Publicado em Deixe um comentário

Equipas portuguesas arredades das meias-finais.

As quatro equipas portuguesas presentes neste Europeu têm tido a vida muito dificultada. Apesar de estarem a dar o seu melhor, a diferença de nível do seu Basquetebol, relativamente às outras, tem tornado os seus jogos em verdadeiros desaires e ainda não conseguiram sentir o sabor da vitória.


 

Neste Europeu onde tudo tem estado ao melhor nível, têm-se destacado na competição masculina as equipas U. Split (Croácia), U. Ljubjana (Eslovénia), Vytautas Magnus (Lituânia),  Siauliai U. (Lituânia) equipas estas que passaram às meias-finais deste europeu. Quanto à competição feminina os destaques vão para a U. Cordoba (Espanha), U. Lubjana (Eslovénia) e APE Katowice (Polónia), que para já garantiram a presença na fase que revelará o Campeão do torneio. As equipas portuguesas apenas irão disputar os últimos lugares na fase seguinte, que correspondem no masculino aos 13º, 14º, 15º, 16º lugares e no feminino aos 9º, 10º, 11º, 12º.

 

Resumos da competição Feminina

University of Minho (POR) vs University of Cordoba (ESP)

No primeiro jogo do dia a equipa da casa defrontou a equipa espanhola de Cordoba. No primeiro período, pelas maõs de Elsa Lima e Marlene Gonçalves as portuguesas tentaram contrariar a maior experiência das espanholas, apesar da equipa minhota ter utilizado todos os seus trunfos  para contrariar as mais valias de Cordoba, este foram em vão pois as espanholas não mais deixaram a lidernça do marcador vencendo o jogo por 36-70. A MVP deste jogo foi Marta Martinda da U. Cordoba.

 

University of Ljubljana (SLO) vs University of Coimbra (POR)

O segundo jogo do dia foi entre University of Ljubljana e University of Coimbra, onde viria a sair vencedora a equipa da Eslovénia por 79-42. No primeiro período já a vitória da Eslovénia tomava corpo com a vantagem em 4 pontos, e o resultado em 14-10. Nos restantes períodos apesar da luta que Coimbra deu, o resultado manter-se-ia sempre com a vantagem para a U. de Ljubljana. O resultado final fixou-se em 79-42 com a derrota para Coimbra. A MVP do jogo a ser Katarina Ristic.

 

APE Katowice (POL) vs INSA Toulouse (FRA)

O décimo primeiro jogo feminino opôs as equipas APE Katowice da Polónia e INSA Toulouse da França. Os primeiros 10 minutos foram muito disputados, com as duas equipas a demonstrarem, desde o início da partida, que queriam ganhar o jogo. No final do primeiro período, a equipa polaca vencia por 19-16. No segundo quarto do jogo, as polacas evidenciaram alguma superioridade, traduzida no resultado: 38-28. Depois do intervalo as jogadoras francesas entraram em campo dispostas a tentar inverter o resultado, apesar disso, a equipa polaca continuou na liderança do marcador electrónico, com um resultado parcial de 54-49. No final da partida a equipa APE Katowice saiu vencedora, tendo batido a equipa francesa por 73-59.

A MVP foi Clementine Dressaire, da equipa francesa.

 

Resumos da competição Masculina

U. Lublin (POL) vs Siauliai U. (LTU)

A Universidade de Lublin da Polónia e a Universidade de Siauliai da Lituânia defrontaram-se num dos primeiros jogos do terceiro dia do Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol. A primeira parte do jogo deu superioridade à equipa da Lituânia que ganhou por 23-25.

Durante a segunda parte da competição as duas equipas pareceram medir forças e num jogo renhido o resultado ficou empatado em 49-49. Essencialmente aéreo, a terceira parte do jogo permitiu à equipa da Universidade de Siauliai ganhar mais alguns pontos. O resultado ficou em 65-75.

O período final foi muito faltoso. A Universidade de Siauliai da Lituânia venceu o jogo por 86-93. O MVP escolhido foi o atleta Lituano Darius Pakamanis.

 

Frederick IT (CYP) vs UTAD (POR)

A Frederick IT alcançou a segunda vitória no CEUB?06 ao derrotar a equipa da UTAD por 78-52. Com esta vitória a equipa do Chipre subiu ao segundo lugar do grupo D.

Os cipriotas, com o seu jogo rápido, controlaram todo o encontro, conseguindo uma grande vantagem nos dois primeiros períodos.

Nos últimos vinte minutos do encontro a equipa portuguesa tentou reagir mas nunca conseguiu fazer frente a uma sólida equipa do Chipre.

 

Vytautas Magnus (LTU) vs U. Paris 7 (FRA)

No jogo decisivo do grupo C, a equipa Vytautas Magnus superiorizou-se à francesa U. Paris 7, alcançando desta forma, o primeiro lugar do grupo. No final os lituanos venceram os franceses por 104-82.

Ambas as equipas entraram bem no jogo, com poucas falhas e oportunidades perdidas. No primeiro período o jogo foi muito equilibrado, tendo os lituanos terminado com uma ligeira vantagem de 26-25.

No segundo tempo, os franceses tomaram a dianteira do marcador graças às grandes ?arrancadas? e aos lançamentos de três pontos do número 8, Yannick Marshall. Apesar disso, os lituanos conseguiram reagir e recuperaram a liderança.

A terceira parte foi totalmente dominada pela equipa lituana, obtendo uma significativa vantagem de quase trinta pontos.

No último período os franceses ainda tentaram uma recuperação, mas a vantagem já era demasiada para o conseguirem.

 

Fatih University (TUR) vs University of Groningen (NED)

No início da tarde a Fatih University confrontou a University of Groningen, ganhando o jogo com 74 pontos contra os 67 holandeses. A equipa de Groningen nunca esteve a ganhar no final de cada parte. Fatih acabou a primeira parte com 21-14, cujos últimos pontos foram conquistados pelo número 14, Ibrahim Bayram.

O número 15 da Universidade holandesa, Machiel Smit empatou o jogo no terceiro minuto do segundo período. No entanto, a equipa turca terminou a liderar (37-39) e manteve a supremacia até ao final da quarta parte.

 

ATIE Thessaloniki (GRE) vs University Lyon I (FRA)

A Universidade de Lyon I foi derrotada pela TIE Thessaloniki por uma pequena diferença (65-63).

A equipa grega começou a ganhar desde os primeiros minutos, mas o jogo tornou-se mais renhido no final do quarto período.

Na primeira parte do jogo, o grego Evangelos Kalfountzos foi essencial para colocar os gregos na dianteira (18-16). O segundo tempo evidenciou fragilidade na defesa francesa, com um resultado de 46-33. A superioridade grega continuou até à última parte, onde os franceses estabeleceram o empate. No entanto, o número 5 grego, Kyriakos Troulialis, conquistou a vitória num lançamento livre, estabelecendo o resultado de 65-63.

 

U. Ljubjana (SLO) vs Czestochowa U. (POL)

Em jogo a contar para a última jornada do grupo B, a equipa da Universidade de Ljubljana derrotou, por 76-55, os polacos da Universidade Czestochowa e assegurou o primeiro lugar no grupo.

Os eslovenos comandaram o jogo do início ao fim, com os polacos a terem sérias dificuldades em penetrar a defesa sólida adversária, apostando mais nos contra-ataques rápidos.

No final do jogo a superioridade da equipa eslovena doi clara e o resultado era o espelho disso mesmo.

Nas meias-finais, a equipa eslovena irá defrontar a primeira classificada dos grupo D, a equipa polaca da Universidade Lublin.

 


U. Göttingen (GER) vs PWSZ Gorzow W. (POL)


Encerrando a terceira jornada, teve lugar o jogo entre U. Göttingen da Alemanha e a equipa polaca PWSZ Gorzow Wielkopolski. Este foi um jogo bem disputado e renhido. No final do primeiro período de jogo, a equipa polaca liderava com o resultado de 18-22, apesar do equilíbrio registado entre as duas equipas durante os 10 primeiros minutos de jogo. As jogadoras polacas apresentaram um cinco inicial muito completo e ágil. Quanto às alemãs, o seu principal problema foi, durante todo o jogo, a incapacidade de recuperar a bola após o seu ataque. No segundo e terceiro períodos, as jogadoras polacas continuaram a evidenciar uma ligeira superioridade, evidenciada pelos resultados parciais: 32-43 e 44-64. O resultado final foi 53-87e a MVP foi Joanna Czarnecka, da equipa da Polónia.

 

 

 

 

 
    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *