Saltar para o conteúdo

Sítio Oficial de Informação dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho

Página Inicial/Notícias/

Universidade do Minho dá as boas-vindas a 2800 novos estudantes

A imagem pode conter: Minho, boas-vindas, Universidade, 2800 novos estudantes

Universidade do Minho dá as boas-vindas a 2800 novos estudantes

GCI ⠿ 11-09-2026 10:00

Os cerca de 2800 novos estudantes de licenciatura e mestrado integrado da Universidade do Minho iniciam esta semana a descoberta das valências da academia e dos centros históricos de Braga e Guimarães, participando ainda em diversas ações culturais e desportivas. O programa de acolhimento é coordenado pela Reitoria, pelas unidades orgânicas e pela Associação Académica (AAUMinho), com apoio dos municípios anfitriões. As aulas arrancam a 14 de setembro.

Sob o slogan “Não percas tempo”, a viagem dos novos estudantes começa nos dias 9 e 10, nos campi de Azurém (Guimarães) e Gualtar (Braga). Cada Escola e Instituto realiza um acolhimento próprio aos recém-chegados, convidando-os a explorar as instalações, as equipas técnicas e docentes e o funcionamento do curso. Os jovens conhecem também os serviços e espaços que farão parte do seu quotidiano, como bares, bibliotecas, instalações desportivas e residências, além de núcleos e associações. Após um almoço na cantina oferecido aos novos estudantes, o “GPS” segue depois pelas cidades, sempre com a orientação de 600 alunos que já frequentam a academia (“embaixadores” e “integradores”).

Esta sexta-feira há igualmente um welcome day em Gualtar dedicado aos 324 estudantes de intercâmbio que chegam de 34 países, como Espanha, Macedónia do Norte, Argélia, Colômbia, Brasil, Angola, Índia, China e Japão. Ficam a estudar este semestre na UMinho, ao abrigo de programas como Erasmus+, Arqus e Almeida Garrett.

Ao longo da próxima terça-feira, dia 15, a Agência para a Reforma Tecnológica do Estado vai estar a apoiar os alunos em serviços públicos como chave móvel digital, cartão europeu de seguro de doença, renovação de documentos e acesso à app gov.pt. No dia seguinte, ainda em Gualtar, decorre um workshop participativo promovido pela Agência para a Investigação e Inovação (AI²).

Sessão com o reitor no dia 16

A sessão de boas-vindas com o reitor, Pedro Arezes e o presidente da AAUMinho, Luís Guedes, é na quarta-feira, dia 16, às 14h00, no anfiteatro natural do campus de Gualtar. Os jovens seguem mais tarde para uma atividade lúdica nas piscinas da Rodovia e, no final, voltam ao anfiteatro natural para um sunset com uma mostra associativa e de grupos culturais da academia, em ambiente de música e convívio.

Já nos dias 17 a 19, o novo Festival Recomeço apresenta meia centena de atividades culturais em Guimarães e Braga. O Conselho Cultural da UMinho propõe, entre outras atividades, piqueniques, cinema ao ar livre, visitas comentadas, performances sentadas e itinerantes, podcast, galeria virtual e exposições dos Encontros da Imagem.

A Azeituna desafia depois para um arraial noturno, nos dias 21 e 22, em Gualtar. A Reitoria e a AAUMinho agendaram também atividades de integração para os estudantes provenientes dos PALOP e Timor Leste (dias 30 de setembro, 2 e 6 de outubro) ou para quem chega por via da 2.ª fase de candidaturas (dia 5 de outubro) e da 3.ª fase (dia 21 de outubro).

A cidade-berço vai igualmente receber vários momentos culturais no âmbito da Receção ao Caloiro – as Serenatas Velhas (dia 6), a Latada (dia 7) e concertos de artistas reconhecidos (dias 7 a 10), organizados pela AAUMinho.

Atualizado a 11-09-2026 11:00