“
Em Tomar, AAUMinho arranca preciosa vitória
A AAUMinho deslocou-se a Tomar no passado dia 21 de Maio para defrontar o Instituto Politécnico local, em jogo a contar para a primeira-mão dos Play Offs, vencendo por uns esclarecedores 6-3.
Num dos melhores jogos da época, a AAUMinho começou o jogo de forma arrebatadora, com um golo de Hugo Silva (Eng. Civil). Este golo acabaria por marcar decisivamente a exibição da AAUMinho, pois foi sempre superior, demonstrando querer ir longe na competição. A primeira parte foi reveladora da capacidade mental da equipa do Minho, dominando o jogo em todos os aspectos, e nunca deixado a equipa de Tomar aventurar-se muito no ataque. Os golos foram surgindo com naturalidade, e o resultado de 4-1 ao intervalo espelhava a superioridade da AAUMinho. Apenas talvez escassa, devido à falta de concretização em algumas situações claras de golo.
Bruno António, com 5 golos apontados no conjunto dos 2 jogos, foi o “Joker” da AAUMinho nesta cartada decisiva
Na segunda parte, acusando o esforço efectuado na primeira parte, mas também devido às energias gastas na semana anterior, a AAUMinho esteve ligeiramente abaixo, dando a sensação em alguns momentos que poderia sofrer para levar de vencida a partida. Com muito esforço e dedicação, a AAUMinho conseguiu controlar as operações, sofrendo apenas dois golos, mas marcando outros dois, que conseguiram repor a justiça no marcador, com um final 3-6. O resultado não deixa de ser revelador da superioridade da equipa minhota, que revelou ter mais “futsal nas pernas”, pese a qualidade técnica demonstrada por alguns jogadores de Tomar. Os golos da AAUMinho foram marcados por Hugo Silva (2), Miguel (2) (BA), Pedro Cunha (Matemática) e Bruno António (Eng. Civil).
Ora a marcar, ora a assistir, Miguel Gonçalves parece estar de volta à ribalta do futsal
Destaque para o regresso aos jogos de Bruno António, um jogador que tinha estado afastado, e que muita falta faz à equipa minhota, sendo o melhor marcador da AAUMinho na Liga, com 17 golos. Em termos de exibições individuais, não houve destaques, tendo estado a equipa globalmente muito bem.
A segunda mão realiza-se Domingo, no Pavilhão Universitário de Gualtar. Espera-se que a Academia compareça em grande número para apoiar a equipa da AAUMinho, num jogo que se espera levar a AAUMinho pela primeira vez, em 4 anos, à Final Four da Liga Universitária de Futsal.
AAUMinho mantém vantagem
Passados oito dias, a AAUMinho recebeu e venceu novamente o Instituto Politécnico de Tomar por 6-5, num jogo mais equilibrado e mais emotivo.
Veloz como sempre, Hugo Silva, é um fantasista nas fintas e nas palavras
O jogo começou com o IPT a jogar melhor e a pressionar a equipa da AAUMinho, tentando recuperar a desvantagem que tinha do primeiro jogo. Um pouco contra a corrente do jogo, a AAUMinho inaugurou o marcador com um golo de Hugo Silva. Este foi o mote para uma excelente exibição na primeira parte, que acabou por ser desmoralizante para os jogadores de Tomar. Bruno António, marcou o 2-0. o primeiro golo do seu hat-trick nesta partida. A equipa de Tomar, que já estava a jogar sem grande convicção, reduziu para 2-1 num golo em que o guarda-redes da equipa da AAUMinho não esteve bem. Perto do fim, Miguel e Magalhães (Matemática) marcaram mais 2 golos, fazendo com a AAUMinho fosse para o intervalo com uns confortáveis 4-1, uma vantagem que seria quase inultrapassável, pois teriam que perder agora por 4-8 para serem eliminados.
Triunfante, um carregador de pianos capaz de tocar violino
A segunda parte começou com uma atitude relaxada por parte da AAUMinho, o que fez que o IPT chegasse a acreditar que era possível dar a reviravolta na eliminatória. Entre os 5 e 8 minutos, em três erros grosseiros defensivos, a equipa de Tomar chegou ao empate, chegando a temer-se o pior para a equipa da AAUMinho. Ao estar empatados a 4 golos, a AAUMinho concentrou-se outra vez no jogo e controlou as operações, apesar da excelente réplica oferecida pelos visitantes, que demonstraram ter uma bela equipa. A AAUMinho, com mais dois golos de Bruno António, a equipa de Tomar resignou-se e deixou de lutar. Perto do final, ainda conseguiram reduzir para 6-5, o resultado final.
A festa do golo é um momento mágico em qualquer jogo
Na globalidade dos dois jogos, a AAUMinho foi claramente superior, merecendo estar na Final Four, que se vai realizar no próximo fim-de-semana em Vila Real, dias 3 e 4 de Junho. Nesta competição, a AAUMinho vai procurar atingir o título de Campeão Nacional Universitário, que não vence desde 1995. Os outros finalistas são a Associação Académica de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leira, e a Universidade da Beira Interior. Destaque para a AAUMinho ser a única representante do Norte presente na Final Four.
Nuno Gouveia