Publicado em Deixe um comentário

José Mendes na Volta à França do Futuro

”    

Este atleta de Guimarães e estudante da UMinho, que recentemente concluiu a Volta a Portugal do Futuro na segunda posição, participará de 31 de Agosto a 9 de Setembro na 43ª Volta a França do Futuro (Le Tour de l’Avenir), prestigiada prova do calendário internacional caracterizada pela sua dureza e cujas dez etapas totalizarão 1393 quilómetros.

Além de José Mendes foram pré-seleccionados para integrar a Selecção Nacional de Sub 23 os seguintes atletas: Afonso Azevedo, André Cardoso, António Jesus, Filipe Cardoso, José Martins, Rui Costa, Tiago Machado e Vítor Rodrigues.

 

José Mendes faz também parte do lote de pré-seleccionados para os Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada, a realizar em Salzburg (19 a 24.Setembro), sendo provável que seja escalonado para disputar as provas de contra-relógio e em linha.

 

Presença regular nos trabalhos da Selecção Nacional, José Mendes, fez este ano história no Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário ao conquistar o 14º lugar no contra-relógio individual e a 17ª posição na prova em linha.

 

Estudante do 2º ano do Curso Superior de Engenharia Electrónica e de Computadores do pólo de Guimarães da Universidade do Minho, José Mendes foi o único ciclista português a participar nos referidos Campeonatos, disputados em Herentals (Bélgica). No ano passado, o corredor vimaranense foi o melhor português nos Campeonatos da Europa de Ciclismo de Estrada (Moscovo) ao conquistar a 27º posição na prova de contra-relógio individual, tendo alcançado a 50ª posição em prova idêntica dos Campeonatos do Mundo de Madrid. Vice-Campeão nacional de contra-relógio em 2005, José Mendes foi Campeão Nacional de Contra-Relógio de juniores e cadetes, conquistou um título de Campeão Nacional de Estrada (Cadetes) e venceu diversas provas em Portugal e no estrangeiro.

 

Na mais recente edição da Volta a Portugal do Futuro, o jovem estudante universitário apenas foi suplantado pelo ciclista profissional Filipe Cardoso (LA Alumínios/Liberty Seguros) que disputou a prova pela equipa do SM Feira/Leclerc. Além do segundo lugar na geral individual, José Mendes foi terceiro na classificação por pontos, tendo lutado até ao fim pela reconquista da camisola amarela que perdeu na terceira etapa da competição para um corredor profissional.

 

Com uma prestação bastante positiva na Volta a Portugal do Futuro, o jovem de 21 anos voltou a evidenciar as suas características de ”atleta completo”, sendo de realçar o esforço em conciliar a actividade desportiva com a frequência do Curso Superior de Engenharia Electrónica e de Computadores, cujo segundo ano frequenta no pólo de Guimarães da Universidade do Minho.

 

Na presente época desportiva venceu a Clasica de Pascua (Espanha), a quarta prova da Taça de Portugal (Ílhavo), a 3ª Clássica Casactiva/Quintas das Arcas/Madeilongo (Troféu RTP) e foi segundo na classificação da juventude do 27º Grande Prémio do Minho e na segunda prova da fase final da Taça de Portugal. O atleta vimaranense concluiu a Taça de Portugal na quarta posição e obteve o mesmo resultado nos Prémios de Vila Franca/Terra da Flor e ACM (sub 23). Entre outros resultados, José Mendes foi também terceiro na primeira prova da Taça de Portugal e sexto na Clássica de Guimarães e no III Grande Prémio Terras de Sicó. José Mendes é actualmente o terceiro classificado na geral do Troféu RTP, quando falta disputar apenas uma prova (3º Grande Prémio Caixa Agrícola, Pombal, 3 de Setembro) – e na qual não marcará presença por estar na altura na Volta a França do Futuro.

 

Entretanto, contrariamente ao noticiado hoje na imprensa desportiva, José Mendes ainda não assinou contrato para a próxima época, apesar de ter um pré-acordo verbal com uma das formações que integrarão o pelotão nacional. Abordado por diversas equipas interessadas nos seus préstimos, a decisão de José Mendes será anunciada dentro de dias, sendo praticamente uma certeza que não representará em 2006/2007 a equipa do ASC/Vitória de Guimarães.

 

 

VOLTA A FRANÇA DO FUTURO

1ª etapa (31.Agosto): Charleroi – Charleroi (130 km)

2ª etapa (1.Setembro): Charleroi – Mont-Saint-Martin (180.5 km)

3ª etapa (2.Setembro): Mont-Saint-Martin – Moyeuvre-Grande (144.5 km)

4ª etapa (3.Setembro): Yutz – Metz (149 km)

5ª etapa (4.Setembro): Metz – Nancy (151 km)

6ª etapa (5.Setembro): Nancy – La Bresse (161.5 km)

7ª etapa (6.Setembro): La Bresse – Ornans (163 km)

8ª etapa (7.Setembro): Salins-Les-Bains – Saint-Denis-Pouilly (143.5 km)

9ª etapa (8.Setembro): Chamonix-Mont-Blanc – Finhaut  (24.5 km)

10ª etapa (9.Setembro): Saint-Nicolas-La-Chapelle – Marcinelle-En-Montagne (145.5 km)

 
Redação”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *