Publicado em Deixe um comentário

Exposição: Homenagem a Mário David, 1956 – 2004


Excerto dos textos do catálogo

 

“…Distraído da realidade mas receptivo ao essencial, o Mário contou coisas em diferentes falas, do desenho à cor, do som à escrita, do olhar à reflexão; mas também lhe era natural a fala táctil dos objectos, as dezenas de figurinhas esculpidas em terracotta ou os pequenos cenários montados como num trompe l?oeil de escalas e depois fotografados. Se nos desenhos e nas montagens, a primeira impressão é a ousadia da linha (como nos desenhos de cidades espaciais, como o Mário lhes chamava) e da composição (nas minúsculas e perfeitas montagens) na pintura surpreende-nos a agilidade da cor, o rigor o controle e a persistência em busca da imagem e suas múltiplas variações.

O ser de imagens que fui descobrindo movia-se numa rara e discreta predisposição ao novo e ao intenso, longe da confusão pueril do jamais vu. A obstinação da singularidade, caminho mais próximo da des-medida que do bom senso, levou-o até lugares desconhecidos, uns de inocência e encantamento, outros no limiar da destruição.

Espírito livre e aberto, sem escola nem cotação, sem adeptos mas com amigos, o Mário deixa-nos no abraço das suas imagens coloridas, precioso dom da companhia que aspira, como o seu autor, à evidência intuída e imediata dos seres e das imagens que nos rodeiam…”

mais informações em: http://www.mns.uminho.pt

________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Telef. 253 601109
Fax. 253 601105

gcii@reitoria.uminho.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *