Publicado em Deixe um comentário

Entre no “RITMO” na UMinho





 


Segunda-feira, 18 horas, os alunos começam a chegar ao ginásio e a testar as bicicletas para escolher a melhor para a aula de cycling que se aproxima. Os alunos vão-se acomodando e esperam a intrutora. Bicicletas preparadas e música “on”, estão assim reunidas as condições para começar a aula.


 


As actividades de ritmo abordam várias variantes, se por um lado quem vai ao ginásio procura aulas com ritmo e onde não se pára quieto um segundo, então a melhor opção passa por exemplo por cycling, se por outro lado o objectivo é relaxar e estar num estado mais “zen” o fit pilates é uma das opções a considerar.


 


Os índices de prática desportiva na comunidade UMinho situam-se acima dos 35%. Rosana Magalhães e Francisco Parreira fazem parte da fracção dos estudantes que frequentam o ginásio.




Estudante de doutoramento de psicologia, Rosana Magalhães frequenta as aulas de ritmo desde o ano passado. Pratica cycling, pilates e fit pilates, esta última é a sua modalidade de eleição, prefere estas aulas porque gosta dos exercícios em si. A aluna afirma “sinto-me muito melhor depois de fazer exercício físico” referindo ainda que “é a maneira ideal de libertar alguma tensão”.








Já Francisco Parreira, estudante de doutoramento em Ciências da Saúde, é dos poucos homens que frequentam estas aulas. Pratica cycling, pilates e jump, afirmando que “são a melhor maneira de relaxar depois de um dia de estudo”.




Conceição Marques, é monitora no Departamento Desportivo da UMinho há 16 anos, é responsável pelas aulas de cycling, pilates, fitpilates, gap e jump, assegurando que estas aulas “consistem num trabalho localizado e cardio-vascular que visa essencialmente a melhoria da qualidade de vida do indivíduo”.


 


Nos últimos tempos tem havido uma maior procura destas aulas, o que segundo a monitora, “uma das principais razões para este facto passa pelo o aumento da variedade de actividades”. Actualmente existe uma oferta de cerca de 16 actividades de ritmo, entre elas: Fit Pilates, Cycling, Expresso Abdominal, Expresso Jump, Expresso GAP, AeroDance, Jump, Step Dance, Pump Attack, Express Total Condition, Step Attack, Pilates, Total Condition, Combat, GAP.e Circuit Total.


 


“Inicialmente só tínhamos Aerobica, Step e Localizada. A oferta de um maior leque de actividades, os novos espaços, a aquisição de novo equipamento, a formação e a motivaçãos dos técnicos, permitiu que fossem criadas condições para o evidente crescimento e evolução das Actividades de Ritmo”, afirma a monitora. Em cada aula Conceição Marques diz ter entre 20 a 25 alunos, “o que é um número excelente”.




Praticar uma actividade de Ritmo vai ajudá-lo a sentir-se melhor e ter mais energia no trabalho, em casa e mesmo, os momentos de lazer vão ser vividos com outra disposição. “Quando somos activos, queimamos mais calorias, mesmo em repouso”. Vários estudos referem que “quem pratica actividade física têm mais energia e níveis superiores de concentração”, sendo também uma forma de prevenção de doenças e um bom contributo para a qualidade do seu sono e gestão de stress.


 


As actividades de Ritmo decorrem tanto no Complexo Desportivo Universitário de Gualtar como em Azurém, de segunda a sábado. Escolha a(s) sua(s) modalidade(s), o horário que mais lhe convém e entre no “RITMO” na UMinho.


 


Texto: Iolanda Lima



Fotografia: Nuno Gonçalves





(Pub. Out/2010)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *