“
A comitiva portuguesa presente neste Europeu de Voleibol Universitário
Após uma um trajecto imaculado na Fase Final dos Campeonatos Nacionais Universitários, as atletas lideradas pelo Professor João Lucas e pelo seu adjunto António Martins, apresentavam-se neste VIII Europeu Campeonato da Europa da Voleibol Universitário com a ambição de melhorar a prestação alcançada na anterior edição da prova: 12º lugar.
Com este objectivo em mente, as minhotas não poderiam ter entrado da melhor forma na partida inaugural frente à equipa da Universidade da Letónia. Com uma recepção em bom plano, o que permitiu à capitã Catarina Dias armar sempre em boas condições as jogadas de ataque, foi com alguma naturalidade que as portuguesas venceram por 3-1 esta partida.
Sara Bernardo, a caloira de medicina a tratar da saúde às letãs
No segundo embate do grupo, e frente a uma das favoritas à vitória final – Universidade de Hamburgo – as minhotas entraram algo nervosas em campo, e isso notou-se de sobremaneira no 1º set (25-15) onde falharam muito na recepção.
Nos dois sets seguintes a UMinho recompôs-se e surpreendeu tudo e todos ao liderar ambos os parciais até aos 23-21 e 23-22! No entanto, nestas fases cruciais, a maior calma germânica e a altura do seu bloco acabaram por ser decisivas. No final, as atletas de Hamburgo acabaram por fechar ambos os sets por 25-23 e vencer a partida por um enganador resultado final de 3-0.
Catarina Dias ao centro a comandar as tropas
No embate decisivo da fase de grupos as minhotas fizeram as croatas da Universidade de Rijeka tremer ao vencer o primeiro set por 25-19 e ao quase vencer o terceiro (estiveram a vencer 23-21, mas mais uma vez não conseguiram fechar o set a seu favor). No final, Rijeka venceu por 3-1 , mas teve de suar para levar de vencida a aguerrida equipa minhota. A Universidade de Rijeka o ano passado ficou em 4º lugar no Europeu.
Terminada que estava a fase de grupos, a UMinho iria defrontar a equipa da Universidade de Neuchatel, que no Europeu de 2007 se tinha classificado em 7º lugar. Frente a uma equipa mais alta e experiente, as minhotas mostraram que nem sempre estes dois factores são decisivos. Com um voleibol mais rápido e incisivo, as atletas minhotas surpreenderam as suas adversárias, tendo vencido os três sets (25-22; 25-17 e 25-19) com alguma facilidade.
Sara Barata fez misérias na zona 3 ao longo de todo o Europeu
No caminho até à luta pelo 9º lugar, a UMinho voltaria a defrontar a equipa da Universidade da Letónia. Neste segundo confronto, as minhotas voltaram a vencer pelo mesmo resultado (3-1), mas desta feita, com mais dificuldades. As letãs jogaram melhor que na primeira partida e no set decisivo, as contas ficaram nuns espectaculares 40-38!
Com esta vitória, a equipa de João Lucas confirmava o seu lugar entre as 10 melhores equipas da Europa.
Na partida que decidiria quem iria ficar em 9º ou em 10º, a Universidade de Belgrado, que inicialmente era tida como uma das favoritas ao título, acabou por vencer a UMinho por 3-1 (25-20; 25-15; 20-25 e 25-18). Foi uma boa partida de voleibol, mas as Sérvias demonstraram que estão num patamar mais competitivo.
Sérvia e UMinho, duas equipa unidas em campo e fora deste… um bom exemplo do espirito destas competições
Com um histórico 10º lugar na bagagem, o treinador da UMinho, João Lucas, faz o seguinte balanço da prestação da sua equipa neste Europeu: “Foi muito positivo, conseguimos três vitórias o que garantiu o 10º lugar, equilibrámos todos os jogos em que participámos, o que comprova que esta equipa relativamente à do ano passado melhorou o seu nível competitivo. No aspecto social fica reforçada a ideia que temos um grupo com muitas caras novas, mas já coeso e unido.”
Tó Martins (T. Adjunto), Pedro Soares (Chefe de Missão) e João Lucas (T. Principal) no final da partida que deu o histórico 10º lugar à UMinho
Pedro Soares, presidente da AAUMinho, e chefe da delegação minhota, também ele muito satisfeito com a prestação das minhotas afirmou: “Balanço extremamente positivo. Este foi certamente um momento único e inesquecível na vida destas estudantes atletas. Foi também importante deixar uma imagem muito positiva, de uma equipa aguerrida, competitiva, bem organizada, capaz de discutir todos os jogos e ficando no top 10 do desporto universitário europeu. A imagem da UMinho, melhor Academia do pais, ficou mais uma vez reforçada. São estes resultados que alimentam o empenho levado a cabo todo o ano pelos dirigentes da AAUM e pelos técnicos do DDC dos SASUM. Parabéns às atletas, aos técnicos e aos dirigentes, e acima de tudo, aos estudantes da UMinho.”
Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves
“