da Silva e, depois, no Edifício dos Congregados). Foca-se no avanço e na afirmação do conhecimento arqueológico, em especial no Minho e Norte de Portugal. Presta serviços à comunidade em projetos de defesa, valorização e divulgação do património. Apoia a formação em Arqueologia e História e em licenciaturas, mestrados e doutoramentos do Instituto de Ciências Sociais da UMinho. Tem uma equipa de especialistas em várias áreas, além de técnicos e colaboradores em projetos desde a Pré-História, em parceria com instituições de vários países, e publica os resultados dos seus estudos regularmente. A UAUM foi já condecorada com a Medalha de Mérito - Grau Ouro pelo Município de Braga.

Atualizado a 21-11-2025 17:00