Publicado em Deixe um comentário

Projecto ”Ciência na cidade de Guimarães”






1 – Exposição «Tecnologia com Arte»

Será que Arte, entendida neste caso como produto portador de beleza, anda dissociada de Engenharia?

A Exposição Tecnologia com Arte pretende dar a conhecer a «beleza» latente no trabalho desenvolvido pelos diferentes departamentos da Escola de Engenharia da UMinho. Considerando que uma bela imagem é capaz de cativar a nossa atenção, de transmitir sensações e de ajudar a olhar para algo de um modo diferente, a exposição aborda o tema Engenharia associando o texto a imagens com uma forte componente estética. Os pormenores artísticos em equipamentos, processos produtivos, produtos usados e criados nos diferentes departamentos foram captados pela objectiva do fotógrafo para nos suscitar curiosidade, sensações, enfim, para nos permitir «ver» e «sentir» para além do rigor, da objectividade e da tecnologia existentes numa Escola de Engenharia. Comprova-se, assim, que Tecnologia e Arte andam associadas e podem encantar-nos de um modo muito especial!

Esta exposição estará patente ao público, com entrada livre, entre os dias 14 e 20 de Abril, no Centro Cultural Vila Flor. No âmbito desta exposição, está prevista uma visita guiada a decorrer no dia 16 de Abril, às 18h30.

Horário:

Segunda-Feira a Sábado: das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00 | Domingo: das 14h00 às 19h00

2 – Mostra Interactiva de Ciência e Tecnologia

A Mostra Interactiva de Ciência e Tecnologia é um espaço lúdico e exploratório, especialmente concebido a pensar nos mais novos mas que agradará a jovens de todas as idades. Serão exibidas diversas experiências demonstrativas de princípios fundamentais da Física em âmbitos tais como o Electromagnetismo, a Mecânica e a Óptica. Também se fará a demonstração de algumas tecnologias actualmente empregues em domínios tais como a Produção de Energia Eléctrica – em particular, a que se baseia na utilização de energias renováveis – os Transportes, a Automação Industrial e a Domótica.

Esta exposição estará patente ao público, com entrada livre, entre os dias 14 e 20 de Abril, no Centro Cultural Vila Flor. No âmbito desta exposição, está prevista uma visita guiada a decorrer no dia 16 de Abril, às 18h30.

Horário:

Segunda-Feira a Sábado: das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00 | Domingo: das 14h00 às 19h00

3 – Café-Ciência: Ciências Experimentais para Crianças

-Como é que um submarino vai ao fundo no oceano?
– E como é que depois vem à superfície?

Com uma simples lata de refrigerante, com um tubo de silicone embutido na base e uma bacia com água, as crianças podem fazer uma experiência simples que lhes dá resposta a estas questões. Este é o desafio do próximo Café-Ciência subordinado ao tema “Ciências Experimentais para Crianças” que se realizará no próximo dia 16 de Abril, pelas 10h00, no Café-Concerto do Centro Cultural Vila Flor, e que contará com a presença do Professor Joaquim Sá. Neste evento as crianças poderão visitar 13 ateliers experimentais de ciência, onde, além de observar, poderão experimentar, constatar as evidências, responder às questões e adquirir novos conhecimentos. A maior parte dos materiais utilizados são muito simples e facilmente se podem arranjar em casa. Proporcionar às crianças a vivência empolgante da investigação experimental está, portanto, ao alcance da mão, com materiais do quotidiano e sem laboratórios.

A sessão encerrará com um debate orientado, principalmente, para os professores onde será discutida a realização de experiências nas salas de aulas como factor preponderante na aquisição de conhecimentos.

As inscrições deverão ser feitas através do e-mail: projecto.ciencia.na.cidade@gmail.com

4 – Visita Ciência e Património – Olarias Cruz de Pedra

No âmbito do Projecto Ciência na Cidade de Guimarães realiza-se no próximo dia 17 de Abril, pelas 14h30, mais uma visita  Ciência e Património, desta vez às Olarias Cruz de Pedra.

Em tempos que já lá vão as olarias distribuíam-se por três áreas distintas, situadas fora do perímetro das muralhas: Cruz da Pedra (e áreas adjacentes Gaia, Trás-Gaia-Fornos, Trás-de-Oleiros, Lajes do Toural), Ponte de Santa Luzia (freguesia de Azurém) e no Cano (lugar da actual freguesia de Oliveira e que confronta em parte com a freguesia de Azurém). No século XX já só se produzia olaria na Cruz de Pedra. Hoje, já não há oleiros a trabalhar diariamente na Cruz de Pedra, mas subsiste uma das velhas oficinas, com dois fornos antigos recentemente recuperados pela Câmara Municipal de Guimarães. Nesta olaria laborou e viveu o oleiro Artur Alves Machado, da família dos Réus e aqui trabalhou e ainda trabalha de vez em quando o oleiro Joaquim Oliveira, da família dos «Rainha».

Neste vista, entre outras coisas, serão analisadas, de modo sucinto, as técnicas que foram utilizadas por estes oleiros na preparação do barro, trabalho à roda, decoração e cozedura da loiça, as quais se mantiveram em uso ainda durante o século XX, mas que hoje em dia já não se praticam.
O ponto de encontro será às 14h15 na entrada principal da UMinho, Campus Azurém (junto ao bar).

As inscrições deverão ser feitas através do e-mail: projecto.ciencia.na.cidade@gmail.com

mais informações em: http://www.ciencianacidade.com

 

________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Telef. 253 601109
Fax. 253 601105

gcii@reitoria.uminho.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *