Publicado em Deixe um comentário

Futebol 11 fora da corrida ao título











A equipa de futebol de 11 da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) venceu, no seu primeiro jogo a sua congénere da Universidade Nova de Lisboa (AEFEUNL) por 3-1, esta vitória permite à equipa minhota assegurar desde já a presença nos quartos de final da competição.


A partida a contar para o Campeonato Nacional Universitário (CNU) da modalidade, realizou-se no Estádio Municipal de Águeda.


 


Devido a vários atrasos no processo de acreditação, a equipa minhota chegou ao recinto em cima da hora do jogo, não tendo assim aquecido devidamente antes do inicio da partida. Este talvez seja um dos factores mais determinantes para justificar uma entrada em jogo bastante apática dos pupilos de Michael Ribeiro. No entanto, e fazendo uso da sua maior experiência, a equipa da AAUM conseguiu equilibrar o encontro. Com João Oliveira e Sérgio Fernandes a liderarem uma defesa extremamente sólida, a equipa minhota conseguiu criar os maiores desequilíbrios pelas faixas laterais, com cruzamentos perigosos para o centro da área.


 








 


Foi de uma dessas jogadas que surgiu o primeiro golo do encontro. Aos 22 minutos da primeira parte, o médio da AAUM, Paulo Pereira recupera uma bola no meio campo defensivo da equipa lisboeta, lança o médio direito minhoto Pereira que faz um cruzamento para o coração da área onde aparece João Costa a inaugurar o marcador. Uma excelente jogada de entendimento entre os jogadores da AAUM que culminou num golo de belo efeito.


 


A equipa minhota pautou o ritmo de jogo até ao intervalo, tentando sempre encontrar os caminhos que levassem ao segundo golo, através de um meio campo muito pressionante e de lançamentos longos nas costas do avançado Carlos Ferreira.


 








 


Após o intervalo, a equipa lisboeta entrou melhor na partida acabando por controlar o meio campo minhoto com uma pressão muito alta por parte do seu sector defensivo e fazendo uso de um meio campo bastante combativo. Foi através de uma jogada individual de um dos seus defesas, que a AEFEUNL chegou à igualdade. Depois de ter passado por vários jogadores minhotos, o defesa central da equipa de Lisboa sofreu uma falta à entrada da área. Na marcação do livre, o jogador lisboeta atirou a bola à trave, acabando por marcar na recarga.


 


No entanto, o empate durou pouco tempo. Passados 3 minutos, Pereira marca o 2-1. André Matos lançou em velocidade o médio direito minhoto, que após driblar 2 jogadores adversários desfere um remate muito forte, não dando qualquer hipótese ao guarda-redes da Universidade Nova de Lisboa.


 


A equipa da AAUM ainda marcou o 3-1 através de José Ferreira. O número 10 da equipa minhota marcou o golo da tranquilidade através de uma jogada de insistência pela ala esquerda, aproveitando os vários falhanços da defesa lisboeta.


 








 


Michael Ribeiro era um treinador satisfeito no final do encontro. ”Jogamos bem. Controlamos a partida e podíamos ter marcado mais golos. O resultado, apesar de ser muito positivo, peca por escasso”, refere Ribeiro. Quanto ao futuro o técnico da equipa minhota é taxativo: ”Vamos pensando jogo a jogo. Tentaremos chegar o mais longe possível, mas vamos com calma”, conclui.


 


Anfitriões da prova vencem primeiro encontro


 


A equipa da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) venceu a sua congénere da Associação Académica da Universidade da Madeira por 2-1. A equipa aveirense dominou o jogo por completo, não dando grandes hipóteses aos jogadores insulares.


 








Por outro lado, a equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (AEISEP) venceu facilmente a equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP) por 3 bolas a 1, reeditando assim o mesmo resultado da fase de apuramento para o CNU.


 


No encontro mais equilibrado do dia, os campeões em título (IP Leiria), empataram a um golo com a equipa da Associação Académica da Escola Superior Técnica de Viseu (AEESTV).


 


 


 


Segundo dia


 


Da parte da manhã disputou-se o último jogo da fase de grupos. Numa partida que servia exclusivamente para definir quem passava em primeiro ou em segundo, a equipa minhota perdeu às mãos da sua congénere do ISMAI por 2-0. A equipa minhota controlou por completo a primeira parte, tendo inclusive desperdiçado algumas oportunidades para abrir o activo.

 






 

No entanto, foi a equipa maiata a inaugurar o marcador logo no início da segunda metade da partida. Numa jogada rápida de contra ataque pela ala esquerda, o número 7 do ISMAI fintar dois defesas minhotos e rematou rasteiro e colocado, não dando qualquer hipótese ao guarda-redes minhoto Joel. O ISMAI ainda conseguiu marcar outro golo, já no final da etapa complementar, na marcação de um livre superiormente cobrado pelo jogador maiato. Com este resultado o ISMAI alcançou o primeiro lugar do grupo B com 6 pontos, mais 3 que a equipa minhota que se quedou pela segunda posição.

 

Quartos de Final

O estádio Mário Duarte acolheu o primeiro jogo dos quartos de final dos CNU?s de futebol. Com um relvado em muito mau estado, a equipa minhota apresentou-se em campo com muita vontade de vencer e carimbar, assim, a passagem às meias-finais.

 

A AAUM entrou bem em campo. Muito pressionante e bastante sólida na defesa, a equipa minhota conseguiu criar uma mão cheia de ocasiões para marcar golo. No entanto foi a AAUAv que inaugurou o marcador. Num golo em tudo idêntico ao segundo tento marcado pelo ISMAI, a equipa minhota viu-se a perder nos minutos finais da primeira parte. Um golo contra a corrente do jogo que desmoralizou os jogadores do Minho.

 






 

Após o intervalo, a AAUM entrou novamente com muita força, tentando perseguir o golo que lhe teimava em fugir. Foi o defesa direito minhoto, Carlos Sousa que encontrou o caminho do golo. Com uma jogada rápida pela ala direita, culminada com um remate por cima do guarda-redes aveirense, a equipa da AAUM lograva o empate. No entanto, os jogadores aveirenses souberam aproveitar as fraquezas minhotas e em dois lances seguidos acabaram por matar o jogo. Numa jogada rápida de contra ataque fizeram o 2-1 e num lance fortuito conseguiram dilatar o resultado para 3-1.

 






 

A equipa da AAUM ainda tentou reagir, conseguindo inclusive reduzir o resultado. Apesar de ter feito um pressing final muito intenso, os jogadores minhotos foram eliminados desta competição.

 

No final do encontro, o treinador da equipa da AAUM, Michael Ribeiro era um homem triste mas ao mesmo tempo orgulhoso. ?Apesar do mau resultado hoje, sinto muito orgulho nesta equipa e nos homens/atletas que dela fazem parte?, confidenciou o técnico minhoto.

 

 

 


Texto: Alexandre Carvalho


alexsousacarvalho@gmail.com


Fotografia: Nuno Gonçalves


nunog@sas.uminho.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *