Publicado em Deixe um comentário

Livro premiado de Carlos Pazos é lançado quinta-feira em Braga








A obra baseia-se na sua tese de mestrado e foi galardoada em 2010 com o Prémio de Investigação Linguística e Literária “Carvalho Calero”, da Câmara Municipal de Ferrol e da Associação Cultural Medúlio, na Espanha.



O volume vai ser apresentado pelo professor Carlos Cunha, do ILCH. A iniciativa é organizada pela Biblioteca Pública de Braga, uma unidade cultural da UMinho, com parceria do Departamento de Estudos Românicos (DER) e Centro de Estudos Galegos. Carlos Pazos Justo analisa no livro a trajectória do poeta português de ascendência galega Alfredo Pedro Guisado (1891-1975) no sistema literário português, revelando por exemplo a sua ligação ao grupo do Orpheu de Fernando Pessoa. Esclarece ainda a relação entre Guisado e a Galiza ou o emergente campo cultural galego, com o intuito de enquadrar o texto guisadiano “Xente d’a aldea. Versos Gallegos” editado em Lisboa em 1921. São também abordadas as características das relações galaico-portuguesas ou o fenómeno migratório galego em Lisboa, incidindo no movimento associativo da colónia galega em Lisboa e, por meio desta e das sazonais estadias de Guisado na terra dos seus pais, Ponte-Areas / Mondariz, com os movimentos políticos e culturais coetâneos da Galiza.






Carlos Pazos Justo nasceu em Redondela, Galiza, em 1975. É licenciado em Filologia Galega e em Filologia Portuguesa pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Como bolseiro do Instituto Camões, fez o Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesas – nível avançado pela UMinho e pós-graduou-se pela Universidade do Porto. É mestre em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa pela UMinho e máster de experto em Cultura Española Contemporánea pela Universidade de Alcalá (2009). Foi leitor do Centro de Estudos Galegos (2003-08), sendo hoje leitor na área de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos do DER e doutorando na UMinho, cuja tese pretende aprofundar a trajectória de Alfredo Guisado. É ainda colaborador externo do grupo de investigação GALABRA da USC e membro da Linha de Acção de Filosofia e Cultura do Centro de Estudos Humanísticos do ILCH.


Mais informações


Prof. Carlos Pazos Justo – 253601650, carlospazos@ilch.uminho.pt


(Pub.Fev/2011)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *