Publicado em Deixe um comentário

Futsal feminino conquista 3º lugar



 


 


Este I TA, que curiosamente marcou o arranque de todas as provas de qualificação para as Fases Finais, foi disputado por nove equipas: AAC, AAUAlg, AAUAv, AAUBI, AAUE, AAUMinho, AAUTAD, AEESEnfC, IPLeiria. Demonstrando muito confiança quando questionadas sobre qual é a melhor equipa em competição, as jogadoras minhotas são unânimes a responder que é a AAUM.


 


Na fase de grupos, a AAUMinho defrontou a equipa de Évora, a AAUE, numa partida com clara superioridade minhota nos diferentes capítulos do jogo. Contra uma AAUE passiva, as jogadoras do norte foram para intervalo com uma vantagem de quatro golos sem resposta, sendo que o primeiro foi marcado ainda pouco passava do primeiro minuto.


 


A equipa da AAUMinho, treinada por Anselmo Calais, entrou na 2º parte com o mesmo espírito de vitória e marcou o 5º golo ainda nem um minuto tinha passado do reatamento. Seguiram-se o 6º, o 7º e o 8º golo da AAUM que esmagava a desordenada equipa de Évora.


 


No segundo jogo do dia, a AAUMinho enfrentou a AAUTAD de Vila Real. Na primeira parte os ataques de parte a aparte foram uma constante, mas o golo teimava em não surgir. As minhotas procuravam incessantemente o golo, mas esbarravam naquela que foi considerada a melhor guarda-redes dos últimos dois mundiais universitários (Portugal foi Vice-Campeão do Mundo em ambos).


 


 Ao minuto oito da 2º parte, na sequência da acumulação de faltas por parte da equipa minhota, a AAUTAD inaugura o marcador na marcação de um livre de 10 metros. A AAUMinho não baixou os braços e a um minuto do termo da partida conseguiu o mais que justo empate.


 


Na manhã do dia 19 foram disputadas as meias-finais onde a AAUMinho defrontou o IPLeiria. Os primeiros 15 minutos de jogo foram de para e resposta, com ambas as equipas a desperdiçarem diversas oportunidades de golo. Neste período de tempo a guarda-redes da AAUM este em particular destaque ao efectuar uma mão cheia de defesas de grande nível.


 


 A 2º parte ficou marcada pelo equilibro entre ambas as equipas e por uma entrada não intencional de uma jogadora minhota sobre uma jogadora adversária, que resultou na lesão desta última. Leiria fez o 1-0 aos oito minutos, resultado esse com que viria a terminar a partida e a relegar a AAUMinho para luta do 3º lugar.


 


A sorte ditou que o conjunto de Anselmo Calais encontra-se novamente a AAUTAD na luta pelos 40 pontos do 3º lugar.


 


A partida iniciou-se a bom ritmo, mas o golos só viriam a surgir na segunda parte, e para a AAUMinho. As minhotas chegaram ao 2-0 com alguma facilidade, resultado esse que viria a ser o final apesar da UTAD, já em desespero, ter jogado a parte final da partida em cinco zero.


A final colocou frente a frente a equipa da casa, a AAUBI, e o IPLeiria num jogo ganho pelas jogadoras da Beira Interior por 4-3. Destaque ainda para o facto de a Académica de Coimbra, Campeã Nacional e Europeia em título, ter sido eliminada na fase de grupos.


 


Texto e Fotografia: Cláudia Fernades



(Pub. Nov/2010)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *