Publicado em Deixe um comentário

Líder AAUMinho alcança 2º lugar







Fotos disponiveis on-line na Galeria BIG





 

Com o apuramento para as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs) já garantido, fruto das 2 vitórias nos 2 primeiros Torneios de Apuramento (TAss), a equipa de andebol da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) apresentou-se na cidade da Covilhã determinada a vencer o 3º e último Open do ano, e garantir o pleno em vitórias em TAs.

 

Este torneio contou com a participação de 6 equipas, divididas em 2 grupos de qualificação. A AAUMinho ficou inserida no grupo A conjuntamente com as formações da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD). No grupo B, ficaram as equipas do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e do Instituto Superior de Sáude do Alto Ave (ISAVE).

 






Fase de Grupos

 

O primeiro jogo do torneio, opôs a AAUMinho à formação da casa, a AAUBI. Numa primeira parte muito equilibrada, a equipa da AAUBI conseguiu aguentar bem a pressão da AAUMinho, chegando mesmo ao intervalo a vencer por 7-8. Na segunda parte os minhotos entraram mais decididos em campo, e determinados a alcançar a vitória na partida. Não deixando espaços para o adversário jogar e aproveitando todas as falhas da AAUBI, os minhotos conseguiram os seus intentos vencendo a partida por 17-14.

 

No segundo jogo, o adversário foi a equipa da AAUTAD. A equipa minhota, ao contrário do que tinha acontecido no primeiro jogo, entrou em campo desde início muito concentrada não dando qualquer hipótese à formação transmontana. Ao intervalo o marcador registava 2-6 favorável à AAUMinho. Na segunda parte, a partida continuou a pender para a AAUMinho, e com naturalidade se chegou ao final da partida com a vantagem para a formação orientada por Gabriel Oliveira. Resultado final 9-15 favorável aos minhotos.

 

A equipa da AAUMinho, transitava assim na primeira posição para as meias-finais do torneio, onde iria encontrar o segundo classificado do grupo B, a equipa da AAUAv.

 

Na luta pelo 2º lugar do grupo, estavam AAUBI e AAUTAD, com o mesmo número de pontos. Acabaria por ser a AAUTAD a passar à fase seguinte, pelo critério de disciplina. AAUTAD que viria a defrontar o ISAVE, vencedor do grupo B.

 






Meias-finais

 

No primeiro encontro das meias-finais, AAUMinho e AAUAveiro, duas equipas que se conhecem muito bem, lutavam por um lugar na final do torneio. Conscientes do potencial da formação de Aveiro, os atletas da AAUMinho cedo tomaram o controlo da partida, evitando que a formação aveirense ganhasse vantagem. Ao intervalo os minhotos venciam por 10-5. Na segunda parte, “só deu” AAUMinho; 10 golos nos 15 minutos regulamentares, contra 4 da equipa aveirense, carimbavam a presença na 3ª final consecutiva, noutros tantos TAs, da equipa minhota. Resultado final da partida 20-9.

 

Na outra meia-final, o ISAVE foi mais forte que a AAUTAD, vencendo a partida por 21-11, marcando assim encontro com a formação da AAUMinho na grande final.

 






Final

 

A final deste torneio, ditava um embate entre duas equipas do Minho. ISAVE e AAUMinho, repetiam assim o embate da final do II TA, realizado em Aveiro.

 

O ISAVE querendo vingar a derrota sofrida na anterior final, desde cedo assumiu as despesas do jogo. A equipa da AAUMinho ia respondendo bem ás investidas do ISAVE, mantendo a partida equilibrada. Ao intervalo o marcador registava a vantagem para o ISAVE; 6-11. O segundo tempo mostrou um ISAVE ainda mais determinado, não conseguindo os homens da AAUMinho contrariar a vantagem e determinação da equipa da Póvoa de Lanhoso.

 

O factor físico e o entrosamento da equipa do ISAVE foi determinante para o resultado final que se registou: 12-19. Com o segundo lugar no torneio, a equipa minhota conseguiu manter o estatuto de líder do ranking nacional universitário deste ano.

 

No jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares, foi mais forte a equipa da AAUAveiro que levou de vencida a equipa da AAUTAD por 27-17.

 

Terminadas as provas de apuramento, aguardam-se as fases finais dos CNUs, que se realizam na Universidade do Minho, e que irão ditar o campeão nacional da modalidade. A equipa da AAUMinho, vice-campeã europeia da modalidade é uma série candidata à vitória final do CNU.

 

Representaram as cores da AAUMinho neste TA: João Vieira (Eng. Civil), Mário Fernandes (Eng. Civil), Rui Ferraz (Eng. Comunicações), Artur Monteiro (Gestão), Eduardo Sampaio (Eng. Electrónica Industrial), José Teixeira (Gestão), Nuno Pires (Direito), Rui Filipe (Eng. Comunicações), Diogo Matos (LTSI), Jorge Pinto (Gestão), João Gonçalves (LTSI), Cláudio Mesquita (Eng. Civil) e Eduardo Fernandes (Relações Internacionais); Treinador: Gabriel Oliveira.

Texto e Fotografia: Hélder Miranda    

        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *