Publicado em Deixe um comentário

1ª Jornada da Liga Universitária de Futsal – Zona Norte

O pavilhão da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso estava praticamente cheio para ver o jogo de estreia do ISAVE na Liga Universitária. O adversário, a AAUMinho, era um teste difícil para a formação orientada por Mário Pereira e, talvez por causa deste conjunto de factores, a equipa sedeada na Póvoa de Lanhoso tenha entrado em jogo fechada na sua defesa, organizando-se em tímidos contra ataques.

 

A AAUM, claramente superior, tirava vantagem da sua experiência. Uma espécie de ´´doutor´´ que praxava o ´´caloiro´´ a seu belo prazer. Desde o início da partida que se instalou no meio campo adversário e foi com naturalidade que Agostinho Gonçalves colocou a AAUMinho em vantagem no marcador, com remate cruzado de pé direito ao segundo poste. Apesar de dominar, a equipa orientada por João Macedo não conseguia traduzir o futsal praticado em golos e começava a cometer alguns erros defensivos. Zézé e Leitão começavam a dar nas vistas, tiravam proveito de erros do sector mais recuado da AAUMinho e foi num desses lances que Leitão, o homem do jogo, restabelecia a igualdade. Bruno António perdia a bola, infantilmente no meio campo, deixando a sua equipa apenas com um jogador para dois do ISAVE, Leitão agradeceu e marcou sem hipóteses de defesa para André Costa. A primeira parte terminava com o marcador a registar um empate a uma bola.

 

A toada da segunda parte não era muito diferente. O ISAVE jogava em contra-ataque, tirando partido de alguma apatia da AAUMinho. A formação visitante até desenhava lances de algum perigo mas a finalização não existia. Agostinho Gonçalves, um dos jogadores da AAUMinho que se tem notabilizado neste início de época não estava com a cabeça naquele pavilhão. Este factor, juntando à ausência de alguns atletas, como Triunfante, contribuía para o mau desempenho da equipa da capital minhota. O ISAVE tirou partido disto e foi com naturalidade, que a faltar dez minutos para o fim da partida, vencia por 3-1. A formação da casa estava perto de conseguir uma boa estreia na Liga Universitária de Futsal (LUF). A cinco minutos do fim surgiu uma pequena reviravolta. Quando nada o fazia esperar, a AAUM acordou para o jogo e no minuto conseguiu o empate. Primeiro por Bruno António,  num contra-ataque bem conduzido pela ala esquerda, e o empate por Simão Cunha, com um remate certeiro, aproveitando assim um ressalto na área adversária. Até ao fim do jogo a AAUMinho podia ter conseguido a vitória, não fosse a boa defesa do guarda-redes adversário, Natas, Bruno António podia ter marcado.

 

O empate a 3 bolas premeia a equipa do ISAVE, que teve mais garra e, apesar de ser mais fraca que a AAUMinho, acreditou que podia bater o pé à equipa mais experiente. A AAUMinho tem muito trabalho pela frente. Candidata ao título, tem que ´´querer´´ vencer os jogos, pois parecia uma equipa sem objectivos e com vícios oriundos do passado. Os erros defensivos foram o motivo de a formação orientada por João Macedo não ter conseguido trazer na bagagem os 3 pontos.

 

A equipa da arbitragem, constituída por Carlos Costa e Manuel Ferreira esteve bem.

 

 

Nuno Cerqueira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *