Publicado em Deixe um comentário

Novidades na Natação da UMinho


A natação é uma das actividades mais antigas na UMinho. Iniciada em 1992, de ano para ano tem vindo a sofrer alterações e aperfeiçoamentos, no intuito de ir de encontro às necessidades dos utentes. Esta modalidade é enquadrada em duas vertentes, Competição e Recreação Desportiva, sendo que pode ser praticada tanto em Gualtar-Braga como em Azurém-Guimarães.

 

Tendo como coordenadora da actividade desde 1996, a professora Paula Matos, licenciada em Desporto e Educação Física pela FCDEF – Universidade do Porto. Esta ex-praticante de mergulho e natação sincronizada e actualmente professora de natação para bebés, crianças, adultos e hidroginástica, é auxiliada pelos monitores Carolina Cordeiro, estudante de Direito e Jorge Freiria funcionário da UMinho.

 

Não estando a UMinho ainda dotada de Piscinas, em Braga a modalidade é leccionada nas Piscinas Municipais da Rodovia. No intuito de cobrir todas as categorias de utentes, são adestradas várias classes: Aprendizagem em Piscina Climatizada 25×8 à 3ª feira das 15h20 às 16h20, 4ª feira das 15h às 16h20, 5ª feira das 14h30 às 15h15, 6ª feira das 14h30 às 15h40 e Aperfeiçoamento em Piscina Climatizada 25×17, 2ª feira das 10h às 11h20,3ª, 4ª; 5ª e 6ª feira das 15h às 16h20. Sendo a anuidade para a comunidade UM de 20? e semestralmente de 15?.

 

A novidade este ano acontece em Guimarães, com a introdução a partir de 3 de Novembro de uma nova monitora, Carolina Silva, aluna de Engenharia de Polímeros que vai enquadrar tecnicamente a natação de Azurém. Em Guimarães a actividade decorre nas Piscinas Municipais de Guimarães, contemplando Aulas livres de 90 minutos de prática desportiva sem enquadramento técnico, de 2ª a 6ª feira das 8h15 às 14h e das 14h às 17h, com uma taxa de 1.80? no período da manhã e 1.90? no período da tarde. Como também a classe de Aprendizagem e Manutenção que decorre à 3ª feira das 12h às 14h e 5ª feira das 13h às 14h, com uma taxa mensal de 12?, podendo os utentes frequentar os dois dias livremente.

 

A nível da competição, a única existente é o Campeonato Nacional Universitário (CNU), no qual as atletas da UMinho participam. Tendo o ano passado conseguido uma boa prestação, arrecadando três medalhas de prata e duas de bronze. Esta é segundo a técnica Paula Matos, uma das lacunas, pois como ela mesmo diz deveriam haver pelo menos duas competições durante o ano, um torneio de apuramento que nos conferisse um ranking classificativo e só os apurados iriam aos CNU’s, isso valorizaria muito mais a modalidade. Na UMinho quem mais adere à modalidade são alunos e professores, sendo que uma grande parte dos alunos são erasmos.

 

Vem experimentar e divertir-te com um dos exercícios mais completos na actualidade.

 

Ana Marques

 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *