Publicado em Deixe um comentário

Basquetebol da AAUM inicia caminhada em direcção aos CNUs

Contando com a participação de apenas 5 equipas em representação das respectivas Academias, este torneio realizou-se apenas num só dia, o que implicou um elevado esforço físico para todos os atletas em prova. Todos os participantes viram-se obrigados a realizar 4 jogos de 20 minutos de duração, intercalados entre si por apenas 1h30!

Com todas as equipas  Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) e Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv)  agrupadas então num único grupo, o início da competição deu-se por volta das 11h00 da manhã.

O calendário competitivo determinou que os atletas da AAUM iriam defrontar pela seguinte ordem os seus adversários:

 

 















11h45

     AAUM vs AAUAv

14h45

     AAUBI vs AAUM

16h15

          IPC vs AAUM

17h45

      AAUM vs AAUTAD

 

 

      

 

Jogo 1, AAUM vs AAUAv

No jogo que opôs os actuais campeões nacionais universitários (AAUAv), à equipa da UMinho, orientada por Alexandre Oliveira, os atletas minhotos realizaram uma exibição de encher o olho.

Ganhando logo inicialmente a posse de bola, a toada de jogo foi sempre marcada pela boa circulação exterior e penetrações da AAUM.

Com o MVP do Troféu Reitor deste ano, Hérlander Rodrigues (aluno de Enfermagem), a ganhar quase todos os lances nas alturas, quer nos momentos defensivos, quer nos ofensivos, a vantagem pela posse de bola esteve sempre do lado dos minhotos.

Foi então com alguma naturalidade que a partida terminou com uma vitória tranquila da Academia líder do desporto universitário (AAUM), por 36-32, o que não espelha em si a superioridade demonstrada em campo.

 

    

 

Jogo 2, AAUBI vs AAUM

Enfrentando a equipa teoricamente mais fácil do grupo, Alexandre Oliveira decidiu poupar certos elementos chave da equipa, optando por efectuar uma rodagem na equipa. Apesar disto, a qualidade de jogo por parte da AAUM manteve-se, não sendo demonstrada qualquer tipo pressão ou nervosismo por parte dos atletas em campo.

Efectuando penetrações sempre muito eficazes (havendo mesmo tempo para os tradicionais ´´afundanços´´ à NBA), a taxa de aproveitamento por parte dos minhotos foi bastante elevada, o que se viria a reflectir no placar final.

Com o jogo terminado, e uma vitória por 20-47, aproximava-se a hora do grande teste.

 

    

 

Jogo 3, IPC vs AAUM

Contra uma equipa que contava nas suas fileiras com alguns atletas que disputam a Proliga (S.C.Conimbricense), a diferença entre as duas equipas espelhou-se mais na taxa de concretização, e não tanto na qualidade de jogo  demonstrada por ambas.

Com os atletas de Coimbra a atingirem elevados níveis de aproveitamento, quer em termos de lançamentos externos, quer internos, o destino da partida ficou traçado desde muito cedo, e isto apesar da boa réplica dada pela equipa da AAUM.

No final, e apesar da derrota por 49-39, o que face à qualidade dos adversários é bom, os atletas de Alexandre Oliveira saíram de campo de cabeça erguida pois sabiam que deram o seu melhor e nunca em momento algum baixaram os braços.

 

    

 

Jogo 4, AAUM vs AAUTAD

Já com alguns jogadores acusando a fadiga física inerente a um esforço ao qual não estão habituados, a AAUM acabaria por sofrer uma derrota com um sabor amargo.

Com um início de jogo muito equilibrado, e em que a AAUM chegou mesmo a ter vantagem no marcador, a marcha deste acabaria por se inverter mesmo à beira do intervalo, acabando a UTAD por ir para o tempo de descanso com uma ligeira vantagem de 5 pontos (19-24).

Na segunda parte, e já com os níveis de concentração em baixa, os nossos atletas falharam muito na altura de atirar ao cesto, enquanto que por sua vez os adversários apenas se limitaram a manter o nível exibicional da primeira metade da partida.

Com esta derrota (27-41) frente a uma equipa que em condições normais está perfeitamente ao nosso alcance, a AAUM acabaria por trazer para o Minho o 3º lugar neste TA.

 

Nuno Gonçalves

Nunog@sas.uminho.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *