“
A Universidad Autònoma de Barcelona é uma universidade pública da Catalunha (Espanha) criada em 1968. Tem aproximadamente 30 mil estudantes de primeiro e segundo ciclo e 12 mil de terceiro ciclo. A UAB possui 77 titulações de licenciatura, 328 programas de pós-graduação e 90 programas de doutorando.
Mercè Masnou, Carmen Garcia e Agusti Serra são três membros deste serviço desportivo da UAB que se deslocaram à UMinho por forma a conhecer melhor a forma de trabalho dos nossos serviços desportivos, reconhecidos já como uma referência europeia.
Como é que ficou a saber da existÊncia dos serviços desportivos da UMinho?
Estive aqui em 2000 numa Conferência da ENAS – Network Europeu de Serviços Desportivos Universitários, e então podemos ver como funcionava a Universidade do Minho aqui em Braga e Guimarães. Foi fantástico.
Qual foi o objectivo desta visita?
Na última conferencia de ENAS, chamou-nos atenção dois programas que a Universidade do Minho apresentou – o programa de Bicicletas [n.d.r. Projecto BUTE]e o programa de gestão interna do serviço. Decidimos então vir cá e como já tinha referências sobre como era os serviços desportivos da vossa Universidade, procuramos conhecer pessoalmente os programas e serviços e a forma de implementação.
Que avaliação faz dos serviços deportivos e das infraestruturas?
Em relação às infraestruturas, vocês ainda estão em processo de crescimento, ainda vos faltam algumas estruturas referência, por exemplo a piscina. Mas até agora souberam dimensionar e introduzir muito bem os serviços e as vossas infraestruturas naquilo que são as orientações dos alunos e tem por isso um índice de participação extraordinário, que inclusivé a nós nos faz inveja.
O que mais a impressionou?
Foi sem dúvida alguma o índice de 40% da população universitária a praticar desporto nas vossas instalações. Isto é sem dúvida fantastico! Ficamos também impressionados com o programa informático de gestão dos serviços, muito bom e muito completo.
Como é que estão estruturados serviços desportivos da Univ. de Barcelona?
Na Universidade Autónoma de Barcelona, somos um serviço central, temos mais instalações que voces. As pessoas inscrevem-se e podem participar num programa de actividades bastante extenso e em princípio a quota de inscrição é para participação em todas as actividades, uma quota geral. Há também possibilidade de pessoas externas ao campus e à universidade poderem inscrever-se ou haver usos livres para poder usar as nossas instalações.
Quais as grandes diferenças entre a realidade desportiva da UAB e da UMinho?
A grande diferença é termos um índice de penetração muito menor – dos cerca de 35mil estudantes da UAB, temos apenas 7mil inscritos. Temos muitos usos livres mas não temos neste momento quantificados estes valores. O índice de influencia não é conhecido neste momento.
´
A UMinho tem 40% da sua população a praticar desporto. Qual é a percentagem na UAB?
Pessoas abonadas são cerca de 6%, mas como também temos outros fluxos de entradas, poderia ser mais elevada. Como disse, temos muitos que não são inscritos mas que usam as instalações. São valores que não temos neste momento quantificados.
Qual é percentagem de utentes não estudantes a utilizar os serviços desportivos?
Cerca de 50% porque temos uma particularidade que reside nos estudantes que quando deixam os estudos continuam inscritos com a mesma quota, são antigos estudantes.
Qual é a modalidade/desporto com mais procura nos serviços desportivos?
A modalidade desportiva mais procurada é o futebol 7, como actividade competitiva. Para as raparigas são mais as actividades de ritmo, tipo aeróbica. O peso morto para os rapazes são as actividades de ritmo e nas raparigas são as provas de compeitção, muito poucas procuram a vertente de competição.
O que identificaram como sendo as forças da UMinho?
Sem dúvida a excelente relação e estrategia a nível politico, isso é muito interessante. Vocês têm a Universidade comprometida com o serviço desportivo, isso é fundamental para o crescimento, para poder fazer todas as actividades e projectos que fazem e desenvolvem. Isso é magnifico.
E também a relação com a sociedade externa, com as federações desportivas, com as cidades envolventes e clubes. Estamos encantados por saber que há uma via que podemos desenvolver e que não exploramos.
Se pudesse levar uma infraestrutura da UMinho para Barcelona, qual escolheria?
Nós levaríamos os gestores, são sem dúvida o melhor que a UM apresenta. A vossa amabilidade e recepção foram exemplares.
Texto: Nuno Gonçalves e Paulo Ferreira
Fotografia: Nuno Gonçalves