Publicado em Deixe um comentário

III Estafeta Braga-Guimarães





Resultados da 3ª Estafeta Braga-Guimaraes…………………………………………………………………..Estafeta.PDF





Da esq. para a dir.: Guimarães Rodrigues (Reitor da UMinho), Irene Montenegro (Pró-Reitora da UMinho), Carlos Silva (Administrador dos SASUM), Pedro Dias (Vice-Presidente da AAUMinho) e Roque Teixeita (Presidente da AAUMinho)



Esta organização do Departamento de Desporto e Cultura (DDC) dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), em colaboração com a Associação Académica da UMinho (AAUMinho), obteve a maior participação de sempre, em número de equipas e atletas. Na manhã do dia 19 de Fevereiro, ninguém quis deixar de estar presente nesta actividade englobada nas comemorações do 32º aniversário da UMinho, que conseguiu mobilizar entre estudantes e pessoas externas, 196 atletas.

 

Foi a terceira prova do género, que de ano para ano vê o seu sucesso redobrado, juntando pessoas de Braga e Guimarães em torno de um mesmo objectivo, a celebração de mais um ano desta Mui Nobre Academia, a união dos dois pólos da UMinho, e das cidades que os acolhem.

 

Pelas 9h00 da manhã deu-se início à acreditação das equipas no Complexo Desportivo da UMinho em Gualtar, ao responsável de cada equipa foi entregue um envelope com o número da equipa, o testemunho e uma T-shirt para cada um dos elementos. Depois das informações dadas pela organização sobre como se processaria a prova, pelas 10h00 e sob umas abertas de sol, como querendo desejar boa sorte a todos, os atletas colocaram-se apostos para o início da prova. Pelas 10h15 o Exmo. Reitor da UMinho, Prof. Dr. António Guimarães Rodrigues, dava finalmente a ordem de partida.

 






O Reitor da UMinho, o Prof. Doutor Guimarães Rodrigues, dá o tiro de partida para mais um recorde da Academia

 

Com a saída a registar-se no Campus da UMinho em Gualtar, a prova foi composta de várias etapas, sendo que o final de cada uma correspondia a uma passagem de testemunho, pois nesses locais já se encontravam outros elementos da equipa que prosseguiriam a prova na fase seguinte, e de etapa em etapa, o objectivo foi comprido e todas as equipas com mais ou menos dificuldade chegaram à meta, que foi o Campus da UMinho em Azurém.

 

Foi uma prova marcada por algumas vicissitudes, pois com a ordem de partida a ser marcada pelos raios de sol, logo após esta e nas duas etapas seguintes a chuva abundante marcou a sua presença, deixando os atletas em prova encharcados. Com o frio que se fazia sentir e enquanto esperavam o companheiro de equipa que fazia a etapa precedente, uns elementos foram tomar um cafezito para aquecer, por isso quando o companheiro chegou, a passagem de testemunho foi feita mesmo no interior do café.

 






Um dos muitos atletas que nesta manhã de domingo uniram os dois polos da UMinho

 

Esta prova foi também marcada por algumas curiosidades, conseguiu bater-se o recorde de participações, em número de equipas e atletas, com 196 atletas e 30 equipas (9 equipas U e 21 equipas A), como também foi batido o recorde de tempo, pela primeira vez a prova foi efectuada em 1h38m14s.

 

Nesta prova, onde o espírito competitivo e de sacrifício foi evidente, pois o objectivo de quem compete é sempre dar o seu melhor, valeu principalmente pelo convívio e a boa disposição entre os participantes.

 

No final a classificação ficou assim distribuída: no Escalão Universitário e em 1ºlugar a equipa 5U (Liliana Correia, Filomena Costa, Ashley Novais, André Silva, Nuno Couto, Pedro Costa, Jessica Augusto e Bruno Vasconcelos) com o tempo de 1h41m29s, na segunda posição colocou-se a equipa 4U (Raquel Pereira, Nuno Vieira, Sónia Maia, João Machado, Bruno Lage, Cristiana Castro, Ana César e André Nogueira) com 2h18m36s, no 3º lugar e ainda com direito ao pódio ficou a equipa 1U (Daniela Carvalho, Ângela Pires, Henrique Fernandes, José Barbosa, Sónia Martins, Carlos Gonçalves, Marisa Esteves e Hélder Barbosa) com o tempo de 2h20m40s.

 

Do Escalão Aberto fez parte a equipa mais rápida da prova no geral, que foi a equipa 8A (Rui Gomes, Filipe Clemente, Fernando Antunes, Assis Azevedo, Gaspar Machado e Jorge Figueiredo) com o recorde de 1h38m14s, no segundo lugar ficou a equipa 18A (André Fernandes, Bruno Ribeiro, Paulo Silva, Pedro Pinto, Luís Ferreira e Pedro Oliveira) com o tempo de 1h43m09s, a terceira posição foi ocupada pela equipa 13A (Marco Jorge, Carlos Jesus, Regos de Bel, Erkan Baran, José Gonçalves e Claidius), com 1h49m40s.

 






A equipa vencedora do Escalão Universitário contou com a presença de vários atletas federados que estudam na UMinho e se encontram ao abrigo do projecto pioneiro de apoio aos atletas de Alta Competição, TUTORUM.

 

No final e no decorrer da festa convívio foram entregues os prémios, sendo que no Escalão Aberto, as três primeiras classificadas receberam uma medalha. No Escalão Universitário, para além das medalhas, foi atribuído ao 1º lugar uma ida à Gata na Praia 2006 e por sorteio entre todas as equipas participantes foi ainda contemplada outra equipa com uma participação na Gata na Praia 2006, que em sorte coube à equipa 4U, que por coincidência tinha terminado na segunda posição.

 

Esta é uma das iniciativas da UMinho que aproveitando o seu aniversário, contribui para a manutenção da função social do desporto, para o fomento da prática e do desenvolvimento desportivo.

 

Ana Marques

anac@sas.uminho.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *