Publicado em Deixe um comentário

Basquetebol – Troféu Reitor 2007







                                                           Fotos disponiveis online na Galeria BIG

        Basquetebol Misto 


 


Grupo A – Complexo Desportivo Universitário de Gualtar



Grupo B – Complexo Desportivo Universitário de Azurém


 


Regulamento de Prova………………………………………………………………………………………………………………………Link


Resultados, Classificações e Calendário………………………………………………………………………………..download








3º/4º Lugar


LECOM 37 – ENG.CIVIL 34


No jogo de atribuição do 3º e 4 º classificado, mediam forças as equipas de LECOM e Eng.ª Civil.

Na primeira metade da partida assistiu-se a um jogo bastante disputado e com a vertente ofensiva muito produtiva. Ambas as equipas conseguiram converter um elevado número de pontos. 26 – 20 era o resultado no final dos primeiros 10 minutos.

Na segunda parte, as equipas apostaram em defender de forma mais agressiva, mas sempre com momentos bastante espectaculares. A equipa de LECOM mostrou-se mais eficaz e certeira na hora de atirar ao cesto, e esse pormenor acabou por marcar a diferença. 37 – 34 acabou por ser o resultado final, em mais um jogo dignificante para a modalidade e ao nível do que foi habitual na edição deste ano do troféu reitor.

O destaque da partida vai para o Tiago Faria, com 19 pontos convertidos (1 lance livre, 2 triplos, 6 duplos).

 

Ficha de jogo……………………………………………………………………………………….jogo 27.pdf 







 


Meias-Finais


LEI/LESI  29 – ENG CIVIL 22


A primeira meia-final do dia colocava frente a frente a campeã em título (LEI/LESI), e a aguerrida equipa de Eng. Civil, num jogo em que se esperava muito equilíbrio e espectáculo.

Ambas as equipas entraram muito concentradas a nível defensivo, dificultando ao máximo as acções ofensivas dos seus adversários. Não foi então de estranhar que, ao intervalo, o resultado fosse uns baixos 10 – 14 favorável aos “engenheiros”.

Na segunda metade do encontro a equipa de LEI/LESI entrou apostada em dar a volta ao resultado e recorrendo muitas vezes ao contra-ataque, conseguiu passar para a frente do marcador e até ganhar uma vantagem confortável. A equipa de Eng. Civil tudo tentou para evitar a derrota, mas a maior experiência dos “informáticos”, bem como uma maior frescura física destes acabou por ser fatal para os de Civil. No final dos 20 minutos o marcador indicava 29 – 22, estando assim encontrado o primeiro finalista.

O destaque desta partida vai para o Pedro Rodrigues (LEI/LESI) com 11 pontos convertidos (4 duplos e 1 triplo).

Ficha de Jogo………………………………………………………………………………………………………..jogo 25.pdf


ENG. COMUNICAÇÕES  34 – AFUM 38


Na segunda meia-final defrontavam-se as equipas de LECOM e da AFUM que vinham ambas dos quartos de final com vitórias claras sobre os seus adversários.

A partida iniciou-se com um ritmo baixo com ambas as turmas apostadas em jogar pela certa, não arriscando muito no contra-ataque, optando mais pelo ataque posicional. Com movimentações ofensivas bastante bem definidas e com uma boa selecção do lançamento, as duas formações chegaram ao intervalo com pontuações elevadas. 15 – 17 era o resultado ao intervalo.

A segunda parte foi bastante diferente, com o ritmo de jogo a aumentar com o passar do tempo. A AFUM, fruto da sua maior experiência, conseguiu cavar uma diferença de 10 pontos que acabou depois por ir gerindo até ao final do jogo. Mesmo assim assistiu-se a um final de partida frenético, com os de Comunicações a conseguirem aproximar-se através de lançamentos de 3 pontos. Com apenas 7 segundos para jogar, a partida foi sentenciada pelo “funcionário” João Sousa que, com 2 lançamentos livres certeiros, colocou a diferença em 4 pontos. 34 – 38 foi o resultado final.

O destaque da partida divide-se por dois atletas da AFUM (João Sousa – 19 pontos – 4 lances livres, 3 triplos e 3 duplos) (Alexandre Oliveira – 17 pontos – 2 lances livres, 1 triplo e 6 duplos) e um de LECOM (Tiago Faria – 17 pontos – 2 lances livres, 3 triplos e 3 duplos).

Ficha de Jogo………………………………………………………………………………………………………..jogo 26.pdf




 









Quartos de Final


LEI / LESI 35 – GEOGRAFIA 27


O primeiro jogo dos quartos de final colocava frente a frente o 1º classificado do grupo A (LEI/LESI) e o 4º classificado do grupo B (Geografia).

Desde cedo se percebeu que os “informáticos” queriam resolver o jogo bem cedo, para depois poderem gerir o esforço dos seus atletas. Entrando com uma velocidade de jogo bastante elevada, e recorrendo várias vezes ao contra-ataque, LEI/LESI chegou ao intervalo a vencer por 17-10.

Na segunda metade, e como já era de esperar, os vencedores da edição do ano passado geriram a vantagem alcançada na primeira parte, qualificando-se assim para as meias-finais. Com os 20 minutos regulamentares cumpridos, o marcador indicava 35 – 27 para os “engenheiros”.

O destaque da partida vai para o Ricardo Correia (Geografia), que apesar da derrota conseguiu converter 17 pontos (8 duplos e 1 lance livre).

Ficha de Jogo………………………………………………………………………………………………………………..jogo 21.pdf


SOCIOLOGIA 25 – ENG.CIVIL 32






 

 

O segundo embate do dia cruzava o 2º classificado do grupo A (Sociologia) com o 3º classificado do grupo B (Eng.ª Civil).

Numa partida em que ambas as equipas se equilibravam bastante em termos físicos, assistiu-se a um início muito intenso e até com algumas “picardias” entre os jogadores, desde logo sanadas pela dupla de arbitragem. Em termos de jogo jogado, era visível que as duas formações contavam com excelentes jogadores, quer interiores quer exteriores. O intervalo chegou com o marcador a indicar 10 – 16 para os de Civil.

Na segunda metade a equipa de Sociologia entrou apostada em dar a volta ao resultado e, através de alguns lançamentos exteriores, consegui mesmo aproximar-se do seu adversário. Foi então que surgiu o atleta João Quaresma (Eng.ª Civil) que ao longo do jogo converteu 13 pontos (6 duplos e 1 lance livre) e, com uma recta final bastante certeira, acabou por resolver a partida.

O resultado final foi um 25 – 32 com ambas as equipas de parabéns pelo excelente espectáculo proporcionado ao público presente.

Ficha de Jogo………………………………………………………………………………………………………………..jogo 22.pdf


 







ENG.COMUNICAÇÕES 39 – LEA 14


O terceiro jogo do dia foi entre o 1º classificado do grupo B (LECOM) e o 4º classificado do grupo A (LEA). Esta seria a partida, teoricamente, menos equilibrada face á qualidade de jogo demonstrada por ambas as equipas ao longo deste troféu.

Tal como esperado, assistiu-se a uma partida bastante desequilibrada, apesar do excelente esforço por parte dos atletas de LEA. Não foi então de estranhar que, ao intervalo, o resultado já era de 19 – 3.

A segunda metade não trouxe grandes novidades, continuando a ser bastante evidente a diferença de andamento entre as duas formações e foi com alguma naturalidade que, no final da partida, o marcador indicava uns claros 39 – 14.

O destaque do jogo vai para o Tiago Faria (LECOM) com 14 pontos (1 triplo, 4 duplos e 3 lances livres).

 

Ficha de Jogo………………………………………………………………………………………………………………..jogo 23.pdf


ENG. MECÂNICA 25 – AFUM 32


No último jogo do dia mediam forças as equipas de Eng.ª Mecânica, 2º classificado do grupo B e a AFUM, 3º classificado do grupo A.

Num jogo onde se esperava bastante equilíbrio, a equipa de Mecânica entrou bastante mal na partida, fruto também do maior acerto defensivo por parte dos funcionários. Foi então que se chegou ao intervalo com 5 – 17 favorável á AFUM.

A segunda metade da partida foi mais equilibrada, e apesar do maior acerto ofensivo dos “mecânicos”, a diferença “cavada” nos primeiros 10 minutos acabaram por se revelar decisivos. No final do jogo o resultado ditou a passagem da AFUM para as meias-finais (25 – 32).

O destaque do jogo vai para o Gokhan Gumus (Eng.ª Mecânica) com 13 pontos (2 duplos e 3 triplos), mesmo assim insuficientes para vencer a partida.

Ficha de Jogo………………………………………………………………………………………………………………..jogo 24.pdf



 





 

 

10ª Jornada

 

ENG.MECÂNICA 34 – GEOGRAFIA 32

 


Após ambas as equipas terem saído derrotadas na 4ª jornada do grupo B, as duas formações estavam apostadas em vencer a partida, os de Mecânica para garantirem o 2º lugar, e os de Geografia para não dependerem de outros resultados para se qualificarem.

Com uma entrada muito forte por parte de Geografia, os “engenheiros” foram surpreendidos e viram-se obrigados a um esforço suplementar para recuperarem a partida. Ao intervalo o resultado indicava 11 ? 15.

Na segunda metade, e fruto do maior acerto ofensivo dos de Mecânica, o rumo do jogo acabou por se inverter e nem o enorme esforço por parte dos atletas de Geografia teve resultados. Foi então assim que, no final da partida, o marcador indicava uns equilibrados 34 – 32.

O destaque do jogo vai para o Ricardo Correia (Geografia) que conseguiu converter 25 pontos (11 duplos e 1 triplo).

 

 

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 19.pdf

 

ENG. CIVIL 35 – TSI /INF.GESTÃO 24

 


Num grupo bastante equilibrado, esta partida colocava frente a frente duas formações que apenas tinham alcançado uma vitória em três jogos disputados. Com este panorama, a derrota de qualquer uma delas poderia significar a eliminação do troféu.

A primeira parte mostrou duas equipas um pouco nervosas, mas com um ligeiro ascendente dos de Civil que assim conseguiram chegar ao final do primeiro tempo com uma vantagem de 6 pontos (16 – 10).

Nos segundos dez minutos, a equipa de TSI “vendeu cara a derrota” e, com uma excelente recuperação, aproximou-se dos seus adversários. Foi então que os “engenheiros” voltaram a aumentar o ritmo e, principalmente através do contra-ataque, acabaram por resolver a partida, vencendo por 35 – 24, garantindo desde logo a qualificação para os quartos de final.

O destaque da partida vai para o João Quaresma (Eng.ª Civil) com 11 pontos convertidos (2 lances livres, 1 triplo, 3 duplos).

 

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 20.pdf

 

 





9ª Jornada

 

ENG. COMUNICAÇÕES 29 – ENG.MECÂNICA 23

 


O interesse no embate entre LECOM e Eng.ª Mecânica estava centrado no facto do vencedor desta partida garantir, desde logo, o primeiro lugar deste grupo B. Como tal, ambas as equipas apostavam forte na vitória, iniciando o jogo com um ritmo bastante forte. De realçar o forte apoio do público para a equipa de Eng.ª Mecânica, que conta com vários alunos de ERASMUS e que trouxe até Azurém uma grande claque.

A primeira parte foi bastante bem disputada, com os jogadores das duas equipas a lutarem muito nos ressaltos e nas bolas divididas. Não foi então surpresa que ao intervalo o jogo estivesse bastante equilibrado (12 – 12).

Na segunda metade do jogo a turma de LECOM mostrou uma maior frescura física e consegui alcançar alguma vantagem, fruto também do maior desacerto defensivo dos “mecânicos”. Estes ainda encetaram uma pequena recuperação, mas que não foi suficiente para assustar os de Comunicações. 29 – 23 foi o resultado final.

O destaque da partida vai para o Pedro Gomes (LECOM), responsável por 10 pontos (5 duplos).

 

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 17.pdf

 

 

GEOGRAFIA 20 – ENG. CIVIL 44

 


Esta partida colocava frente a frente a equipa de Geografia, que na jornada anterior tinha alcançado a sua primeira vitória, e Eng.ª Civil que ainda não tinha vencido qualquer jogo.

Desde cedo se percebeu que os “engenheiros” estavam mais fortes e logo conseguiram uma vantagem confortável ao intervalo (12 – 20).

A segunda parte não trouxe nenhuma novidade, com os de Eng.ª Civil a aumentarem ainda a sua vantagem, e com a turma de Geografia totalmente rendida á superioridade da equipa adversária. No final do tempo, o marcador indicava uns claros 20 – 44 favoráveis a Civil.

O realce da partida vai para o Valter Alves (Eng.ª Civil) com 16 pontos marcados (8 duplos).

 

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 18.pdf

 

 





8ª Jornada

 

ENG. CIVIL 22 – ENG. COMUNICAÇÕES 31


 


A 3ª jornada do grupo B colocava frente a frente as equipas de Eng.ª Civil, que procurava a sua primeira vitória, e LECOM que queria garantir desde já a qualificação para os quartos de final.

Ambas as equipas entraram apostadas em cedo ganhar vantagem, mas nem sempre as coisas corriam bem a nível ofensivo. Foi assim que ao intervalo o marcador indicava 12 – 15 favorável aos de comunicação.

Na segunda metade, os de Civil acusaram mais o cansaço físico e o discernimento foi baixando, cometendo assim muitos erros, o que lhes custou a vitória no jogo. No final quem festejou foram os de LECOM que assim venceram por 22 – 31.

O destaque deste encontro vai para o Tiago Faria (LECOM), responsável por 11 pontos convertidos (5 duplos e 1 lance livre).

 

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 15.pdf

 

TSI /INF.GESTÃO 30 – GEOGRAFIA 34

 


Numa partida em que mediam forças as equipas de TSI, moralizada pela vitória conseguida sobre LECOM, e Geografia, que ainda não tinha vencido nesta edição do troféu, esperava-se um encontro muito equilibrado, o que se veio a verificar.

Na primeira metade do encontro a equipa de TSI conseguiu um ligeiro ascendente, o que lhes garantiu uma vantagem de 4 pontos. Ao intervalo o resultado era de 13 – 9.

Os segundos 10 minutos trouxeram uma equipa de Geografia apostada em mudar o rumo do jogo e, através de uma defesa mais agressiva e pressionante, conseguiu alcançar o empate. No final do tempo regulamentar o resultado era de 24 – 24.

Foi então necessário recorrer a 2 prolongamentos para se encontrar o vencedor deste emocionante jogo. A sorte acabou por sorrir a Geografia, que assim alcançou a sua primeira vitória, entrando na corrida pela qualificação.

O destaque vai para o poste Ricardo Correia (Geografia), responsável por 26 pontos (11 duplos e 4 lances livres).

 

 

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 16.pdf

 




7ª Jornada

 

ENG. COMUNICAÇÕES 32 – TSI /INF.GESTÃO 34


 

A segunda jornada do grupo B colocou frente a frente os cursos de LECOM e TSI que, na primeira jornada obtiveram resultados distintos, uma vez que LECOM tinha vencido e TSI tinha sido derrotado.

Mais uma vez saudamos o inúmero público presente, desta vez em Azurém, demonstrando que o troféu reitor é cada vez mais um sucesso e uma imagem de marca desta academia.

Com esta forte motivação, ambas as equipas empenharam-se em proporcionar uma bom espectáculo, o que se veio a verificar principalmente pelo equilíbrio e incerteza no resultado ao longo da partida. TSI vencia ao intervalo por apenas 2 pontos (18 – 20)

A segunda metade não foi muito diferente da primeira, com as duas equipas a tentarem a todo o custo vencer o jogo para darem um importante passo na conquista de um lugar nos quartos de final. Com o jogo empatado e com menos de 1 minuto para jogar, a equipa de TSI conseguiu converter 2 pontos que se vieram a revelar-se decisivos para o desfecho da partida. LECOM ainda teve uma oportunidade de pelo menos empatar a partida, pois com apenas 4 segundos para jogar usufruiu de 2 lançamentos livres, que não conseguiu converter.

Com esta vitória de TSI, as contas começam a baralhar-se, esperando-se uma 3ª jornada electrizante em Azurém.

O destaque da partida vai para 2 jogadores, Tiago Faria de LECOM com 24 pontos (1 triplo, 9 duplos e 3 lances livres) e Alexandre Semedo de TSI com 18 pontos (9 duplos).

 

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 13.pdf

 

ENG.MECÂNICA 39 – ENG. CIVIL 28


 

Neste jogo assistimos á estreia de Eng.ª Civil na edição de este ano do troféu, defrontando a equipa de Eng.ª Mecânica que havia vencido o jogo realizado na 1ª jornada.

A partida iniciou-se com um ritmo bastante elevado e com várias jogadas espectaculares por parte de ambas as equipas. Com o resultado a ser discutido cesto a cesto, não foi com surpresa que, ao intervalo, o marcador indicava um empate a 13 pontos.

Na segunda parte continuou-se a assistir a um excelente jogo de basquetebol, sendo que a equipa de Mecânica demonstrou um ligeiro ascendente, principalmente através dos lançamentos longos. Com o aproximar do final do jogo, os de Civil começaram a sentir um maior cansaço e acabaram por claudicar nos minutos finais. Quem não se fez de rogada foi a turma de Mecânica que assim aproveitou para averbar mais uma vitória e praticamente garantir o passaporte para a fase seguinte.

O destaque desta partida vai para 2 “engenheiros” mecânicos, ambos com 15 pontos convertidos, Gokhan Gumus (3 triplos e 3 duplos) e Orkon Kurtoglu (7 duplos e 1 lance livre)

 

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 14.pdf

 




6ª Jornada

 

GEOGRAFIA 39 – ENG. COMUNICAÇÕES 51

 

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 11.pdf

 

TSI /INF.GESTÃO 23 – ENG.MECÂNICA 25

 

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 12.pdf


 

Resumo da Prova

 

Com quatro jornadas realizadas no grupo A e a faltar apenas uma, adivinha-se uma quinta jornada bastante emocionante com os lugares de qualificação ainda em aberto, e o primeiro lugar ainda por definir. Sociologia lidera, mas com mais um jogo realizado do que LEI/LESI, esperando então pelo deslize dos “informáticos” para poder alcançar o lugar cimeiro da classificação. Na luta pela qualificação está ainda a equipa de LMCC/LCC que terá de vencer o último jogo para poder ainda sonhar com os quartos de final. LEA e a AFUM medem forças na última jornada e este jogo pode ser decisivo para ambas, já que em caso de vitória de LMCC/LCC contra os “informáticos”, a equipa derrotada desta partida pode ficar de fora da segunda fase do troféu.

No grupo B apenas se realizou uma jornada e não houve grandes surpresas. As favoritas Eng.ª das Comunicações e Eng.ª Mecânica venceram Geografia e TSI/Inf. Gestão respectivamente, sendo apenas de referir que os “mecânicos” sentiram mais dificuldade do que certamente esperariam. A outra equipa deste grupo (Eng.ª Civil) ainda não realizou nenhum jogo, mas entrará em acção já na próxima jornada.

 





 

5ª Jornada

 

AFUM 43 – LEA 21

 

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………..jogo 9.pdf

 

LEI / LESI 10 – LCC / LMCC 0

 

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 10.pdf

 

 

Resumo da Prova

 


Na passada quinta-feira jogou-se a última jornada do grupo A do troféu reitor de basquetebol e não houve grandes surpresas nos resultados. A equipa de LMCC, última classificada, acabou por fazer falta de comparência pois não conseguiu reunir os 4 jogadores necessários para iniciar a partida. No outro jogo, a AFUM levou de vencido a frágil equipa de LEA.

Com estes resultados a classificação não sofreu alterações, ficando LEI/LESI na frente só com vitórias, seguida de Sociologia com uma derrota, a AFUM com duas e LEA com três. Afastada da competição ficou LCC/LMCC que não conseguiu averbar nenhuma vitória.

No grupo B, e com ainda três jornadas para realizar, o equilíbrio é a nota dominante e não é fácil descortinar quem serão os apurados para os quartos de final.

Apesar disso, a equipa de Eng.ª Mecânica é quem se encontra em melhor posição para conseguir o apuramento, com duas vitórias no mesmo número de jogos. LECOM e TSI seguem-nos de perto com uma vitória e uma derrota. Já Geografia e Eng.ª Civil ainda venceram nenhuma partida, mas apenas realizaram um jogo, folgando na outra jornada.

Espera-se então que os próximos jogos sejam bastante disputados, com todas as equipas na luta por um lugar na segunda fase.

Os quartos de final realizar-se-ão na próxima quarta feira, dia 23 de Maio, no PDUM de Gualtar.

 





 

4ª Jornada

 

LEA 27 – LEI / LESI 31

 


No segundo jogo do dia todos esperavam uma maior superioridade por parte de LEI/LESI, facto este que acabou por não se verificar, acabando o jogo por ser bastante equilibrado, sendo que nem sempre bem jogado.

Com ambas as turmas a demonstrarem algum cansaço físico, a eficácia ofensiva foi bastante baixa e houve vários períodos do jogo em que nenhuma das equipas conseguia converter nenhum cesto. Não foi então de estranhar que ao intervalo o resultado fosse de 15 – 18 para os “informáticos”.

A segunda metade foi ainda menos produtiva, com ambas as formações a imprimirem um ritmo muito baixo, gerindo sempre o esforço e o cansaço acumulado.

O resultado final foi de 27 – 31 favorável a LEI/LESI.

O jogador com mais destaque foi novamente o “gigante” Neil Teixeira (LEA) com 15 pontos convertidos (6 duplos e 3 lances livres).

 

 

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 8.pdf
 

SOCIOLOGIA 46 – AFUM 40

 


A quarta jornada do grupo A proporcionou aos espectadores presentes no PDUM de Gualtar um excelente jogo de basquetebol, talvez mesmo o melhor desta edição.

Cedo se percebeu que ambas as equipas estavam apostadas em vencer a partida para alcançarem a melhor classificação, uma vez que ambas já estavam qualificadas para os quartos de final.

Os sociólogos começaram mais fortes, fazendo a diferença ao nível da eficácia do tiro exterior e, no final da primeira metade, venciam por 25 – 17.

A segunda metade trouxe uma equipa da AFUM mais certeira, encetando uma boa recuperação, conseguindo mesmo empatar o jogo a 31 pontos. A partir deste momento assistiu-se a um verdadeiro “show” basquetebolistico, com várias jogadas espectaculares e com ambas as equipas a converterem vários pontos consecutivos.

Com cerca de 1m30s para terminar a partida, um roubo de bola seguido de contra-ataque convertido por Sociologia, colocou 4 pontos de diferença no marcador e sentenciou a partida. Até ao final ainda se assistiu a mais alguns momentos fantásticos, com o placar final a mostrar uns emocionantes 46 – 40 favoráveis aos “sociólogos”.

O destaque desta partida vai para dois jogadores de nome João (Sousa e Chaves) da AFUM e de Sociologia respectivamente. João Sousa ? 22 pontos (8 duplos, 1 triplo e 3 lances livres; João Chaves – 17 pontos (4 duplos e 3 triplos)

 

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 7.pdf

 

 





3ª Jornada

 

LEI/LESI 31 – Sociologia 27

 

A 3ª jornada do grupo A trouxe uma reedição da final do ano passado, colocando frente a frente as equipas de LEI/LESI e Sociologia.

A primeira referência vai para o grande número de espectadores presentes no PDUM de Gualtar, facto este que começa a ser uma constante ao longo da edição deste ano do troféu reitor.

E para quem estava á espera de um bom jogo de basquetebol, as expectativas não foram defraudadas pois assistiu-se a uma partida sempre muito equilibrada e jogada com enorme intensidade. Ambas as turmas entraram a defender bastante bem e o resultado ao intervalo apresentava um 13-10 favorável a LEI/LESI.

Na segunda metade, e fruto também do maior cansaço por parte dos atletas, a vertente ofensiva passou a superiorizar-se, e então assistiu-se a um aumento significativo na pontuação.

Com cerca de 40 segundos para jogar, os “informáticos” acabaram por matar o jogo com 2 rapidíssimos contra-ataques que os colocaram com 4 pontos de vantagem. Sociologia ainda teve tempo para lançar um triplo e tentar recuperar o jogo, facto este que não se verificou. O resultado final foi um equilibrado 31 – 27.

O destaque deste jogo vai para o “informático” Gonçalo Calheiros, responsável por 16 pontos (1 triplo, 4 duplos e 5 lances livres).

 

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 5.pdf

 





 

 

LMCC 18  – LEA  35

 

A segunda partida do dia colocava em confronto duas equipas que ainda não tinham vencido nenhum jogo, facto este que aumentava significativamente o interesse neste jogo, pois quem vencesse garantiria praticamente o 4º lugar do grupo, que dará acesso aos quartos de final.

Desde cedo se percebeu que LMCC teria grandes dificuldades para defender o poste de LEA (Neil Teixeira) pois os seus 2,04m fazem a diferença. Apostados num tipo de jogo mais lento, a turma de LEA esteve sempre no comando do jogo, aproveitando até para descansar os seus jogadores mais utilizados. Ao intervalo o jogo já estava praticamente sentenciado e os 7 – 17 eram o espelho disso.

A segunda parte da partida não trouxe grandes alterações, apesar do excelente esforço do capitão de LMCC Pedro Fernandes e a base Filipa Borges, sempre empenhados, apesar das coisas nem sempre correrem da melhor forma.

O resultado final foram uns expressivos 18 – 35 com Neil Teixeira de LEA a marcar 20 pontos (9 duplos e 2 lances livres).

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 6.pdf


 





2ªJornada


AFUM 29 – LEI 38


Numa reedição da final de 2005, os funcionários e os informáticos estavam ambos apostados em vencer o jogo, a AFUM para relembrar o momento de glória passado, e LEI para vingar essa malograda partida.

O jogo começou com um ritmo baixo, imposto pelos funcionários, sabendo de antemão que os basquetebolistas de LEI gostam de jogar em contra-ataque. Esse ritmo trouxe alguma vantagem para a AFUM que assim conseguiu chegar ao intervalo a vencer por 18 – 15.

Na segunda metade, e com uma maior frescura física por parte dos informáticos (relembre-se que estes folgaram ontem, na 1ª jornada do troféu), a história foi bem diferente. Com a velocidade de jogo a aumentar, as pernas dos funcionários cederam e a turma de LEI aproveitou para cavar uma diferença irrecuperável. O resultado final acaba por pecar por excesso, apesar da superioridade demonstrada pelos visitantes. 29 – 38 foi o resultado no final da partida.

O destaque do jogo vai para o “Coach” Alexandre Oliveira, responsável por 20 pontos da sua equipa.

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 4.pdf


João Chaves


jpchaves12@clix.pt





Sociologia 39 – LMCC 21


A 2ª jornada do basquetebol colocou frente a frente a equipa de Sociologia, que ontem tinha vencido, e a turma de LMCC, derrotada ontem na sua estreia neste troféu.

O jogo começou com um ritmo bastante elevado por parte dos “sociólogos” que cedo alcançaram uma vantagem de 10 pontos que depois foram gerindo durante toda a primeira parte, aproveitando até para dar alguns minutos de jogo aos atletas menos rotinados. O resultado ao intervalo era 18 – 8.

Na segunda metade, os de LMCC entraram apostados em vender cara a derrota e encetaram uma pequena recuperação, colocando-se a apenas 6 pontos de distância. Mas a maior experiência da equipa de Sociologia voltou a fazer a diferença e o resultado final é o espelho disso mesmo, 39 – 21 era o indicado pelo marcador electrónico.

O destaque da partida divide-se por 2 “sociólogos”, José Dias e Nuno Pinheiro, ambos com 12 pontos convertidos


Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 3.pdf


 


João Chaves


jpchaves12@clix.pt


 









1ª Jornada


LEA 21 – Sociologia 38


No primeiro jogo do Troféu Reitor de Basquetebol Misto de 2007, estiveram frente a frente os estreantes de LEA e os finalistas vencidos da edição anterior, o curso de Sociologia.

A partida iniciou-se a um ritmo baixo, factor este que beneficiava os basquetebolistas de LEA que apresentaram uma equipa bastante alta, apesar de mais lenta na transição. Desta forma, os “sociólogos” sentiram alguma dificuldade e viram-se obrigados a pedir um desconto de tempo com apenas 5 minutos de jogo decorridos pois já perdiam por 8 pontos. Após alguns acertos defensivos, e elevando o ritmo de jogo, foi com alguma naturalidade que Sociologia recuperou no marcador e ao intervalo já vencia.

A segunda parte começou da mesma forma, com a equipa “visitante” a demonstrar maior frescura física, fruto de uma maior rotatividade dos seus atletas. O jogador mais em evidência acabou por ser o Ricardo Dias (Sociologia), com 15 pontos convertidos.

No final, o resultado foram uns claros 21 – 38 favoráveis a Sociologia que assim entrou com o pé direito nesta segunda participação na história deste Troféu.

 


Ficha de Jogo………………………………………………………………………………………………………………………….jogo 1.pdf


LMCC 16 – AFUM 49


O segundo jogo do dia trouxe mais uma estreia a este Troféu, com LMCC a enfrentar os campeões de 2005, a AFUM.

Numa partida onde já se esperava alguma superioridade por parte dos funcionários, estes não deixaram os créditos por mãos alheias e, recorrendo bastantes vezes ao contra-ataque, cedo ganharam uma vantagem confortável. A equipa de LMCC ainda encetou uma pequena recuperação através do lançamento exterior, mas rapidamente a AFUM efectuou as devidas alterações para não ser surpreendida.

Com este resultado, a AFUM deu um importante passo para a qualificação, iniciando assim da melhor a participação deste ano. O destaque da partida vai para a atleta Elsa Lima (AFUM), responsável por 12 pontos da sua equipa.

No final, o marcador apresentava uns esclarecedores 16 – 49 favoráveis aos funcionários.

Ficha de Jogo…………………………………………………………………………………………………………………………..jogo 2.pdf


 


 


                                                                                                                                                   

                                        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *