Publicado em Deixe um comentário

A contabilidade das medalhas.



 


As medalhas conquistadas tiverem a seguinte distribuição:


CNU’s: 12 de ouro, 15 de prata e 18 de bronze


TNU’s: 1 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze


Comparando o medalheiro de 2010 com o de 2009, de facto, os alunos da UMinho no plano nacional conquistaram menos uma medalha, 49 medalhas em 2009 e 48 medalhas em 2010.


A maioria do alunos da Universidade do Minho é natural da região – Minho, facto que nos poderá levar a considerar que, em termos desportivos, a UMinho será potencialmente “excelente”, nos desportos que são “excelentes” na região. Esta será uma das vias para tentarmos encontrar correspondência/relação entre a excelência dos resultados desportivos alcançados pelos alunos da UMinho e a excelência do trabalho em termos desportivos desenvolvido na região de influência da Universidade do Minho.


Em algumas modalidades, essa correspondência é evidente, alguns exemplos:


Andebol masculino: capital da modalidade do país, ABC, Xico e FAFE, entre outros, são uma referência em termos de formação de jovens atletas na modalidade; a AAUM foi campeã por oito vezes nos últimos 11 anos, e a equipa masculina de Andebol sagrou-se por 3 vezes Vice-Campeã Europeia Universitária.








Voleibol feminino: projecto de referência a nível nacional, que integra entre outros: Escola de Lamaçães, SC Braga e Universidade do Minho.  A AAUM sagrou-se em 2010 tetra-campeã nacional universitária, e classificou-se em 6º lugar no Europeu Universitário de 2009.




Futsal: é um desporto com forte tradição no Minho e muito particularmente na Universidade do Minho. A rentabilização dos meios e recursos entre a AAUM e o SC Braga, permitiu incrementar o nível qualitativo da equipa da AAUM. A presença em quatro finais e o título nacional (2010) nos últimos cinco anos, confirmam a oportunidade e pertinência desta parceria.




Badminton: a existência de um forte trabalho de formação a nível escolar, criou raízes na região, nomeadamente em Braga e Famalicão. A existência de uma escola de referência desportiva no desporto escolar em Braga, tem contribuído para o alargamento da base formativa e qualificação dos praticantes mais aptos. Foram 24 as medalhas conquistadas nas 3 últimas épocas pelos alunos da UMinho nos CNU’s, e a presença da nossa equipa nos Europeus Universitários tem sido uma constante.


 


Taekwondo: a feliz coincidência de dois dos treinadores nacionais mais qualificados residirem na cidade de Braga, é a razão principal que motiva os melhores atletas nacionais a treinarem e estudarem em Braga, entre eles, o único atleta olímpico da modalidade. Foram 25 as medalhas conquistadas nas 3 últimas épocas pelos alunos da UMinho nos CNU’s, além das 6 medalhas conquistadas pela UMinho no 1º Europeu da modalidade.




Karaté: o Karaté tem forte implantação na região, o aumento do número de praticantes é um facto que tem auxiliado a modalidade a aproveitar as oportunidades para o desenvolvimento que têm surgido. Foram 6 as medalhas conquistadas este ano pelos alunos da UMinho no CNU, acresce a este número a medalha de Bronze conquistada no Europeu de 2009.


Nas modalidades com muitas disciplinas/estilos, como é o caso do Atletismo e da Natação, apesar de existirem praticantes de excelência na região (alguns destes são alunos da Universidade do Minho), o nível desportivo global destas modalidades no escalão sénior, aparentemente, não está ao nível das modalidades anteriormente mencionadas. Acresce o facto de, esta modalidades terem um peso fortíssimo no medalheiro, dado que a Natação e o Atletismo representam aproximadamente 200!! Medalhas. Apesar das limitações a nível instalacional para a prática destes dois desportos na UMinho, registamos que existe procura para a prática e tradição de prática na região.








No desporto como em qualquer outro sector da sociedade, a excelência dos resultados está intrinsecamente relacionada com a qualidade da formação de base e o nível de desenvolvimento alcançado, neste caso, por cada modalidade na região. Esta é a razão dos factos, é nosso dever estar atento e tentar colaborar na elevação do seu nível de desenvolvimento.


 Comparando o medalheiro das participações nos Campeonatos Europeus de 2009 com o de 2008 (Europeus de 2010 disputam-se em Junho e Julho deste ano), constatamos que a Universidade do Minho conquistou mais oito (8) medalhas, 1 medalha em 2008 e 9 medalhas em 2009. Este facto inédito, posicionou a Universidade do Minho em terceiro lugar do Ranking Europeu de 2009, sendo a primeira Universidade Portuguesa em termos desportivos (ranking da Federação Europeia do Desporto Universitário-EUSA), um feito assinalável.


Texto: Pedro Dias

pmdias@sas.uminho.pt



Fotografia: Francisca Fidalgo e Nuno Gonçalves



(Pub. Mai/2010)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *