“
O programa é co-promovido pela Sociedade Portuguesa de Neurociências e pela Sociedade Portuguesa de Bioquímica, em colaboração com a Ciência Viva.
Na quarta-feira, Dia do Cérebro, o ICVS vai abrir as portas dos seus laboratórios a alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos, que poderão realizar experiências e contactar com os investigadores. Está previsto que os jovens concretizem várias actividades preparadas de acordo com o seu nível de escolaridade, desde perceber como funcionam os sentidos, como se mantêm neurónios em cultura ou de que forma os neurónios comunicam entre si. Entretanto, durante a semana os neurocientistas vão visitar várias escolas da região Norte para falar sobre a investigação realizada na UMinho, apresentar resultados de trabalhos e tentar responder a curiosidades, questões e dúvidas dos alunos de vários graus de ensino.
Sessão de encerramento nacional é no dia 19 em Braga
No sábado de manhã, a Escola de Ciências da Saúde vai ser a anfitriã nacional da cerimónia de encerramento da Semana Internacional do Cérebro. A sessão abre às 10h, no anfiteatro principal, com as intervenções dos professores Nuno Sousa, da UMinho, e João Malva, da Universidade de Coimbra. Segue-se uma palestra interactiva no hall do edifício sobre o funcionamento do nosso cérebro e, ainda, um conjunto muito criativo e diversificado de actividades experimentais, nomeadamente uma exposição, galeria de arte, vídeos, “neuroquiz” (concurso de perguntas) e testes cognitivos.
A iniciativa está aberta à comunidade, sendo que estão já confirmadas as presenças de várias gerações, nomeadamente da ANEIS – Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação e da UBATI – Universidade Bracarense Autodidacta 3ª Idade.
Mais informações
Profª. Ana João Rodrigues – 253604835, ajrodrigues@ecsaude.uminho.pt
Profª Fernanda Marques – 253604839, fmarques@ecsaude.uminho.pt
(Pub.Mar/2011)
“