“
Colóquios do Centro de Física 2007/2008
Poeira das Estrelas, Escola de Ciências, Campus de Azurém, dia 9 de Janeiro, 15h00
A convidada desta sessão será a Professora Adelaide Pedro de Jesus do Departamento de Física da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Contrariamente à frase popular ”quando alguém morre nasce uma estrela”, na verdade é preciso que as estrelas morram para que a vida possa acontecer. De facto, as estrelas funcionam como geradores nucleares formando todos os elementos necessários à vida tal como a entendemos. E é ao explodirem lançando todo o material no espaço que as estrelas permitem a formação de sistemas planetários como o nosso com todos os elementos que conhecemos. Parafraseando Claus Rolfs no seu livro Claudrons in Cosmos, nós somos feitos de poeira das estrelas.
A vida de uma estrela e as abundâncias dos elementos (e seus isótopos) são governadas por reacções nucleares que ocorrem a tão baixa energia que o mecanismo dominante é o de efeito túnel através da barreira de potencial coulombiano, exigindo dos experimentalistas soluções imaginativas e extremas para a sua medida. O recurso a laboratórios montados em caves ou minas abandonadas milhares de metros abaixo da superfície é uma das soluções.
Com esta iniciativa, o Centro de Física da Universidade do Minho pretende promover a divulgação de áreas da ciência em geral que satisfaçam a curiosidade, gosto pela ciência e estímulo intelectual de todos os interessados.
Mais informações:
Professor Carlos Tavares
Telef.: 253 510 474
________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Telef. 253 601109
Fax. 253 601105
gcii@reitoria.uminho.pt
“
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Telef. 253 601109
Fax. 253 601105
gcii@reitoria.uminho.pt