Publicado em Deixe um comentário

Futsal Masculino da AAUMinho prepara arranque da Liga Universitária

Em Portugal, e um pouco por todo o mundo, poucos são os desportos que mexem com tantos milhões e emoções, como o futebol. Na mesma senda, está o seu ´´irmão´´ mais novo, o futsal.

Apercebendo-se que esta era a modalidade com mais potencial no Desporto Universitário, a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) decide em 2002 alterar o modelo competitivo em vigor. Este, era baseado em torneios de apuramento, a partir dos quais se qualificariam para uma fase final 8 equipas, indo estas disputar entre si o título.

Este modelo no entanto começava-se a tornar desajustado face ao número de Academias a competir entre si. É deste modo que a FADU em parceria com a XCapital decide criar em 2002, uma Liga de Futsal Universitário. Este novo modelo competitivo, iria então proporcionar competição de uma forma regular.

Essa primeira edição haveria de ser conquistada pela equipa do Instituto Superior Técnico (IST), que derrotou a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) no Play-Off de acesso à Final Four. Hoje, e passados que estão 3 anos do arranque da mesma, decidimos entrevistar o técnico principal do futsal da UMinho, João Macedo.

Questionado acerca de como era feita a integração dos novos elementos na equipa, e como era feita a reciclagem desta,  o técnico respondeu-nos que  ´´o processo de integração é devidamente elaborado e acompanhado pela equipa técnica, tendo os jogadores mais velhos um papel muito importante nesse mesmo processo´´. Por sua vez, para se proceder à reciclagem, existem treinos de captação onde a equipa técnica observa as futuras promessas.

Tendo como objectivo principal ganhar a Liga Universitária de Futsal (LUF), é também uma das metas a atingir, a colocação de 2 ou 3 atletas na Selecção Universitária, pois ´´temos qualidade para isso´´.

Para atingir esse objectivo principal, ´´iremos ter adversários como o Instituto Politécnico do Porto e a actual campeã, a Associação Académica da Beirar Interior (AAUBI). Estas equipas de ano para ano têm evoluído, quer em termo táctico/técnicos, quer em termos organizacionais.´´

No primeiro jogo desta época de 2005/06, a equipa da AAUMinho irá defrontar a sua congénere da Universidade Fernando Pessoa. O jogo decorrerá no Complexo Desportivo Universitário de Gualtar, no dia 10 de Novembro.

Quando comparámos os dois modelos competitivos, Macedo confidenciou-nos que quando foi Vice-Campeão Nacional Universitário pela AAUMinho, e ainda no antigo modelo, ´´eram mais susceptíveis a existência de eliminações surpresa, havendo equipas teoricamente mais fracas a vencer as teoricamente mais fortes´´. O novo modelo (Liga), por sua vez, é uma prova de regularidade, pelo que apenas ´´os realmente mais fortes se qualificam para a Final Four´´.

O técnico da AAUMinho deixa ainda um apelo para que todos os interessados na modalidade, pois o desporto da UMinho está aberto a todos, e com condições de trabalho que poucos conseguem, ´´venham e aproveitem esta oportunidade de fazer parte do desporto universitário ´´.

 

Nuno Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *