Publicado em Deixe um comentário

UMinho fecha CNU com medalha de prata







 

No terceiro lugar do pódio ficou a AAUAv que venceu a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG), por 43-14.

 

Pelo seu percurso durante a competição, a formação de Coimbra partia para a final na condição de favorita. Já a AAUMinho, que no ano passado tinha ficado pela fase de grupos, surpreendeu tudo e todos ao chegar à final da competição, depois de ter derrotado a equipa da casa, a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), nas meias-finais, por 54-61.

 

No jogo que atribuía o título de campeão nacional universitário, a AAC acabou por ser mais forte, vencendo o jogo por uma margem de 32 pontos. A briosa esteve sempre no comando marcador. No primeiro período, as estudantes de Coimbra levavam já oito pontos de vantagem (13-21). A AAUMinho ainda equilibrou no começo do segundo período, estando a perder apenas por três pontos (18-21). Contudo, a AAC respondeu da melhor maneira, levando para o intervalo um resultado tranquilo (26-41). Na segunda parte, a história repetiu-se e a equipa de Coimbra alargou ainda mais a vantagem pontual, chegando ao final do jogo com um resultado favorável de 40-72.

 






 

Apesar dos números, a formação da academia minhota nunca baixou a cabeça, mostrando o porquê de ter sido a equipa sensação da prova. Para o técnico da equipa da AAUMinho, João Chaves, este resultado só surpreende “quem não conhece a nossa equipa”. O treinador disse que “a estrutura da equipa  já se mantém há alguns anos” e que, por isso, “é normal que os frutos apareçam”.  Ainda assim, o treinador explicou que, no futuro, “será difícil obter outro resultado como este”, devido ao facto de a equipa estar “a passar por uma fase de renovação”.

 

Na competição masculina o grande vencedor foi a equipa da AAUAv. A equipa da casa venceu a formação da Associação Académica de Coimbra pelo resultado de 71-65. No terceiro lugar ficou a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (AEULHT) que derrotou a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEU) no jogo do terceiro e quarto lugares, por 82-70.

 

 

Texto: Carlos Daniel Rego

Fotografia: Nuno Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *