“
Portuguesas continuam no caminho das derrotas!
As duas equipas portuguesas presentes não conseguiram melhorar a sua prestação neste campeonato e voltaram a perder os seus encontros.
University of Coimbra (POR) vs University of Valenciennes (FRA)
Um dos primeiros jogos da segunda fase do torneio opôs a equipa da Universidade de Coimbra à equipa francesa da U. Valenciennes. Equipas que chegaram a esta fase com duas derrotas, e por isso em terceiro e último lugar dos grupos B e D, respectivamente. Tendo os primeiros 10 minutos sido equilibrados, este primeiro período terminaria com um resultado que demonstrou isso mesmo, 13-16. Este equilíbrio manteve-se durante os segundo e terceiro quartos do jogo, registando-se os parciais de 27-31 e 35-38. No último período do jogo a equipa francesa demonstrou ser superior e acabaria por vencer a partida fixando o resultado em 47-56. Segundo a estatística do jogo, a melhor jogadora foi Marion Bisiaux, da equipa francesa.
University of Minho (POR) vs University of Toulouse (FRA)
O jogo entre a equipa organizadora deste Campeonato, e a francesa de Toulouse opôs duas das equipas também elas classificadas em último lugar nos seus grupos. A equipa anfitriã tentava vencer o seu primeiro jogo da competição, contra uma equipa francesa bastante motivada também ela para sentir o sabor da vitória. No primeiro período a sensação era que as minhotas estavam a jogar contra umas das primeiras classificadas, pois as diferenças de níveis entre elas pareciam abismais e no final deste as Francesas já ganhavam por 21-3. No segundo período as minhotas conseguiram equilibrar no início, com prestações bastante similares, mas as francesas continuaram estavam mesmo dispostas a mostrar o que valiam e o placard não parou de aumentar a seu favor, e o resultado de 45-20 fechou o segundo tempo. No início do terceiro período, as jogadoras portuguesas tentaram melhorar a sua exibição, mas a obvia superioridade da Universidade de Toulouse foi inegável, terminando este período com o resultado de 64-32. Com a ajuda da MVP deste jogo, Stephanie Erin, a equipa francesa controlou o resto do jogo, ganhando por 74-38.
University of Amsterdam (NED)
A Universidade de Amesterdão da Holanda defrontou-se com a equipa da Universidade de Belgrado da Servia-Montenegro. A equipa de Belgrado venceu a primeira parte do jogo com seis pontos de diferença relativamente à equipa Holandesa. 19-12 marcava o placard no final desta primeira fase. A equipa de Amesterdão no segundo tempo inverteu os resultados impondo uma táctica muito mais agressiva, conseguindo assim ganhar por 31 ? 29. A Universidade de Amesterdão lutou até ao último minuto da terceira parte para manter a liderança e venceu por 42 ? 39.
O jogo foi equilibrado, cheio de ritmo, com movimentos rápidos. No entanto, no último tempo a equipa da Universidade de Amesterdão perdeu a energia e a equipa de Belgrado venceu o jogo por 50 ? 60. A MVP do jogo foi a atleta da Servia Montenegro, Smiljanovic Stojanovic.
University of Valência (SPA) vs University of Göttingen (GER)
No quarto jogo da tarde, a equipa alemã da Universidade de Göttingen derrotou as espanholas da Universidade de Valência. Este foi um jogo bastante disputado mas que, com o passar dos períodos foi caindo para o lado das alemãs, que acabaram por vencer por 62-73. A equipa espanhola até começou melhor o encontro, ficando à frente no final do primeiro parcial. Neste primeiro período as espanholas conseguiram conter o jogo das suas adversárias, de estatura mais elevada. No segundo período a equipa alemã surgiu mais forte e eficiente e assumiu o controlo do jogo. O terceiro parcial veio confirmar a superioridade das alemãs que alcançaram a liderança do marcador, graças a um bom trabalho da melhor jogadora em campo, Annika Danchert. No banco o treinador espanhol mostrava-se algo preocupado com o desenrolar do jogo. No último período as alemãs aumentaram a distância para as espanholas e controlaram o jogo até ao final.
U. Cordoba (SPA) vs APE Katowice (POL)
Numa semi-final extremamente disputada, as espanholas da Universidade de Córdoba derrotaram as polacas da APE Katowice por 65-61. Com esta vitória a equipa espanhola garantiu um lugar na final de domingo.
A equipa de Córdoba liderou o marcador do início ao fim do encontro, mas as polacas mantiveram quase sempre uma distância curta. Nos primeiros dois períodos a equipa espanhola conseguiu uma vantagem pontual que controlou até ao final do jogo. As polacas tentaram uma reacção mas os ?time-outs? solicitados pelo treinador espanhol mostraram-se importantes para as parar. A equipa da Universidade de Córdoba começou melhor o terceiro período do encontro e teve, a certa altura uma diferença de 18 pontos mas as polacas reagiram, reduzindo para 10 pontos (51-41). O último tempo foi muito disputado com as polacas a aproximarem-se perigosamente das espanholas. Apesar disso, com o soar da sirene, a alegria foi da equipa de Córdoba que invadiu o campo para festejar a passagem a final. Uma das jogadoras decisivas da equipa espanhola foi Irene Serrano, considerada a melhor jogadora em campo.
U. Ljubljana (SLO) vs PWSZ Gorzow W. (POL)
Outra das meias-finais pôs frente a frente a U. Ljubljana da Eslovénia contra a U. de PWSZ Gorzow da Polónia. Esta revelou-se um dos jogos mais emotivos deste torneio. Ambas as equipas tinham ganho os seus dois jogos na fase de grupos e eram sérias candidatas ao título europeu. A U. Ljubljana defendia aqui o seu título que conquistou nas duas edições anteriores do Campeonato Europeu, e no primeiro período estavam a vencer por 17-16. No segundo e terceiro período do jogo a partida continuou muito equilibrada com as duas equipas a lutarem pela vitória, com o resultado a chegar ao fim do terceiro período em 46-59. A campeã em título tentou até ao fim dar mais um passo para a revalidação do título mas a excelente equipa da Polónia com uma defesa forte e coesa, venceram o jogo por 75-73. A MVP do jogo foi Sandra Pirsic da equipa de Ljubljana.
Concurso de Lançamentos Livres e Afundanços
Decorrerem hoje, pelas 12h30 no Multiusos, também o concurso de afundanços e lançamentos livres, podendo inscrever-se um atleta por equipa. Nos lançamentos livres estiveram em prova seis atletas femininas e atletas masculinos, sagrando-se vencedora do feminino Annika Danckert da equipa de Gottingen (GER), o vencedor masculino foi Hans Logtenberg de Groningen (NED). Nos afundanços o vencedor foi Serigne Fall da U. Paris 7 (FRA)
Redacção CEUB