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4º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos






A competição consta de 6 jogos [Pontos e Quadrados, Semáforo, Ouri, Amazonas, Hex e Rastros] e é dirigida aos estudantes dos Ensinos Básico e Secundário de todos os níveis de escolaridade, distribuídos por quatro categorias correspondentes aos três ciclos do Ensino Básico [primeira, segunda e terceira categorias] e ao Ensino Secundário [quarta categoria]. Para esta edição do Campeonato, estão inscritos mais de 1300 participantes de cerca de 280 escolas do Ensino Básico e Secundário de todo o país.


 

A cerimónia de entrega de prémios tem início previsto para as 17h00min, no auditório da Escola de Ciências da Universidade do Minho. Os 12 primeiros lugares serão premiados com computadores portáteis, os 12 segundos com leitores de mp3 e os 12 terceiros com máquinas fotográficas digitais. Será ainda anunciado o primeiro lugar, e distribuído o respectivo prémio, do concurso _Inventa o teu jogo_. Para esta cerimónia estão já confirmadas as presenças do Professor Doutor Nuno Crato, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática [SPM], e de Ana Noronha, Directora Executiva da agência Ciência Viva.

 

A Comissão Organizadora do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos conta com a colaboração da Associação Ludus, da Associação dos Professores de Matemática [APM], da SPM, da Universidade do Minho, do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e do Programa Ciência Viva.

 

Os jogos têm sido uma fonte de prazer, interesse e fascinação desde tempos longínquos, atravessando todas as culturas e povos. O interesse pelo jogo é transversal a todas as idades e facilmente se conjugam o interesse de amadores e o de profissionais, o de cidadãos vulgares e o de eminentes matemáticos. Mesmo para os que não apreciam os jogos em grupo existem os _solitários_ ou as versões electrónicas, em que o computador desempenha o papel de adversário. Para além do entretenimento, os jogos apresentam um grande potencial cultural, pedagógico e didáctico. E, acima de tudo, os jogos podem criar motivação para o pensamento e a investigação matemáticos.

 

Com esta iniciativa, os promotores procuram contribuir para despertar o gosto pela Matemática, uma melhor compreensão da sua natureza, transmitir uma ideia da permanente vitalidade da Matemática como ciência, estimular o interesse e a confiança na Matemática dos alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, desenvolver conhecimentos, aprendizagens e destrezas que se constroem quando se joga [por exemplo, destrezas motoras, rapidez de decisão, velocidade de raciocínio, solidariedade, imaginação, criatividade e capacidade de criar estratégias], contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem informal a conceitos matemáticos considerados demasiado abstractos, favorecendo a interacção entre os alunos, motivar os alunos para o estudo da Matemática, desenvolver o pensamento matemático e a capacidade e a “arte” de resolver problemas por parte dos alunos, dar um contributo inovador e enriquecedor ao ensino da Matemática, responder ao entusiasmo dos alunos por este tipo de actividades, sensibilizar os professores para a utilização do jogo como uma experiência de aprendizagem significativa para os alunos, na sala de aula e na escola, criar recursos específicos para o ensino e aprendizagem da Matemática, exemplificar a relevância pedagógica e didáctica do jogo, estimular o trabalho disciplinar e interdisciplinar, aprofundar o conhecimento das relações entre os jogos e a Matemática, contribuir para o reconhecimento da presença sistemática da Matemática na sociedade e promover a imagem social da Matemática.

 

Todas as informações relevantes sobre o campeonato encontram-se na página http://w3.math.uminho.pt/~cnjm2008/

 

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