Publicado em Deixe um comentário

24ª Universíada de Verão – Bangkok 2007








9º Dia da Competição


Ginástica Rítmica a convencer nas Cordas

 

No terceiro dia de competição o conjunto da Ginástica Rítmica teve a primeira final de aparelhos na prova de Cordas, onde conseguiu ter uma prestação fabulosa, acima daquela que tinha conseguida no apuramento para a mesma prova, passando de 6º para 5º lugar com o score de 12.425, com a Ucrânia a ser medalha de Ouro com 16.025.

 

Na segunda final de aparelhos, Arcos e Massas. o conjunto não foi além do 8º lugar com a pontuação de 12.025, com a Rússia a ficar em 1º lugar, a demonstrar a sua superioridade e o porquê de ser candidata à medalha de ouro desde o início desta competição.

 

Para o grupo, o saldo é bastante positivo e foi conseguido o objectivo na final de aparelhos Corda, ficar entre os 5 primeiros. Na segunda final de aparelhos o objectivo seria ir à final e ficar no melhor lugar possível. De realçar ainda que este conjunto é mais forte nos aparelhos com Corda do que com os Arcos e Massase.

 

O conjunto Português composto pelas ginastas Ana Gaspar (UPorto), Catarina Borges (UPorto), Cláudia Teixeira (UPorto), Joana Delgado (UPorto), Filipa Fernandes (UPorto), e Susana Abrantes (U.Lisboa), levam para Portugal mais uma experiência Internacional com presença em duas finais.

 

Portugal despede-se assim da competição das Universíadas, tendo amanhã a cerimónia de encerramento com o tradicional desfile de consagração de todas as comitivas presentes.

 





8º Dia da Competição



Ginástica Rítmica apura-se para a Final

 

Neste segundo dia de competição o conjunto da Ginástica Rítmica teve novamente uma boa actuação, na prova de Arcos e Massas. Depois de na primeira prova de Cordas disputada ontem, conseguir o sexto lugar, hoje obteve o conjunto Português conseguiu o carimbo para a final.

 

Desta forma, na segunda prova de aparelhos, o conjunto Português composto pelas ginastas Ana Gaspar (UPorto), Catarina Borges (UPorto), Cláudia Teixeira (UPorto), Joana Delgado (UPorto), Filipa Fernandes (UPorto), e Susana Abrantes (U.Lisboa), obteve a pontuação de 11.950, baixando um pouco em relação à pontuação obtida ontem. Assim o conjunto português obteve o total de 24.300, dando-lhe a o sétimo lugar na geral carimbado o passaporte para a final.

 

O primeiro lugar nesta prova foi conseguido novamente pelo conjunto da Rússia com um total das duas provas de 31.600.

 

Amanhã o grupo irá participar na final às 18h00, onde as expectativas serão no sentido de se manter ou subir mais um lugar na Tabela.

 




7º Dia da Competição


Judo Português leva IPPON

 

Joana Ramos e Tiago Lopes foram os últimos judocas a competirem nas Universiadas. Enquanto que Joana Ramos após repescagem acabaria por ficar num honroso 9º lugar, Tiago Lopes não viria a conseguir classificar-se.

 

Os Judocas da selecção nacional universitária, Joana Ramos (U.Coimbra) e Tiago Lopes (U. Técnica de Lisboa) foram os últimos a competir.

Joana Ramos, na categoria de – 57Kg, entrou nos 1/16 a ganhar vantagem sobre a Brasileira Kathe de Moraes com um Yuco. Até ao fim do combate Joana foi gerindo a vantagem passando no final aos oitavos-final.

 

No combate seguinte a atleta Portuguesa defrontou a Chinesa Han. A Judoca chinesa demonstrou ser muito forte ao longo de todo o combate, sem que Joana Ramos tivesse argumentos para contrariar a sua congénere. A chinesa viria a ganhar o combate com IPPON depois de uma imobilização sobre a judoca portuguesa.

 

Joana Ramos foi assim repescada para disputar a medalha de Bronze, contra a também repescada Norte Coreana CHOE. O combate foi muito equilibrado acabando Joana Ramos por ceder à sua adversária sofrendo um IPPON.

 

No 1º combate da categoria de -66Kg, viria a opor o atleta Português Tiago Lopes, contra o Canadiano Popiel. Tiago apesar de ter feito um bom combate acabou por sofrer 2 YUCOS e perdeu assim a hipótese de passar em frente. A seguir a esperança de ser repescado cairia por terra quando o Canadiano perdeu no combate seguinte com o Arménio Nazryan, hipotecando desta forma a continuidade em prova do atleta luso.

De realçar ainda que Joana Ramos atingiu o 9º Lugar na geral e Tiago Lopes acabou por não se classificar.

           

Ginástica Rítmica com boa performance

           

O conjunto da Ginástica Rítmica teve uma boa actuação, na primeira prova de Cordas, conseguindo o sexto lugar em 9 equipas. De realçar que seis destes conjuntos estão em fase de preparação para o apuramento do jogos Olímpicos de Pequim 2008. Embora Portugal não tenha apostado em conjuntos nos últimos anos este grupo tem vindo a mostrar que, mesmo com poucos apoios têm conseguido resultados, caso das últimas Universiadas em Izmir 2005 onde arrecadou o 4º lugar.

 

Na primeira prova de aparelhos, Cordas, o conjunto Português composto pelas ginastas Ana Gaspar (UPorto), Catarina Borges (UPorto), Cláudia Teixeira (UPorto), Joana Delgado (UPorto), Filipa Fernandes (UPorto), e Susana Abrantes (U.Lisboa) obteve a pontuação de 12.350. O primeiro lugar nesta prova foi conseguido pelo conjunto da Rússia com uma magnifica pontuação de 16.050.

Amanhã o grupo irá participar na 2ª prova de apuramento, Arcos e Massas, onde se as expectativas serão no sentido de se manter ou subir mais um lugar na Tabela.

 

A Marchar para os primeiros

 

Na prova de Marcha 20Km, o Atleta Português Diogo Martins, marchou para os 12 primeiros lugares, com o tempo de 1.30,20s, no dia em que festejava os seus 23 anos. Apesar do tiro de partida ter sido dado às 6h30, o calor intenso que se fazia sentir não ajudou o atleta a conseguir uma melhor prestação. No entanto, para Diogo Martins, esta primeira experiência em Universíadas e no próprio Continente Asiático revelou-se bastante compensadora.

 







6º Dia da Competição


Fernando Costa em 4º lugar dos 1500m, obtém mínimos para os Jogos Olímpicos e Bate Recorde Nacional

 

Fernando Costa, atleta da selecção nacional de natação, presente nas Universíadas de Bangkok, obteve os mínimos para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 ao bater o recorde nacional nos 1500m livres.

 

O nadador português, Fernando Costa da Indian River Community College (EUA), à partida para a prova dos 1500m, tinha como 1º objectivo a obtenção dos mínimos  que lhe dessem acessoi aos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Para isso teria que nadar os 1500m abaixo do tempo  15.22,42s. Para além de ter conseguido obter os mínimos, o nadador estabeleceu novo recorde Nacional nos 1500m ao registar a marca de 15.16,22s. Com este tempo o nadador português retirou ao anterior recorde 5 segundos, marca que estava nos 15.21,35s.

 

No final da prova o contentamento era vísivel, quer no atleta, quer no treinador nacional Prof. Vasco Sousa, que esteve sempre a dar indicações para o nadador.

 

O nadador luso, ficou em 1º da série e esta marca foi o suficiente para chegar ao 4º lugar da geral. Apesar de não ter conseguido a medalha, que era bastante difícil face aos nadadores presentes em prova, o nadador mostrou-se bastante satisfeito com o lugar alcançado.

De realçar ainda que este recorde nacional assume outra amplitude quando registado em terreno asiático.

 

Os Judocas da selecção nacional universitária, Diogo Lima (U.Lisboa) e Ana Cachola (U. Nova Lisboa) entraram em cena precisamente a seguir ao término da natação.

 

Diogo Lima, na categoria de – 81Kg, entrou nos 1/16 a ganhar vantagem sobre o Húngaro Csoknyai. Ainda durante o combate o judoca húngaro recebeu castigo por falta de combatividade e Diogo Lima acaba por passar aos oitavos de final finalizando com um Ippon sobre o adversário.

 

No combate seguinte o atleta Português defrontou o congénere da Republica Checa, Pokorny. Com um combate muito equilibrado e atingido o tempo foi necessário ir a Golden Score. Aqui o Judoca Português acabou por fazer novamente um Ippon dando-lhe acesso aos quartos de final.

 

No combate que daria acesso à meia-final, o adversário Koreano Kim Mim, viria a defender-se muito bem dos constantes ataques do Judoca Português, que por sua vez viria a ceder no Golden Score sem força para travar o Koreano.

 

Diogo Lima foi ainda repescado juntamente com o Russo Nifontov, donde viria a sair derrotado novamente. Apesar de ter marcado um Yuko, além do judoca russo ainda ter levado um castigo, não foi suficiente para sobrepor o wazari sofrido.

 

No 1º combate da categoria de -70Kg, viria a opor a vice-campeã da Europa sub-23, a Portuguesa Ana Cachola, contra a vice-campeã da Europa Sénior, a Italiana Barbieri. Neste combate Ana Cachola acabaria por ser derrotada ao sofrer um Ippon da sua adversária. A seguir a esperança de ser repescada cairia por terra quando a Italiana perde no combate seguinte com a Japonesa Kunihara hipotecando desta forma a continuidade em prova da atleta lusa.

 

De realçar ainda que Diogo Lima atingiu o 9º Lugar na geral e Ana Cachola acaba por não se classificar.

 




5º Dia da Competição


Dois em um de Jessica Augusto – Ouro e Recorde das Universiadas

 

Jessica Augusto, é a nova detentora do recorde das Universiadas nos 5000m e arrecada a 1ª medalha de Ouro para a Comitiva Portuguesa nas Universiadas de Bangkok.

 

A atleta Portuguesa, Jessica Augusto da Universidade do Minho, arrecadou a medalha de Ouro nos 5000m e estabeleceu o novo recorde das Universiadas, com a marca de 15.28,78s, face ao anterior recorde que se situava nos 15,29,18s.

 

Segundo João Campos, treinador nacional a estratégia para esta prova seria estudar as suas adversárias durante as duas primeiras voltas. A partir da 3 volta, Jessica toma a dianteira do pelotão impondo um ritmo que viria a mostrar-se demasiado elevado para as suas oponentes. A atleta portuguesa passou a dominar por completo a corrida correndo praticamente sozinha desde a 4º volta. Como nos conta a atleta nas últimas voltas apenas foi necessário gerir a vantagem.

 

A Atleta portuguesa junta-se assim ao quadro de Honra da Federação Académica de Desporto Universitário, depois de Alexandre Yokochi, na Natação (Zagreb 87) e Pedro Soares em Judo (Palma 99) garantindo a 3º medalha de ouro conquistada em provas de Universiadas.

 

No Taekwondo, a atleta portuguesa Nilza Reis, do Instituto Superior da Maia, venceu o primeiro combate. No entanto, a derrota na segunda eliminatória contra a atleta Russa Voronchikhina, viria a  deitar por terra o sonho de subir ao Pódio.

 

No Natação, Filipa Silva, da Esc. Sup. Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa, nadou os 50m de Mariposa, terminado na 3ª posição da sua série, com o tempo de 28,56s, enquanto que o nadador luso João Araújo (Universidade do Porto) estabeleceu a marca de1.56,75s ficando na 6ª posição da sua série, dos 200m livres.

 





4º Dia da Competição


Luis Araújo garante a primeira medalha para Portugal

 

O ginasta Luis Araújo conquista a primeira medalha (prata) para a comitiva portuguesa ao garantir a segunda posição nos saltos de cavalo. No atletismo Sara Moreira ficou a centésimas da medalha de bronze e Arnaldo Abrantes o sexto mais rápido das universiadas.

 

 

O ginasta português, Luís Araújo, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, conquistou a primeira medalha para Portugal, depois de assegurar o 2º lugar na prova de Saltos de Cavalo com a pontuação de 15,787. O atleta luso realizou uma excelente prova, sendo apenas superado pelo atleta ucraniano Isayev que obteve a pontuação de 16,187. Luis Araújo garantiu desta forma a primeira medalha portuguesa na Ginástica Artística em grandes competições Mundiais e Europeias (Campeonatos da Europa, Campeonatos do Mundo e Taças do Mundo). Além da conquista da medalha de prata, na outra final disputada, a final de solo, Luis Araujo obteve ainda um honroso 6º lugar (14,775).

 

No atletismo, a atleta portuguesa Sara Moreira, do Instituto Politécnico do Porto, ficou a uma pequena distância da medalha de bronze, ao terminar a prova no quarto lugar com o tempo de 9m46?70s a 0,58s da terceira classificada. Depois de ter liderado a prova durante sete das oito voltas, Sara foi ultrapassada na última volta por duas das três atletas perseguidoras, a atleta bulgara Chalamanova, que viria a ganhar a prova, e a ucrania Gorepynych, que terminou na segunda posição. Na recta da meta, ainda na terceira posição, Sara foi ultrapassada pela corredora turca Erisnis e viu o seu esforço na luta pela medalha não ser recompensado.

 

O velocista português Arnaldo Abrantes, da Universidade Nova de Lisboa, viu a sua prestação na repetição da final dos 100m ser recompensada com uma sexta posição com o tempo de 10?53s, escalando um lugar em relação á final que havia sido anulada no dia anterior. O inglês Williamson foi novamente o vencedor, melhorando o tempo do dia anterior para os 10,22s.

 

 

Resultados das outras modalidades em competição:

Na natação, os atletas portugueses Fernando Costa, da Wayne State University, e José Parente, da Universidade do Minho, terminaram a prova dos 400m estilos em 16º e 18º respectivamente, com os tempos de 3m57,09s e 3m59?83s. Nos 100m costas, o atleta luso Bruno Freitas, da Universidade Técnica de Lisboa, ficou em 22º com o tempo de 58,55s. A atleta portuguesa Filipa Silva, da C. Gulbenkien de Lisboa terminou os 200m livres na 19ª posição com o tempo de 23,56s.

 

Na esgrima, o luso Gael Santos, da Universidade do Porto, embora tenha vencido dois dos cinco combates realizados, ficou a um toque de passar à fase seguinte classificando-se na 49 posição da geral.

 

No Taekwondo, o atleta portugues José Fernandes, da Universidade do Minho, venceu o primeiro combate. No entanto, a derrota por um ponto contra o atleta do Benin, fez com que nao passasse a eliminatória, ficando na 9ª posicao.

 

No badminton, Nuno Santos, o atleta português da Universidade de Coimbra, encontrou na primeira eliminatória o francês Leverdez, actualmente o 70º classificado a nível mundial, e perdeu os 2 sets pelos parciais de 21-18 e 21-13.

 

 





 

3º Dia da Competição

 

Arnaldo Abrantes acelera para a final e Joaquim Videira sem ”touché” para a conquista da medalha

 

Arnaldo Abrantes conseguiu, na primeira vez que está presente nas universíadas, estar presente na final dos 100m. Videira, principal candidato ao ouro na esgrima, caiu aos pés do Ucraniano Medvedev.

 

No terceiro dia de competição da Comitiva Portuguesa presente nas 24ª Universíadas, às provas de Atletismo, Natação e Ginástica Artística, juntou-se agora a modalidade de Esgrima, sendo até ao momento o dia que mais provas reuniu.

 

O esgrimista português, Joaquim Videira, da Universidade do Porto, e principal candidato à medalha de ouro na sua modalidade, perdeu na segunda eliminatória, deitando por terra as aspirações de conquista de uma medalha. O atleta Portuense apurou-se com facilidade na fase de grupos, vencendo cinco dos seis combates efectuados. No entanto, na fase seguinte, Videira perdeu com o Ucraniano Medvedev por 15-11, ficando desta forma arredado da competição.

 

No atletismo, o Luso Arnaldo Abrantes (Universidade Nova de Lisboa), conseguiu esta manhã o apuramento para as finais dos 100m. Os 10?66s com que terminou a prova foram suficientes para garantir ao passaporte para a final. As condições climatéricas eram o principal obstáculo à partida para esta qualificação, com o vento a soprar a 3,8m/s no sentido contrário e, juntamente com a temperatura e grau de humidade alta que se faziam sentir, a criarem sérios problemas ao atleta Português.

 

Patrícia Lopes, a atleta Lusa do Instituto Politécnico de Lisboa, correu na prova dos 400m Barreiras ficando-se pela 5ª posição, facto que hipotecou o acesso ao round 2. A atleta Portuguesa, depois de ter efectuado uma excelente inicio de prova permanecendo na 3º posição até aos 100m finais, não aguentou a pressão da Francesa Dora Jemaa e da Marroquina Lamiae Lhabz, terceira e quarta classificadas respectivamente, terminando a prova em quinto lugar.

 

Na Natação tivemos em prova três atletas, com Bruno Freitas nos 50m Costas, Alexandre Agostinho nos 100m Livres e Duarte Mourão nos 200m Estilos. O especial destaque vai para Alexandre Agostinho que baixou o seu recorde pessoal em 0,20s para os 50.80s, terminando em 1º no seu Heat, mas ficando-se pela 23ª posição na classificação geral.

 

 






2º Dia da Competição

 

Ginástica Artística- Luis Araújo Presente em 3 Finais

 

Neste que foi o segundo dia de competição o ginasta português, Luis Araujo, esteve em foco ao conseguir o apuramento para três finais da Ginástica Artística, ALL Around, Saltos de Cavalo e Solo.

 

A Ginástica Artística Masculina foi a 3ª modalidade a estrear-se nas Universíadas de Bangkok. Por volta das 16h00 da tarde os dois atletas Lusos, Luis Araújo, e Bernardo Graça começavam as suas competições, juntamente com outros 96 ginastas, representantes de 30 países.

 

Em destaque esteve o ginasta Luis Araujo (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril), ao apurar-se para 3 Finais da ginástica artística, All Around, Saltos de Cavalo e Solo. O atleta Luso terminou a prova All Around na 18ª posição com o histórico de 84.600 pontos, batendo o seu máximo pessoal, que lhe permitiu o acesso à final nesta que é considerada a prova ”Master” da Ginástica Artística, que se realiza amanhã (sábado) pelas 19h00.

 

Nos Saltos de Cavalo, naquela que é a prova onde o atleta luso Luis Araujo se sente mais à vontade, obteve o magnífico 3º Lugar, estando igualmente apurado para a final. É através desta mesma prova, pela qual o ginasta português está inserido no Projecto Olímpico de Pequim, onde se espera o seu melhor resultado na final no próximo Domingo.

 

A sua presença na 3ª final, a realizar no domingo, foi conseguida na prova do Solo, que com uma surpreendente prestação, onde fixou todas as recepções, batendo o seu máximo pessoal em 7 décimas de ponto e alçando desta forma um inesperado 4º lugar.

 

Com um sabor diferente, esteve a actuação do vice-campeão nacional de Ginástica Artística Bernardo Graça (Universidade Técnica de Lisboa), com uma prestação aquém do esperado.

 

Atletismo- Arnaldo Abrantes nas meias-finais

 

A prova dos 100m do round 2 para Sónia Tavares e para Arnaldo Abrantes tiveram sabores diferentes. Enquanto que as expectativas no round 2 para o atleta Arnaldo Abrantes confirmaram-se pela positiva, obtendo o apuramento para a meia-final dos 100m, Sónia Tavares acabou por não conseguir agarrar o ”bilhete” que lhe dava acesso à meia-final ficando pelo caminho na prova dos quartos-final. 

 

O atleta Português, Arnaldo Abrantes da Universidade Nova de Lisboa, ficou em segundo lugar da série atrás do Australiano Adam Miller, carimbando desta forma o passaporte para a meia-final. O atleta Luso, estabeleceu a marca de 10.53s, 4º melhor tempo da geral de qualificação.

Arnaldo Abrantes irá correr amanhã (sábado), na segunda corrida da meia-final, na pista 6, às 10h30 horas locais.

 

A atleta Lusa, Sónia Tavares (Instituto Politécnico de Lisboa) ficou-se pelo sexto lugar na série de qualificação, com um tempo de 11.99s, não conseguindo o apuramento para as meias-finais.

Na final do Salto com Vara, a destacar a actuação da Atleta Portuguesa Sandra Tavares (Université Paris-Sorbonne), que atingiu a fasquia dos 4.10m. A tentativa dos 4.20m saiu frustrada, classificando-se deste modo na 11ª posição.

 

Natação mais discreta

Na Natação a actuação dos atletas universitários acabou por ser mais discreta, Filipa Silva, da Esc. Sup. Enfermagem Calouste Gulbenkian Lisboa, esteve presente em duas provas, nos 100m Mariposa e nos 100m Livres. Na primeira prova, a nadadora lusa, não foi além da 25ª posição com um tempo de 1.02?78s e na segunda, ficou-se pelo 38ª posição. O nadador José Parente, da Universidade do Minho, correu na prova dos 800m livres, obtendo a marca de 8.18?40s. Com este tempo o nadador português ficou na 18ª posição da geral.

 

No caso de Filipa Silva estará ainda presente nas provas de 200m livres e 50m Mariposa, enquanto que José Parente estará presente nos 1500m livres.

 

Esgrima- Joaquim Videira inicia competição amanhã

Para amanhã (sábado) o Atleta da Esgrima, Joaquim Videira, (Universidade do Porto) iniciará a sua competição às 11h00 da manhã, horas locais. O Esgrimista Português, irá competir na prova de Espada no Hall 7-8 Impact Exhibition, uma das mais emblemáticas instalações das Universíadas de Bangkok. Joaquim Videira, actual nº 2 Mundial, é sério candidato às medalhas.   

           

 





 

1º Dia da Competição

 

Duarte Mourão bate recorde pessoal

 

Depois de se ter apurado pela primeira vez para uma final B, em competições nas Universiadas, Duarte Mourão, estabeleceu ainda um novo recorde pessoal.

No Atletismo as Irmãs Tavares tiveram destinos diferentes no (a)ssalto com vara em terras asiáticas.

 

O Nadador da Universidade de Lisboa, depois de se ter apurado para a final B nos 200m mariposa com o tempo de 2.01.51s, estabelecendo a melhor marca pessoal do ano e a melhor marca em competições na Ásia, gerou grandes expectativas em relação à prova da tarde. Expectativas essas que não foram defraudadas com o facto que se veio a confirmar com a obtenção de um novo recorde pessoal com o tempo de 2.,00.78s, tirando 0.?02s ao seu melhor tempo.

 

Ao terminar a prova o contentamento do atleta foi visível, ainda mais quando se estabelece esta marca em terras asiáticas em condições atmosféricas completamente diferentes das habituais.

 

As irmãs Tavares, como são conhecidas no seio do Atletismo, vieram directamente dos Campeonatos Nacionais Franceses, onde estudam, para participar nas Universiadas em Bangkok na prova do salto com vara.

Sandra Tavares, Université Paris-Sorbonne (França), conseguiu o acesso à final passando com relativa facilidade a fasquia dos 4,00m, não tendo sido necessário efectuar a altura de qualificação mínima exigida pela organização, estabelecida nos 4,10m.

Para a Mª Eleonor Tavares, Escole Supérieure de Management Paris (França), o destino viria a ser diferente, não conseguindo a passagem além dos 3.90m, o que não lhe permitiu o bilhete para a final.

Luís Sá na prova de 110m barreiras não foi além de 14?45, não ficando apurado para a fase seguinte

 

Oficiais de Delegação Portuguesa recebidos da pelo Ministro da Educação da Tailândia

 

O Ministro da Educação da Tailândia deu uma recepção oficial às delegações presentes nas Universíadas, que ocorreu na sala nobre Royal Jubilee do Impact Exhibition Convention Centre Muang Thong Thani.

 

De referir que nesta recepção, para além do Ministro em representação da Tailândia, estiveram ainda representados todos os países presentes nas Universiadas, pelos seus chefes de missão e oficiais de delegação, assim como  a FISU, através do seu Comité Executivo.

Durante a recepção os convidados foram presenteados com actuações típicas e tradicionais da cultura tailandesa, a cargo dos artistas do Departement of Fine Arts acompanhado ao som da Tahailand Philharmonic Orchestra do College of Music Mahidol University.

 

 





1º Dia – Cerimónia de Abertura

                                                              

Joaquim Videira, Porta Bandeira na Cerimónia de Abertura

 

O Atleta da Esgrima, actual numero dois mundial, teve a mais alta Honra nesta cerimónia de abertura, ao ser o Porta Bandeira no desfile das 24ª Universíadas de Bangkok.

 

Como já é tradição, o desfile de todos os países participantes na competição, marca um dos pontos altos na cerimónia de abertura. Portugal contou com a participação efectiva de todos os atletas e oficiais para esta ”mui nobre” cerimónia. Depois de algumas horas de espera no pavilhão de apoio à cerimónia, a entrada no Estádio de Rajamangala Bangkok, foi um momento emocionante sentido por todos os elementos da delegação de uma forma intensa na evocação do nome de Portugal culminando com fortes aplausos e gritos de emoção. Segundo o atleta Joaquim Videira, a missão de transportar a bandeira nacional foi privilégio e uma honra que muitos poucos têm oportunidade de usufruir ao longo da sua carreira desportiva, a sensação da entrada no estádio com a assistência a aplaudir o nosso país é algo que não se consegue transmitir, afirmou J. Videira.

 

Como manda a tradição o país anfitrião foi o último a desfilar nesta cerimónia, seguiu-se o hastear da bandeira da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU). O ponto alto da Cerimónia estava para chegar com a entrada da tocha Olímpica no estádio de Rajamangala. O transporte da tocha foi feito em corrida por uma série de atletas olímpicos da Tailândia culminando com o acender da chama olímpica pela Princesa da Tailândia seguido do habitual espectáculo de pirotecnia.

 

Fazendo parte do Protocolo, seguiram-se os habituais discursos dos Presidentes das entidades envolvidas, George Killiam, Presidente da FISU, Wijit Srisa-arn, Presidente do Comité Organizador e Ministro da Educação da Tailândia e ainda do Príncipe da Tailândia, Orasathirath.

 

Pedro Dias reeleito para o Comité executivo da FISU

 

No decorrer dos dias que antecedem a chegada das comitivas para competirem nas Universiadas decorre a Assembleia Geral da FISU. De quatro em quatro anos elegem os órgãos do Comité Executivo da FISU, tendo sido este ano de eleições.

 

A Estrutura máxima do Desporto Universitário contém 146 países associados. Destes apenas 23 estão representados no Comité Executivo da FISU. Portugal está novamente representado através de Pedro Dias, que foi novamente eleito para o assessor do Comité Executivo da FISU.

 

Pedro Dias faz parte do restrito grupo do Comité Executivo da FISU fazendo ainda parte da Comissão para o Programa challenger XXI. Além deste cargo Pedro Dias é Delegado de Futsal da EUFA e trabalha no Departamento de Desporto e Cultura da Universidade do Minho desde 1998.




Partida para Bangkok



Delegação Portuguesa recebida pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

 

Decorreu no dia 30 de Julho o encontro entre o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e a Delegação Portuguesa que estará a representar Portugal nas Universíadas de Bangkok, que decorrem de 8 a 18 de Agosto na Tailândia.

 

Parte da comitiva chefiada pelo Prof. Manuel António Janeira, pró-reitor da Universidade do Porto, partiu ontem, dia 31 de Julho, para Macau, onde irão efectuar um estágio de adaptação ao oriente, competição que terá lugar em Bangkok, na Tailãndia. O resto da Comitiva, que se encontra em Portugal, partirá rumo a Bangkok no dia 5 de Agosto. No dia 8 terá lugar a Cerimónia de Abertura onde a Comitiva desfilará juntamente com os 170 Países, que participarão nesta 24ª Universíadas de Bangkok.  

 

O encontro entre com o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Delegação Portuguesa, como já é da ”praxe”, serviu para felicitar toda a comitiva e desejar boa sorte a todos os atletas portugueses em competição, nesta que é a mais alta prova do Desporto Universitário.

 

Para esta que será a 24ª Universíadas de Verão, a comitiva portuguesa será composta por 55 elementos, sendo 35 atletas, 6 treinadores, 6 oficiais, 3 da equipa médica, 3 de chefia de missão e também 3 elementos da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU).

 

Nesta Missão às Universíadas seguem dez atletas Olímpicos, onde oito fazem parte da do Projecto Olímpico do C.O.P. e outros dois participaram nos Jogos de Atenas de 2004.

Joaquim Videira (Esgrima), Luís Araújo (Ginástica) e Duarte Mourão (Natação) pertencem ao Projecto Pequim-2008, enquanto Sónia Tavares (Atletismo), Ana Cachola e Tiago Lopes (Judo) e Fernando Costa e João Araújo (Natação) são atletas do Projecto de Esperanças Olímpicas 2012.

Os dois últimos já participaram nos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004, bem como Gaspar Araújo e Luis Sá (Atletismo), que fazem também parte desta Missão às Universíadas de 2007.

 

Delegação Portuguesa veste – THE BOARD.

 

No decorrer do encontro foi ainda assinado um acordo entre a FADU e a marca THE BOARD. Esta será a marca oficial vestida pela comitiva portuguesa durante o tempo de estágio em Macau e no decorrer das Universíadas. A comitiva desfilará ainda na Cerimónia de Abertura e de Encerramento com os Fatos THE BOARD, aproveitando desta forma para promover o têxtil de Portugal, nomeadamente, na linha do ”New Executive”.   

 

THE BOARD é uma marca com um conceito novo e arrojado no tipo de serviço que oferece. Segundo o director da marca THE BOARD, este apoio vai de encontro ao tipo de público que a Marca pretende atingir e captar no futuro, o jovem executivo, que gosta de linhas sóbrias mas com inovação, arrojo e que goste de expressar a sua individualidade através de um serviço único e exclusivo prestado a membros da THE BOARD.

 

 

Constituição da Delegação Portuguesa

 

Portugal estará presente nas 24ªs Universíadas de Verão, que se realizam entre os dias 8 e 18 de Agosto em Banguecoque, Tailândia, com uma delegação de 35 atletas/alunos em 8 modalidades desportivas individuais, representando 13 instituições de Ensino Superior portuguesas e 3 estrangeiras, chefiada pelo professor Manuel António Janeira, pró-reitor da Universidade do Porto.

 

 


Texto: Nuno Catarino

Fotos: Nuno Gonçalves


                                        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *