“
Segundo Elisa Lessa, directora da Licenciatura em Música da Universidade do Minho, esta edição decorre do projecto de investigação em curso no Centro de Estudos da Criança, Música Portuguesa para a Infância: inventariação e estudo do repertório musical português. A investigação de natureza histórica, estética e pedagógica, tem como objecto de estudo o repertório musical erudito português inspirado no mundo da infância ou contemplando a própria Criança.
No âmbito deste projecto foram editadas obras para a infância de Eurico Thomaz de Lima, Pequena Canção e Pequena Dança (2001), eGradual para piano (2006); de Cláudio Carneiro, Arioso e Capricciet e Vítor Macedo Pinto, Le petit rien e Mélodie (2004) e de Paulo Bastos,17 Peças para Guitarra (2006).
Em Cinco quadros para Alice, Paulo Bastos, tomando como ponto de partida o conto para crianças Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll (1832-1898), relata cinco momentos de uma série de aventuras protagonizadas por uma menina de 10 anos que no seu sonho conversa com animais que falam.
Elisa Lessa, destaca que este ciclo de peças PARA OS pequenos FLAUTISTAS “é um contributo de inegável valor no universo da música infantil. Na sua riqueza estética e pedagógica, a obra proporciona aos jovens intérpretes esperiências únicas de fruição artística”.
(Pub. Abr/2010)
“